Como diminuir o analfabetismo funcional na sua IES?

Analfabetismo funcional: como melhorar índices de alfabetização com as bibliotecas

analfabetismo funcional é a dificuldade ou incapacidade de compreender e interpretar textos simples, ou fazer pequenos cálculos. Essa realidade no Brasil não é nenhuma novidade. O problema que começa nos primeiros anos de estudos não é bem resolvido e, muitas vezes, chega até ao ensino superior.

O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), que avalia o nível de analfabetismo da população brasileira entre 15 e 64 anos, trouxe dados alarmantes.

Segundo a pesquisa mais recente, de 2018, 96% dos alunos que ingressaram ou concluíram o ensino superior foram considerados funcionalmente alfabetizados. No entanto, apenas 34% destes estudantes alcançaram o nível máximo de proficiência, sendo que 38% não dominam habilidades básicas de leitura e escrita.

Estes números mostram que ainda há muito o que ser feito para transformar essa realidade. Tanto por instituições de ensino quanto por professores e bibliotecários.

Leia tambémAnalfabetismo funcional existe em instituição de ensino superior?

O papel das universidades no combate ao analfabetismo funcional

Com o déficit educacional desde os primeiros anos de estudo, cabe às instituições de ensino superior ajudarem os alunos. Logo, devem proporcionar condições adequadas para melhorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes.

Neste contexto educacional, as bibliotecas universitárias têm um importante papel. Além do estímulo à leitura, os bibliotecários devem adotar práticas para facilitar o acesso dos estudantes ao conhecimento de forma rápida e eficiente.

Com isso, é possível fornecer fontes e itens de informação aos alunos para estimular os estudos e a pesquisa. Da mesma forma, os bibliotecários colaboram para melhorar a interpretação de texto.

É sempre importante frisar que os livros – físicos ou digitais – são instrumentos que auxiliam no combate ao analfabetismo funcional. Independentemente da faixa etária do aluno e do seu nível de escolaridade.