humanização da educação

Humanização da educação: como tornar o ensino mais eficiente?

Que o modelo tradicional de ensino enfrenta grandes dificuldades nos dias atuais não é novidade para ninguém. Neste cenário, a humanização da educação surge como uma das premissas para mudar este panorama no ensino superior.

Em uma sociedade na qual as informações estão em todos os lugares, a concorrência pela atenção dos alunos chega a ser desleal. Assim, mais do que buscar uma aprendizagem personalizada é preciso encontrar uma forma de aproximar aluno e professor.

Neste artigo, você verá como os professores podem usar a humanização da educação para tornar as aulas mais atraentes e transmitir o conteúdo com mais eficiência.

Leia tambémVeja as tendências, desafios e desenvolvimentos essenciais para o ensino superior

A importância do diálogo

O ponto inicial desta discussão sobre humanização da educação está no papel do diálogo entre professor e aluno. Peça fundamental para qualquer relação humana, a conversa é a base para que haja uma troca simultânea de conhecimento.

Atualmente, o modelo de aula expositiva no qual o professor é o centro está com os dias contados. Cada vez mais, o aluno é convidado a tomar seu espaço como principal interlocutor do processo de aprendizagem.

Ao realizar este processo, é possível focar na aprendizagem humanizada. Isso porque facilita a conexão dos agentes envolvidos no processo educacional. Assim, os professores podem direcionar o ensino para cada aluno com todas as necessidades, características e peculiaridades.

Logo, concentrar esforços em promover a humanização da educação pode fomentar melhores resultados. Tanto na aprendizagem dos estudantes, como na qualidade do ensino e a consequente retenção de alunos.

Humanização da educação: engajamento e participação

A humanização da educação prevê que o tempo e o ritmo de aprendizado de cada indivíduo devem ser respeitados. Ao buscar o conhecimento prévio que cada aluno traz em seu repertório, o professor ajuda a construir pontes.

Afinal, o saber já faz parte da vida do aluno, mas, agora, ganha novos sentidos e significados com os conteúdos apresentados. A conexão entre esses diversos conceitos é a chave para a descoberta de novos caminhos.

Assim, a construção dos saberes demanda uma relação estreita em sala de aula entre professor e aluno. Cabe a ambos um papel importante neste cenário:

  • O professor deve buscar maneiras diferentes de transmitir o conteúdo de forma humanizada;
  • O aluno, com papel de protagonista, também se torna responsável pela eficiência do aprendizado e ganha autonomia no processo de aprendizado.

Leia tambémEducação do futuro: como melhorar e transformar a prática docente

Tecnologia como metodologia de ensino

Neste contexto, a tecnologia precisa ser encarada como mais do que uma aliada e sim como uma ferramenta de aprendizado. Apesar do paradoxo, os recursos tecnológicos, como metodologia de ensino, favorecem a humanização da educação.

Por meio de aplicativos e instrumentos, a tecnologia permite aproximar alunos e professores e estreitar ainda mais os laços necessários para melhorar a qualidade do ensino.

As bibliotecas digitais, por exemplo, apresentam o conteúdo necessário para que os estudantes tenham acesso à informação de qualidade e com credibilidade em qualquer hora e lugar.

Conheça a Minha Biblioteca

Com mais de 7 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que disponibiliza diversas funcionalidades para professores e alunos.

Os docentes podem disponibilizar a bibliografia básica e complementar para os estudantes, focando nas necessidades de cada um. O que fortalece a humanização da educação.

Além disso, os alunos podem acessar a plataforma 24 horas, 7 dias por semana, a partir de qualquer dispositivo conectado. Isso garante flexibilidade, praticidade e autonomia para otimizar o aprendizado. Outras vantagens da ferramenta são:

  • Busca por palavra-chave;
  • Realce de cor;
  • Anotações;
  • Marcador de página;
  • E muito mais!

Ou seja, com a Minha Biblioteca, os docentes podem tornar as aulas mais atrativas e ajudar os estudantes no processo de aprendizado.

Ficou interessado? Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato e veja todos os benefícios disponibilizados pela plataforma.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Leave a comment

oito + 4 =