aprendizagem no ensino superior

Como o relacionamento entre professor e aluno afeta a aprendizagem no ensino superior

Por mais que o ensino superior esteja cada vez mais acessível para jovens de diferentes localidades e classes sociais, a aprendizagem no ensino superior ainda enfrenta alguns problemas, principalmente na relação entre aluno e professor.

Neste texto, você entenderá qual a importância de um vínculo entre as duas partes para melhorar o ensino e fortalecer o aprendizado dos estudantes. Além disso, listamos algumas dicas de como fazer essa aproximação de maneira natural. Boa leitura!

Leia tambémConheça os principais desafios do ensino superior no Brasil

Qual a importância do vínculo de aprendizagem no ensino superior?

Os seres humanos são sociais, ou seja, precisam do convívio com outras pessoas para se sentirem bem e até mesmo realizarem diversas atividades. Uma delas pode ser o aprendizado dos assuntos e matérias.

Por isso, ao ter uma relação de proximidade entre aluno e professor, essa troca de informações se torna mais simples. Assim, o conteúdo é absorvido com facilidade por parte do estudante, que acaba se identificando com o professor e tendo maior atenção nas aulas.

Como aproximar professores e alunos?

Conseguir ficar próximo dos estudantes pode não ser uma tarefa fácil, principalmente no primeiro ano da graduação. Afinal, os estudantes ainda estão se acostumando com o ensino superior.

Para acelerar esse processo, os docentes podem colocar em prática as dicas a seguir a fim de estreitar a relação durante o período de aprendizagem no ensino superior.

Mantenha diálogo com os alunos

Procure sempre conversar com seus alunos e fazer com que eles se expressem. E, com isso, não estamos falando de jogar conversa fora sobre amenidades e assuntos diversos. Mas sim se mostrar disposto a tirar dúvidas e dar feedbacks construtivos para os estudantes.

Dessa forma, eles se sentirão mais à vontade para conversar com você sobre a matéria em questão. Tanto durante as aulas quanto nos momentos de intervalo. O que permite que a aprendizagem no ensino superior seja completa.

Seja criativo

Uma ótima maneira de manter uma boa conexão com seus alunos é fazer com que eles prestem atenção na aula, participem ativamente e se sintam livres para mostrar suas opiniões e ideias em classe.

Para isso, procure maneiras criativas de expor o assunto, além de investir em atividade divertidas e que façam o aluno refletir sobre a matéria ensinada. Também é possível utilizar diferentes tipos de mídia para isso, como podcasts, vídeos, imagens e até gamificação.

Leia tambémComo manter a atenção dos alunos com a ajuda de estímulos visuais

Use tecnologias

As tecnologias da informação e comunicação são um termo utilizado para se referir a uma comunicação mais moderna e tecnológica na educação. Incorporar a internet, computador e até mesmo os celulares no ambiente de ensino é uma forma de familiarizar o assunto com o dia a dia dos estudantes.

A tecnologia em sala de aula pode ajudar a promover uma melhor aprendizagem no ensino superior, pois aproxima a sala de aula com o dia a dia dos alunos. Além disso, é possível tornar a absorção de conteúdo bem mais prazerosa.

Um exemplo de TICs é o chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem, que é uma plataforma utilizada por instituições EAD para ministrar as matérias durante o curso e promover atividades e conteúdos extras para os alunos.

Invista em uma biblioteca virtual

Para melhorar a aprendizagem no ensino superior, além das aulas presenciais ou a distância, os alunos também precisam ter acesso a conteúdos extras para que consigam se atualizar e se aprofundar mais sobre os assuntos estudados. Para isso, é importante investir em uma biblioteca virtual.

Minha Biblioteca conta com um acervo completo de livros digitais para o ensino superior, juntando cerca de 7 mil títulos técnicos/científicos e mais de 20 selos editoriais. Todo esse conteúdo pode ser acessado online pelos alunos, de qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de dispositivos conectados à internet.

Sem contar que os estudantes obtêm uma série de benefícios, como busca por palavra-chave, realce de cor, marcação de página, anotações, modo revisão e muito mais!

E, ainda é possível o professor compartilhar Realces dos trechos mais importantes do livro com seus alunos. Basta o professor marcar o conteúdo com um Realçador Público e enviar o link de compartilhamento.

Ficou interessado no que a Minha Biblioteca pode lhe oferecer com relação à aprendizagem no ensino superior? Entre em contato conosco e conheça as nossas propostas para instituições de ensino superior.