Celular em sala de aula? Como usar a favor da aprendizagem

Tecnologia em sala de aula: o uso do celular na aprendizagem

O avanço tecnológico vivido nos últimos anos também influenciou a área da educação. Mas a tecnologia em sala de aula deve ser vista como uma aliada e não como uma vilã.

O simples ato de proibir o uso de celulares não é eficiente para impedir que haja distração dos alunos, principalmente, no ensino superior. Vale lembrar que, antes dos smartphones, conversas paralelas e mensagens em papel já desviavam a atenção dos estudantes.

A questão principal para impedir a dispersão está no conteúdo. O aluno precisa entender que a matéria faz sentido. E, mais do que isso, ele deve ser imerso no assunto apresentado. Para atingir este objetivo, nada melhor do que o uso da tecnologia em sala de aula.

Leia tambémComo manter a atenção dos alunos de graduação com tecnologias digitais

Ferramentas digitais como estratégia

Usar o celular como uma ferramenta estratégica para estimular os estudos é fazer o aluno entender o conteúdo de outro ângulo. O que torna o aprendizado cada vez mais dinâmico e interativo.

• Vídeos on-line

Imagine uma aula sobre fisiologia humana. Antes de falar sobre o tema e explicar sua importância, o professor pede aos alunos para assistirem a um vídeo disponível no site da instituição de ensino por meio do smartphone.

• Realidade virtual

Outra ferramenta disponível é a realidade virtual. Por meio de vídeos interativos, é possível levar os alunos a acompanharem um exame clínico ou uma cirurgia, sem sair de sala de aula. Assim, você gera um conhecimento prático aos estudantes mesmo durante a parte teórica. O que facilita o aprendizado.

• Realidade aumentada

Já, no caso da aplicação da realidade aumentada como tecnologia em sala de aula, as instituições de ensino superior podem apresentar o conteúdo de uma nova forma. Ou seja, a inovação permite explorar a união de livros e aplicativos para ampliar o conhecimento.

Por exemplo, os alunos de cursos de saúde podem enriquecer o aprendizado. Já que, ao abrir um material sobre o corpo humano e usar o celular, é possível ver imagens “reais” e informações complementares sobre cada veia, osso ou órgão.

• Interatividade

Mais uma forma de colocar a tecnologia em sala de aula na prática, a interatividade une alunos e professores. Tanto no ensino presencial como a distância. A partir do uso de mídias digitais como áudios e vídeos, é possível valorizar a participação dos estudantes e a troca de experiências.

Todos estes itens proporcionam uma melhor absorção do conteúdo apresentado e facilitam o fluxo do aprendizado. Ao vivenciar uma experiência marcante, o aluno grava melhor o conhecimento na memória.