Minha Biblioteca e UniCesumar: como a parceria de 8 anos ajudou a IES a ter notas máximas no MEC

Muitos pensaram na inovação e na transformação digital das Instituições de Educação Superior (IES) impulsionados por cenários de crise. A UniCesumar, no entanto, iniciou o processo de busca por tecnologia no ensino em 2014, com a implementação do acervo virtual.

Quando muitas IES ainda focavam o acervo físico, a instituição já se projetava para o futuro, colhendo frutos positivos nas avaliações do MEC, na percepção entre os estudantes e conseguindo mais espaço no mercado. Além disso, a parceria foi capaz de proporcionar maior economia para a atualização dos títulos e possibilitou suporte aos professores na elaboração dos planos de aulas.

Neste artigo, a Minha Biblioteca entrevistou João Vivaldo de Souza, coordenador de bibliotecas da UniCesumar, além de Jéssica Afonso e Kelly Pereira, assistentes de biblioteca, para avaliarem quanto um acervo virtual completo e de qualidade faz a diferença para uma IES. Confira!

UniCesumar: foco em inovação e qualidade de ensino

A UniCesumar é uma instituição de educação superior com sede em Maringá, no Paraná.

O grupo é reconhecido por sua qualidade educacional, estando entre as 4% das melhores Instituições de Educação Superior do país, de acordo com o Ministério da Educação. Além disso, na última avaliação do MEC, a UniCesumar manteve IGC 4 (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, resultado conquistado por 10 anos consecutivos, e manteve nota 5 nos principais cursos do mercado.

Com cursos presenciais e a distância, a UniCesumar está presente em todos os estados brasileiros, tem mais de 320 mil alunos, 900 polos de educação a distância, cursos em todas as áreas do conhecimento e cinco campi presenciais nas cidades de Maringá (PR), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Curitiba (PR), Corumbá (MS) e, em breve, com um campus de Campo Grande (MS). 

Fusão com a UNIASSELVI

O grupo está em plena expansão no país e segue com a missão de promover a educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, formando profissionais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária.

Para ampliar a rede de alcance e levar a transformação digital por meio da educação a mais pessoas, a UniCesumar se fundiu à UNIASSELVI. Com isso, o novo grupo “Vitru Educação” desponta em quantidade de estudantes, especialmente no EaD, sendo a escolha de mais de 700 mil graduandos e pós-graduandos no país apenas no on-line.

Dessa forma, a robustez de uma biblioteca digital de ponta e com foco em todas as áreas do conhecimento ganha cada vez mais força e oferece suporte essencial para o funcionamento das IES.

Minha Biblioteca e UniCesumar: parceria de 8 anos em inovação educacional

A parceria entre a UniCesumar e a Minha Biblioteca começou em 2014, quando ainda nem se falava amplamente em acervo virtual.

Nos últimos 8 anos, as mudanças foram significativas, tanto para o custo-benefício quanto para a expansão da quantidade de cursos EaD oferecidos pela UniCesumar. Além disso, os quesitos inovação e inclusão digital foram evidenciados em cada passo que a IES dava rumo à implementação de mais uma biblioteca digital nos campi universitários.

Pioneirismo em biblioteca digital nas IES

Em 2020, com o início da pandemia e a necessidade de adaptação ao ensino remoto emergencial, muitas IES se viram obrigadas a se adaptar para atender os estudantes.

A UniCesumar, no entanto, já estava preparada desde 2014. Com um acervo virtual bem estruturado, a instituição representou o pioneirismo entre tantas instituições que já tinham cursos na modalidade EaD, com aulas on-line e ao vivo.

Kelly Pereira conta que essa necessidade surgiu assim que o MEC começou a discutir sobre a possibilidade de a biblioteca digital ser reconhecida. Hoje, com o Decreto nº 9.235/2017, que é a base de todo o sistema regulatório da Educação Superior, o acervo virtual já é citado como uma das opções para as IES, que podem ter tanto as bibliotecas físicas ou digitais quanto o acervo híbrido

“Sempre fomos pioneiros na questão dos instrumentos do MEC. Quando todas as universidades ainda estavam com medo de apresentar a questão do digital para o MEC, nós já começamos a apresentar bibliografias digitais nas comissões. Houve uma aceitação muito boa dos avaliadores.”

