educação e tecnologia

Educação e tecnologia: aprendizados e mudanças nas IES com a pandemia

A pandemia do coronavírus forçou uma transformação completa na relação das instituições de ensino superior com os alunos e também com os professores. Afinal, tudo se tornou digital e a distância e, assim, a educação e tecnologia tiveram que se aliar para garantir a aprendizagem dos estudantes e otimizar os processos educacionais.

Vale lembrar que as mudanças provocadas pelo isolamento social e pela suspensão de aulas presenciais foram muito além da adaptação do modelo de aula para o ensino a distância.

As instituições e os gestores precisaram rever estratégias de atendimento e relacionamento com os universitários e seus pais, assim como fornecer todo o apoio necessário ao corpo docente para o planejamento de aula online e criação do conteúdo.

Outras questões pertinentes nestes tempos envolvem:

• Formas de avaliação dos alunos a distância;
  • Aumento da inadimplência no pagamento das mensalidades;
  • Risco de evasão escolar e a dificuldade de retenção;
  • Uso de tecnologias para ajudar, tanto no ensino, como para melhorar a gestão educacional;
  • Alternativas para aplicação de vestibular;
  • Entre outros.

Leia também: Como promover a educação do futuro nas IES: veja 7 dicas

Quais as principais mudanças e tendências atuais?

Apesar dos desafios para a adaptação do ensino e das atividades para o digital, entre os estudantes matriculados em faculdades privadas, 52% querem continuar estudando não importa o cenário.

Já 42% planejam manter os estudos, mas reconhecem que há risco de desistirem, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Isso mostra a necessidade de adequação das instituições para fornecer um ensino a distância com qualidade crescente e conteúdos que gerem engajamento. Além do que, destaca-se a importância de olhar para o lado financeiro dos alunos, que correm o risco de não terem como arcar com os custos.

Outros dados que merecem atenção se referem ao ingresso de novos estudantes e à aprovação das aulas a distância.

A porcentagem de alunos que planejam começar o curso no segundo semestre deste ano caiu para 14% e cerca de 36% pretendem adiar sua entrada no ensino superior para o início de 2021.

Em relação à percepção do ensino a distância, 67% avaliam a experiência como positiva, mas 73% manteriam a opção por aulas presenciais. Só 3% migrariam em definitivo para o EAD.

Saiba mais: Como promover o ensino a distância com o auxílio de tecnologias educacionais

Como adaptar a IES às transformações?

Neste contexto, as instituições de ensino superior precisam tirar lições dos tempos de pandemia e se estruturar para atender e ensinar melhor os estudantes em todas as situações. Para isso, a educação e tecnologia vão ter que andar juntas.

Veja como as inovações tecnológicas podem impactar todas as estratégias e operações das IES, garantindo mudanças substanciais:

Revisão do modelo de ensino

A exigência de rápida adoção das aulas online obrigou os professores a reverem sua didática e metodologias de ensino, aprendendo a lidar com a criação de planos de aulas e conteúdos online. Da mesma forma, as instituições precisaram investir em plataformas online, bibliotecas digitais e outras tecnologias para atrair o interesse dos alunos.

Tudo isso teve como objetivo prender a atenção e aumentar o engajamento dos estudantes, com conteúdos mais interativos, estímulos visuais e explicações mais dinâmicas.

Essa mudança no modelo de ensino fez com que os universitários precisassem de mais disciplina para assistir às aulas online e soubessem como estudar a distância.

Ensino híbrido

Tendência de educação e tecnologia no pós-pandemia, o ensino híbrido chegará para ficar. Como as IES de todo o Brasil adaptaram seus cursos presenciais para o ensino remoto, já se pode aproveitar a estrutura tecnológica montada para colocar em prática o ensino híbrido, mesclando as atividades online e presenciais.

Capacitação dos professores

Como citado acima, os educadores passaram por uma verdadeira transformação nos seus processos de ensino para a aprendizagem a distância. Assim, tiveram mudanças de práticas pedagógicas e metodologias para construir as aulas virtuais, além de descobrir como usar as tecnologias.

Por isso, foi necessário aprender a se comunicar com os alunos nas aulas online e a se portar diante da câmera, assim como estreitar o relacionamento com os estudantes e desenvolver novas competências.