Faculdade de Direito: veja como destacar o curso da sua IES

Faculdade de Direito: dicas para promover o sucesso profissional dos estudantes

O curso de Direito passa por diversas atualizações a todo momento. Por isso, é um desafio para as instituições de ensino superior (IES) promover uma instrução compatível com as necessidades e expectativas dos estudantes e as demandas da sociedade.

Também é importante contar com recursos que contribuam para uma formação de qualidade, pensando no exame da OAB e na prática profissional dos egressos.

Neste artigo, confira como destacar o curso de Direito da sua IES nesse cenário e saiba quais são os benefícios de uma biblioteca digital para a instituição.

Qual é o perfil dos estudantes do curso de Direito?

Embora essa área de formação englobe diversas frentes de atuação no mercado de trabalho, geralmente os estudantes de Direito têm algumas características específicas.

A IES deve conhecer esses atributos para atrair os estudantes para o curso e promover estratégias para desenvolvimento deles ao longo dos anos de formação.

  • Leitura: pessoas que gostam e mantêm o hábito da leitura, habilidade essencial para o aprendizado que se baseia em códigos e leis.
  • Escrita: habilidade de transformar as ideias em textos convincentes, coesos e coerentes.
  • Comunicação: habilidade fundamental para nortear o contato com pessoas de diferentes perfis com as quais atuará.
  • Argumentação: indispensável para defender os seus interesses.
  • Pesquisa: saber buscar referências para embasar as respostas para as questões que surgem no dia a dia.
  • Visão crítica: fazer leituras que dialogam com conceitos e consideram as circunstâncias.
  • Pensamento questionador: entender os desafios e fazer uso de conhecimentos para questionar o que é comum, promovendo soluções inovadoras.

Qual é a carga horária do curso de Direito de acordo com o MEC?

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Direito na modalidade presencial deve ter como referência a carga horária total de 3.700 horas.

A Resolução CNE/CES nº 2 de 2007 determina que até 20% da carga horária contemple as atividades complementares e os estágios, e que o limite mínimo para integralização seja de 5 anos.

Quais são as disciplinas obrigatórias do curso de Direito?

O Parecer CNE/CES nº 75/2020, complementar à Resolução nº 5 de 2018, determina que a composição da matriz curricular priorize a articulação entre os saberes e a interdisciplinaridade, sendo composta, obrigatoriamente, dos seguintes componentes curriculares:

  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Direito Constitucional
  • Direito Digital
  • Direito do Trabalho
  • Direito Empresarial
  • Direito Financeiro
  • Direito Internacional
  • Direito Penal
  • Direito Previdenciário
  • Direito Processual
  • Direito Tributário
  • Formação Prático-Profissional
  • Formas Consensuais de Solução de Conflitos
  • Teoria do Direito

Além das disciplinas obrigatórias, as IES devem elaborar estratégias para incluir a evolução dos ramos de estudos e as mudanças políticas, culturais, sociais e econômicas do Brasil e do mundo.

O que é o Selo OAB e como conquistá-lo?

O Selo OAB é uma certificação pública que atesta a qualidade da graduação em Direito de uma IES, visto que apenas as instituições que estão de acordo com critérios de qualidade e excelência são contempladas.

Instituído em 2001, esse selo pode ser adquirido pelas IES que apresentam alto índice de aprovação no Exame de Ordem dos Advogados e boa avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para garantir o selo para a sua IES, é fundamental que os estudantes conheçam o Enade e estejam devidamente preparados para a realização do exame, bem como para a prova da OAB.

Uma forma de aumentar os índices é buscar parcerias de empresas para que os estudantes de Direito coloquem em prática a teoria apresentada em sala de aula, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Como preparar os estudantes para o exame da OAB?

Garantir uma aprendizagem efetiva e a empregabilidade após a conclusão do curso de Direito requer também que, ao longo da formação, os estudantes sejam bem preparados para a realização do exame da OAB.

Para tanto, a IES deve promover um processo de ensino-aprendizagem que contemple as exigências de tal exame, a fim de que os egressos sejam profissionais aptos a buscar soluções atuais para as demandas da sociedade.

Além disso, medidas nesse sentido podem colocar a IES em uma posição elevada no Ranking Universitário Folha (RUF).

Conteúdo atualizado

A IES deve oferecer materiais de estudo de referência sempre atualizados. Os estudantes devem ter acesso a livros de autores consagrados e resumos atualizados de boas editoras acadêmicas, além do clássico Vade Mecum atualizado e com divisões que facilitam o aprendizado.

Estrutura da prova

A instituição deve orientar os estudantes a conhecer bem a estrutura da prova por meio da leitura atenciosa dos editais, documento que contém todas as informações sobre o exame. 

Cronograma de estudos

A coordenação do curso pode apresentar um cronograma de estudos específico para o exame que contemple componentes curriculares ao longo da formação.

Exercícios e simulados

Além das aulas e de toda a exposição teórica, a IES deve proporcionar estágios e outras situações nas quais os estudantes coloquem em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

Suporte tecnológico

A IES deve fazer uso de recursos tecnológicos como plataformas de gestão de documentos, fóruns virtuais e bibliotecas digitais para otimizar o tempo de estudo e o processo de ensino-aprendizagem.

Quais benefícios uma biblioteca digital pode oferecer para os cursos de Direito das IES?

Um dos maiores desafios para a promoção de uma educação de qualidade no curso de Direito é a oferta das versões atualizadas das melhores obras da área.

A todo instante, os principais autores estão atualizando os seus materiais de acordo com as mudanças que ocorrem nas leis e em suas interpretações, assim como na promoção de novos debates que acompanham as demandas da sociedade.

Por isso, bibliotecas digitais, plataformas que oferecem livros, vídeos, áudios e apostilas de forma virtual despontam como grandes aliadas das faculdades de Direito.

A Minha Biblioteca conta com um catálogo completo para a área de Direito, com milhares de títulos sempre atualizados de 15 grandes editoras acadêmicas brasileiras e 30 selos editoriais.

Os estudantes podem acessar a mesma obra de forma simultânea e ilimitada, eliminando filas de espera para empréstimo de livros impressos e reduzindo o custo da IES com atualização, aquisição e manutenção do acervo físico.

Quer saber como a Minha Biblioteca pode contribuir para o curso de Direito da sua IES e se destacar no cenário educacional? Entre em contato agora mesmo.

Se você gostou deste artigo, confira outros temas que vão contribuir para a transformação da sua IES: