como fazer um plano de aula

Passo a passo de como fazer um plano de aula efetivo para o EAD no ensino superior

A pandemia do novo coronavírus transformou a sociedade e impactou diretamente o setor educacional. De uma hora para outra, alunos e professores precisaram se adaptar à educação a distância no ensino superior e como fazer um plano de aula efetivo no ambiente digital se tornou o principal objetivo dos professores.

Afinal, o plano de aula já fazia parte do dia a dia dos docentes, pois este é o material de trabalho básico para quem atua como educador. No entanto, apesar de parecido, o plano de aula para EAD tem algumas especificações que o difere do plano de aula presencial.

A grande mudança está no fato de que as aulas online requerem mais foco dos alunos. Com mais distrações à sua volta, os estudantes precisam de mais incentivos para não perderem a concentração. E cabe ao professor montar um plano de aula efetivo para prender a atenção dos alunos.

Como fazer um plano de aula efetivo na prática

Obviamente, os professores já sabem como fazer um plano de aula. Porém, este artigo mostrará como montar um de forma que engaje e motive os alunos que estão estudando em casa.

A ideia é garantir que haja uma boa experiência para ambos: professores e estudantes de modo que o aprendizado seja otimizado e gere o conhecimento desejado.

Um plano de aula bem elaborado contribui para a estrutura do curso e faz o conteúdo das aulas mais dinâmico. Além disso, o plano de aula ajuda o professor como uma espécie de roteiro, reduzindo a chance de erros durante a gravação do conteúdo ou na aula ao vivo.

Saiba mais: Como fazer um bom planejamento de aula

Dicas de como fazer um plano de aula para o EAD

Quer saber como fazer um plano de aula para o EAD na prática? Veja agora algumas dicas para adaptar o conteúdo à educação a distância:

Tema e objetivo da disciplina/aula: o que você espera com esta aula? O que os alunos devem saber ao final do conteúdo? A ideia aqui é mostrar o que se pretende ao final da exposição da aula digital.

Cronograma de aulas e materiais necessários: quais são os períodos e que conteúdos serão analisados? Quais serão os recursos utilizados: vídeos, gráficos, áudios, etc.

Conteúdo e formato apresentado: a exposição do conteúdo deve chamar a atenção do aluno. A simples leitura de slides, sem algo que favoreça a interatividade, tende a não despertar o estudante. Use e abuse de materiais audiovisuais.

Metodologias de ensino (ativas) e comunicação frente às câmeras para videoaulas: o professor não precisa necessariamente ser um ator. No entanto, ter desenvoltura frente às câmeras ajuda no processo de ensino e compartilhamento da informação. As metodologias ativas de ensino facilitam neste momento.

Avaliação, trabalhos, exercícios: o modelo avaliativo também precisa passar por mudanças significativas. Não há mais espaços para provas somente no final do conteúdo. É necessário que haja uma avaliação contínua do estudante durante a disciplina.

Tecnologias e fontes bibliográficas: além de ser o meio pelo qual a informação é transmitida, a tecnologia é uma aliada da educação. Quando se fala em bibliotecas digitais, então, a ferramenta proporciona apoio necessário aos professores em como fazer um plano de aula.

A importância da biblioteca digital na hora de elaborar um plano de aula

A biblioteca digital é um instrumento fundamental para a educação a distância, tanto para professores, quanto para alunos.

Enquanto os docentes têm na ferramenta um dispositivo para elaborar planos de aula, os alunos encontram material de apoio para complementar os estudos.

Os docentes também têm à disposição o acervo completo para usar como referências básicas e complementares na bibliografia, além de fonte de pesquisa.

A facilidade e conveniência de acesso são vantagens que se somam à praticidade de pesquisa por palavra-chave, marcadores de página e uso de cores para destacar trechos durante a leitura dos textos.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que oferece assinatura de catálogos segmentados em áreas do conhecimento como: Exatas, Medicina, Saúde, Pedagogia, Letras e Artes, Jurídica e Sociais Aplicadas.

As obras podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar. Basta estar conectado à internet em qualquer dispositivo para consultar os materiais.

Criada para fortalecer o vínculo entre alunos e professores, a Minha Biblioteca é fundamental principalmente nestes tempos de pandemia, quando o isolamento social é a principal recomendação das autoridades de saúde.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato e conheça todos os benefícios que a plataforma oferece.