aprendizagem no ensino superior

Como o relacionamento entre professor e aluno afeta a aprendizagem no ensino superior

Por mais que o ensino superior esteja cada vez mais acessível para jovens de diferentes localidades e classes sociais, a aprendizagem no ensino superior ainda enfrenta alguns problemas, principalmente na relação entre aluno e professor.

Neste texto, você entenderá qual a importância de um vínculo entre as duas partes para melhorar o ensino e fortalecer o aprendizado dos estudantes. Além disso, listamos algumas dicas de como fazer essa aproximação de maneira natural. Boa leitura!

Leia tambémConheça os principais desafios do ensino superior no Brasil

Qual a importância do vínculo de aprendizagem no ensino superior?

Os seres humanos são sociais, ou seja, precisam do convívio com outras pessoas para se sentirem bem e até mesmo realizarem diversas atividades. Uma delas pode ser o aprendizado dos assuntos e matérias.

Por isso, ao ter uma relação de proximidade entre aluno e professor, essa troca de informações se torna mais simples. Assim, o conteúdo é absorvido com facilidade por parte do estudante, que acaba se identificando com o professor e tendo maior atenção nas aulas.

Como aproximar professores e alunos?

Conseguir ficar próximo dos estudantes pode não ser uma tarefa fácil, principalmente no primeiro ano da graduação. Afinal, os estudantes ainda estão se acostumando com o ensino superior.

Para acelerar esse processo, os docentes podem colocar em prática as dicas a seguir a fim de estreitar a relação durante o período de aprendizagem no ensino superior.

Mantenha diálogo com os alunos

Procure sempre conversar com seus alunos e fazer com que eles se expressem. E, com isso, não estamos falando de jogar conversa fora sobre amenidades e assuntos diversos. Mas sim se mostrar disposto a tirar dúvidas e dar feedbacks construtivos para os estudantes.

Dessa forma, eles se sentirão mais à vontade para conversar com você sobre a matéria em questão. Tanto durante as aulas quanto nos momentos de intervalo. O que permite que a aprendizagem no ensino superior seja completa.

Seja criativo

Uma ótima maneira de manter uma boa conexão com seus alunos é fazer com que eles prestem atenção na aula, participem ativamente e se sintam livres para mostrar suas opiniões e ideias em classe.

Para isso, procure maneiras criativas de expor o assunto, além de investir em atividade divertidas e que façam o aluno refletir sobre a matéria ensinada. Também é possível utilizar diferentes tipos de mídia para isso, como podcasts, vídeos, imagens e até gamificação.