Assim, a UniCesumar foi se adaptando e ampliando o acervo virtual tendo como base as indicações do MEC e a aceitação da comunidade acadêmica.

“Começamos com a biblioteca digital de forma parcial. Depois, fomos estudando, vendo o catálogo da Minha Biblioteca e expandindo. Temos uma demanda grande na área de Saúde, e livros físicos são muito caros. Então, com o acervo virtual atendemos todos os estudantes da turma e com um custo-benefício mais viável”, aponta Kelly.

Transformação do papel do bibliotecário na gestão do acervo virtual

Com a biblioteca digital, o papel do bibliotecário também mudou. Hoje, o profissional tem um foco mais estratégico, consegue gerir dados, participar mais ativamente das comissões avaliadoras, além de propor treinamentos e estimular a transformação digital por meio do acervo virtual.

Jéssica Afonso é assistente de biblioteca e faz todo o atendimento da parte digital. Ela aponta como o papel do bibliotecário é essencial para engajar os estudantes:

“Fazemos treinamento com estudantes, com as novas turmas que entram, para mostrar o acesso ao ambiente virtual, e, quando há dúvidas, eu consigo oferecer o suporte necessário. Fazemos também o atendimento à comissão do MEC nas avaliações e a conferência de bibliografias. Então, em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) participamos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que é enviado ao MEC tanto de reconhecimento quanto de abertura de curso, apontamos o que há de mais atual e se há substituições ou indicações dependendo do curso”.

Além dessas atividades, Kelly aponta que o bibliotecário fica responsável pelo acervo virtual:

“Faço também toda a parte de compras para Maringá e todas as unidades com o levantamento bibliográfico necessário. A solicitação dos títulos parte dos coordenadores, mas o bibliotecário faz o levantamento, pesquisa se há a versão virtual e ainda indica ao professor essa possibilidade que a biblioteca digital oferece para atender mais estudantes.”

Com isso, o bibliotecário se torna fundamental em todo o processo educacional, desde a aquisição dos títulos até a orientação de uso por parte dos estudantes.

Além disso, com a Minha Biblioteca, é possível ter apoio com treinamentos a professores e estudantes e um painel de análise de uso. Assim, é possível ter estatísticas de cada curso e implementar ações para melhor aproveitar o acervo virtual.

A escolha pela Minha Biblioteca para atender à IES

A Minha Biblioteca chegou à UniCesumar por intermédio de João Vivaldo, atual coordenador de biblioteca da IES. Conhecido pelo seu perfil inovador, ele defendeu o uso do acervo virtual quando muitas instituições renomadas ainda se mantinham com bibliotecas físicas.

“Quando cheguei à UniCesumar, já conhecia a biblioteca digital pela Unicamp e por instituições estaduais e federais assinantes da Minha Biblioteca. Uma das minhas primeiras ações foi ir até a reitoria e solicitar o serviço. Expliquei as razões da contração, justificando questões acerca da tecnologia da informação e em um acervo mais completo, especialmente para cursos como Medicina e Direito. Foi uma ideia bem-aceita e que deu muito certo, tanto que fomos a primeira instituição a começar a disponibilizar as bibliografias digitais nos PPCs.”

Depois de um trabalho mais próximo com os bibliotecários da ponta do processo, João aponta que os resultados foram muito positivos.

“Quando viram [coordenadores e reitoria] os livros e os acessos, perceberam que ia dar certo. A partir disso, nós só fomos crescendo, levando as informações a todos os alunos.”

Como colaboradora da UniCesumar há mais de 12 anos, Kelly aponta que o acervo virtual foi inovador e trouxe boas oportunidades de crescimento e inovação:

“Contratamos a Minha Biblioteca para agregar ainda mais, atender a todos os cursos e suprir as necessidades da comunidade acadêmica. O serviço agregou ainda mais por atender todas as áreas que o aluno precisa”

Entenda como a UniCesumar se apoiou no acervo virtual para a promoção da transformação digital

Após anos caminhando juntos, os colaboradores apontam nota máxima no MEC e possibilidade de atender todos os professores e estudantes com os títulos mais atuais como as principais vantagens da Minha Biblioteca.

Saiba alguns pontos considerados como ótimos resultados do decorrer dessa parceria.

Atualização constante dos títulos

A Minha Biblioteca dispõe de milhares de títulos em 7 catálogos que agregam todas as áreas do conhecimento das principais editoras acadêmicas do país. Para manter edições sempre novas, a plataforma faz a atualização mensal para que as IES ofereçam bibliografias básicas e complementares com a melhor qualidade possível.

