Confira como implementar o letramento digital em uma instituição de ensino superior

Confira como implementar o letramento digital em uma instituição de ensino superior

Você já ouviu falar em letramento digital? Esse termo se tornou um grande aliado das IES por ajudar na gestão das instituições e no ambiente online de aprendizado.

Isso pode ser feito tanto com bibliotecas virtuais quanto com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), por exemplo. Sempre vale lembrar: a Instituição de Ensino Superior (IES) que usa a tecnologia na sala de aula sai na frente na hora de encantar os alunos, que estão cada vez mais conectados.

Sendo assim, o ambiente acadêmico precisa acompanhar essa tendência, conhecida como Educação 4.0. Para você entender melhor, preparamos este conteúdo sobre letramento digital e como implementá-lo nas IES.

Acompanhe este artigo e boa leitura!

O que é letramento digital?

Se você pensa que o termo letramento deriva da educação ou alfabetização, está correto. Ele veio daí, mas tomou outras proporções à medida que a sociedade precisou lidar com o crescimento do uso da tecnologia.

O letramento digital é um conjunto de competências para acessar, compreender e interagir com as informações e com a leitura das mais variadas mídias na internet.

Algumas pessoas consideram que aprender a usar a tecnologia abrange o conhecimento dos códigos verbais e não verbais, como símbolos, imagens e desenhos.

Mas o que isso tem a ver com uma Instituição de Ensino Superior (IES)? É o que vamos detalhar nos próximos tópicos.

Letramento digital e inclusão virtual

O letramento digital abre portas para o conhecimento. É por meio dele que o pensamento crítico se desenvolve — e isso pode acontecer em qualquer etapa da vida, não seria diferente no ensino superior.

O ambiente acadêmico é uma oportunidade para que barreiras sejam vencidas, e uma delas é a falta da relação com o meio virtual, seja ela por falta de acesso, seja por falta de oportunidade. Assim, fazer com que a cultura digital chegue aos estudantes é, também, uma forma de promover a inclusão virtual.

Uma vez munidos de equipamentos tecnológicos, de profissionais para guiar esse processo e de plataformas de aprendizagem, esse é um passo importante para a democratização da informação.

Quais são os benefícios do letramento digital na educação superior?

Na educação superior, o letramento virtual pode ser usado para aproveitar todos os recursos tecnológicos para o ensino. Nesse caso, fala-se tanto da aplicação de atividades para alunos nas graduações quanto para a prática docente.

Quando esse letramento é feito, a IES tem a possibilidade de usar os aparatos tecnológicos disponíveis para educação para promover novas habilidades e discussões aos estudantes.

Os dois melhores exemplos de letramento digital são os ambientes virtuais de aprendizado e as bibliotecas virtuais. Esses fatores, inclusive, são relevantes para a avaliação do Ministério da Educação (MEC) nas diretrizes curriculares.

Agora que você viu a importância e as vantagens do letramento digital, nada melhor do que saber como aplicá-lo na prática, não é? Confira a seguir.

Como aplicar o letramento digital na sua IES?

O processo de letramento virtual passou por muitas mudanças. Apesar de ainda ser novo, considerando todo o histórico da educação, muitos passos foram dados quando se trata de letramento digital e boa parte disso aconteceu pela democratização da tecnologia.

Por isso, as IES têm tudo para aprimorar esse processo e conseguir implantar as ferramentas digitais.

Separamos alguns pontos importantes para quem deseja implementar o letramento digital na IES. Veja nos próximos tópicos.

Prepare o corpo docente da instituição

Antes de pensar em mudanças no letramento digital ou qualquer outro processo na IES, é importante conversar com o corpo docente. Assim, além de debater as mudanças, eles podem contribuir por meio das experiências individuais com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Para isso, a IES pode oferecer treinamentos aos professores, além de elaborarem, em conjunto, um plano de ensino que leve em conta as tecnologias adotadas pela instituição. Lembre-se de que os docentes são os principais pontos de apoio dos alunos, dentro e fora da sala de aula.

Tenha um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Existem vários tipos de ambientes virtuais para ensino. O Moodle, por exemplo, é bem comum nas instituições federais, sobretudo durante a pandemia do novo coronavírus, porém existem ainda outras opções.

A instituição de ensino pode criar o próprio ambiente virtual, seguindo modelos definidos pelos próprios gestores. O importante é que as funcionalidades sejam proveitosas e fáceis de usar, tanto por professores quanto por alunos.

Envolva os alunos no processo 

De nada adianta ter todos os recursos de letramento e não apresentá-los aos alunos. Por isso, oriente professores e técnicos da IES a usarem os ambientes virtuais sempre que possível, principalmente no ensino presencial, com os estudantes.

Uma ótima forma é fazer um onboarding para apresentar essas ferramentas e como usá-las. Pode ser em formato de vídeo no próprio site, com orientações presenciais, ou até mesmo em uma aula inaugural.

Implemente uma biblioteca virtual

Com um acervo organizado e atualizado, a instituição e os cursos saem na frente das concorrentes na hora da avaliação do MEC. Que aluno não gostaria de uma biblioteca completa para acessar de onde quiser e ainda se formar em um curso conceituado? Ou seja, é uma grande vantagem para todas as partes.

Biblioteca digital é um passo importante para quem quer aderir ao letramento digital

Investir em uma biblioteca digital é um dos meios de implementar o letramento digital nas instituições de ensino superior. Por meio dela, os alunos têm acesso a milhares de conteúdos, que vão agregar a formação oferecida pela IES.

Além do mais, como muitas instituições de ensino superior não retornaram com as atividades presenciais por causa da pandemia de covid-19, a biblioteca desses locais ainda permanece fechada. Com isso, ter uma biblioteca virtual permite ao estudante ter acesso a livros em qualquer lugar e a qualquer hora.

Benefícios da biblioteca virtual para sua IES

Quando falamos em letramento digital, o ponto que merece destaque é, com certeza, a biblioteca virtual

Por meio da biblioteca virtual, os alunos podem ter acesso a materiais didáticos produzidos por grandes autores e em vários idiomas. É válido ressaltar que a biblioteca virtual não impede que sua IES tenha biblioteca física.

Além disso, as vantagens de uma IES ter uma biblioteca virtual são:

  • diminuição de custo com manutenção e de espaço físico;
  • mobilidade;
  • acesso simultâneo e a qualquer hora;
  • preservação do material;
  • não há necessidade de espaço físico.

O letramento digital é um caminho importante e que deve ser discutido por todos os gestores e profissionais responsáveis pelas TICs.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma de livros digitais com um amplo acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos. Estudantes, professores e profissionais podem ter acesso a milhares de obras publicadas por 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais.

Além disso, a consulta pode ser feita de forma ilimitada e simultânea a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

No Brasil, já são mais de 800 instituições parceiras que utilizam a plataforma Minha Biblioteca.

Nosso acervo atende à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação. São oferecidos milhares de títulos em português, divididos em sete catálogos:

  • Medicina
  • Saúde
  • Exatas
  • Jurídica
  • Sociais Aplicadas
  • Pedagógica
  • Letras & Artes

Se você quer saber mais sobre o catálogo e benefícios da Minha Biblioteca para sua IES, entre em contato conosco.

Gostou deste artigo sobre letramento digital? Confira estes conteúdos: