educação do futuro

Como promover a educação do futuro nas IES: veja 7 dicas

As instituições de ensino superior precisam acelerar o uso de tecnologias e inovações para otimizar o aprendizado dos estudantes, melhorar o ensino a distância e aumentar a retenção de alunos. Mas muitos gestores têm dificuldades para implementar a educação do futuro na rotina acadêmica.

Vale lembrar que os alunos que estão chegando nas universidades já são de uma nova geração com contato desde cedo com as tecnologias, conhecidos como nativos digitais

Ao mesmo tempo, o processo educacional deve passar por adequações. Já se foi o tempo do chamado ensino passivo em que os alunos só recebiam informações. Hoje, os estudantes têm o poder de pesquisa e busca de conteúdos por meio da internet, se tornando agentes ativos do próprio aprendizado.

Ou seja, não basta mais os professores ficarem em sala de aula com didática e metodologias de ensino ultrapassadas. Dessa forma, não se gera interesse nem engajamento dos alunos. Para superar tais obstáculos, é preciso investir em tecnologias como gamificação, realidade aumentada, inteligência artificial e robótica, assim como em novos formatos de apresentação de conteúdo com recursos visuais.

Leia também: Como a educação do futuro impacta sua instituição de ensino superior

Crescimento dos cursos online e a educação do futuro

Como vimos, são diversos fatores que impactam o ensino superior e causam a urgência de avançar para a educação do futuro. Outro ponto a ser destacado é o cenário atual.

Com a necessidade de aulas online e o crescimento da educação a distância por causa do isolamento social provocado pela pandemia, as instituições devem adaptar os cursos para a nova realidade digital e com o uso de ferramentas e tecnologias. Assim, é possível facilitar o estudo, o aprendizado e a formação acadêmica dos estudantes.

Até porque a oferta de vagas em cursos de ensino superior a distância já vinham em alta, superando a modalidade presencial em 2018, segundo dados do MEC.

Além disso, de acordo com previsão da consultoria Educa Insights, o volume de alunos em cursos online deve ultrapassar a quantidade de matriculados no modelo presencial em 2022.

Então, a pergunta que fica é: como atender a todas essas exigências modernas nas instituições? Vamos ver a seguir!

Leia também: Passo a passo de como fazer um plano de aula efetivo para o EAD no ensino superior

Como estimular a educação do futuro no ensino superior?

Para garantir que a IES consiga implementar a transformação digital e incentivar a educação do futuro, não adianta apenas investir em tecnologias e ferramentas. É preciso ir além. Por isso, apresentamos 7 boas práticas que podem ser adotadas pelos gestores educacionais.

1. Foco na aprendizagem

Em primeiro lugar, antes de escolher quais recursos serão empregados no ensino, os gestores devem levar em consideração a aprendizagem dos estudantes. Para tanto, é necessário fazer uma reflexão sobre como cada solução tecnológica pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades e retenção do conhecimento dos alunos.

2. Personalização

Outra questão a ser analisada é a personalização dos recursos tecnológicos e atividades do novo modelo de ensino de acordo com as necessidades de cada estudante. A inteligência artificial, por exemplo, consegue entender a evolução e os resultados de aprendizagem dos universitários e sugerir adaptações no ensino.

3. Integração

Uma iniciativa isolada pode ajudar, mas não é o suficiente. É importante integrar o uso de tecnologias, novos formatos de conteúdo e apresentações nas aulas para garantir cursos mais dinâmicos, interativos, com explicações mais interessantes e que prendam a atenção do aluno.