“Acredito que, com a inovação, a atualização do acervo conta muito, até porque é um grande benefício para o estudante. Ele é nosso cliente, então se ele está satisfeito é o que conta. Inclusive, eles elogiam muito a Minha Biblioteca”, aponta Kelly.

Além disso, o custo-benefício da biblioteca digital é muito significativo para as IES.

“A atualização de um acervo físico é muito onerosa. Com o digital, conseguimos atender o estudante e o professor com o que há de mais importante, sempre com os livros mais atualizados”, destaca Jéssica.

Nota máxima nas avaliações do MEC

Tanto para a percepção dos estudantes quanto para o mercado educacional, as avaliações do MEC têm grande peso. É a partir delas que muitas instituições são apontadas por sua qualidade, como é o caso da UniCesumar.

Nesse aspecto, João Vivaldo conta que a Minha Biblioteca trouxe um grande diferencial para a instituição.

Alguns dos nossos resultados mais importantes depois da Minha Biblioteca foram nota máxima do MEC nas avaliações, e isso é importantíssimo. Nós conseguimos nota 5 no recredenciamento do curso de Medicina e nota 5 na biblioteca.”

Além disso, o coordenador de bibliotecas conta que não há problemas com relação aos processos de avaliação nem com interpretações dos avaliadores.

Estamos com a UNIASSELVI agora. Tivemos uma comissão de avaliadores que ficou impressionada. Perguntou se tínhamos a Minha Biblioteca para o curso de Odontologia. Eu respondi que sim, assim foi aprovado. Foi muito bom!”

Possibilidade de inovação e otimização dos livros digitais

Por contar com a biblioteca há mais de 8 anos, a UniCesumar já conseguiu apresentar os diferenciais à comunidade acadêmica e engajar os estudantes. Os professores conseguem apresentar o acervo virtual como possibilidade de inovação na forma de consumir conteúdo e na autonomia nos estudos.

Além disso, as bibliotecárias apontam as facilidades de uso sempre que têm contato com discentes da IES.

“Muitos gostam de fazer anotações e têm o bloco de anotação dentro do e-book. Também é possível fazer um cartãozinho de estudo e grifar. Aquele livro é como se fosse um material individual que fica disponível para o estudante”, conta Jéssica.

Além disso, os professores dos cursos presenciais e EaD podem se beneficiar de conteúdos mais atualizados e disponíveis a todos os estudantes.

“Eles sempre têm o livro mais atualizado e sem limite de exemplar. Se a sala tem 30 estudantes, todos terão acesso àquele livro, à última edição. Não precisa ficar esperando sete dias pela devolução do livro físico que estava emprestado. Ficou ótimo tanto para o presencial quanto para EaD. O professor disponibiliza o link do livro ou capítulo direto nas atividades ou nos canais de comunicação, facilitando e incentivando o uso dos livros digitais”, relata Kelly.

Suporte da Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca oferece suporte à instituição desde a implementação da biblioteca digital até as ações de engajamento do dia a dia.

Existem treinamentos abertos e ao vivo que ficam disponíveis no canal do YouTube, mas a instituição também pode solicitar acompanhamento para os docentes e discentes.

Ou seja, se existe algum recurso não utilizado ou dificuldade de engajamento, basta entrar em contato com a equipe de Sucesso do Cliente da Minha Biblioteca para, juntos, encontrarem a melhor solução para a instituição.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico do Brasil. Desenvolvida para oferecer a melhor solução digital de e-books a instituições de educação técnica e superior, além de empresas e órgãos públicos, a Minha Biblioteca é formada por 16 grandes editoras e 42 selos editoriais.

Em 11 anos de atuação no mercado, conta com mais de 1.100 instituições parceiras e mais de 5 milhões de leitores impactados.

Se você é gestor, professor ou colaborador de uma IES, leve essa ideia à comunidade acadêmica e promova a disseminação de um ensino inclusivo, acessível e de qualidade para a melhor preparação da formação dos futuros profissionais.

Quer saber mais sobre como funciona esse serviço?

Então, clique aqui e conheça esse serviço.

https://www.youtube.com/watch?v=BHBEOn8ZlSY

Gostou deste conteúdo? Leia também outros conteúdos em nosso blog: