Metodologia do ensino superior: como escolho uma faculdade?

Saiba como escolher a instituição de acordo com a metodologia do ensino

Ao finalizar o ensino médio é muito comum ter dúvidas sobre a carreira que você pretende seguir. Além disso, mesmo após definir a sua área de atuação no mercado, é necessário escolher uma instituição (universidade ou faculdade) que tenha uma metodologia do ensino superior adequada ao seu perfil.

No entanto, a boa notícia é que no post de hoje vamos mostrar a melhor forma de escolher a instituição de acordo com a metodologia do ensino superior, apresentando os critérios fundamentais para nortear a sua escolha. Continue acompanhando!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!

Preparação para o mercado de trabalho ou foco acadêmico

O primeiro aspecto a ser observado é o principal objetivo da metodologia do ensino superior: preparação para o mercado ou foco no segmento acadêmico. Vale ressaltar que a opção mais adequada depende do seu objetivo.

É muito importante buscar por uma instituição de ensino superior que se preocupe em preparar os alunos. Uma vez que ainda é comum encontrar algumas instituições que transmitem o conhecimento apenas na forma teórica, deixando de lado atividades práticas fundamentais para o desenvolvimento de competências.

Corpo docente qualificado

O segundo critério importante em uma metodologia do ensino superior é um corpo docente qualificado e atualizado, ainda mais se você pretende atuar na área digital.

Identifique se a instituição que você escolheu possui profissionais com especialização, mestrado e doutorado, mas não busque apenas pela formação acadêmica. Também é importante identificar se os professores possuem algum tipo de experiência no mercado de trabalho, para que você possa aprender sobre o dia a dia da profissão que você escolheu.

Ensino adequado às mudanças provocadas pela Era Digital

O sistema de ensino muitas vezes não acompanha as mudanças provocadas pela Era Digital, ou seja, os assuntos são abordados quase sempre da maneira tradicional e até antiquada. Por isso, é muito importante buscar por uma instituição que possua aulas e trabalhos práticos e em equipe.

Flexibilidade dentro da metodologia do ensino superior

A metodologia do ensino superior pode ser muito mais flexível do que a utilizada no ensino fundamental. Dessa maneira, a IES pode utilizar um projeto de ensino atualizado e com flexibilidade para os alunos como, por exemplo, nos critérios de seleção para conseguir uma vaga, que podem variar entre provas específicas, utilização da nota no ENEM, entre outros.

Também é possível encontrar instituições que possibilitam optar por curso semipresenciais ou até mesmo o ensino a distância, tudo depende das suas necessidades e preferências.

Incorporação de novas tecnologias no ensino e nas aulas

Uma metodologia do ensino superior alinhada às mudanças provocadas pela Era Digital é capaz de transmitir um conhecimento atualizado e atraente. Por isso, a incorporação de novas tecnologias dentro e fora da sala de aula é um critério de extrema importância na hora de escolher uma universidade.

A utilização de equipamentos, como data show, conteúdos multimídia e meio de comunicações digitais, são itens fundamentais no ensino e nas aulas. Além disso, é imprescindível observar se a instituição utiliza algum tipo de plataforma digital de livros ou possui algum tipo de fórum ou chat para comunicação.

Um bom exemplo de plataforma digital que pode fazer a diferença nos seus estudos é a Minha Biblioteca, formada pelas principais editoras de títulos acadêmicos do Brasil (Grupo A, Gen-Atlas, Manole e Saraiva). Abiblioteca digital disponibiliza acesso a mais de 7 mil títulos acadêmicos das mais variadas áreas de conhecimento.

Esperamos que o post de hoje tenha sido útil para a escolha da instituição de ensino superior. Para conhecer os benefícios e as funcionalidades da Minha Biblioteca, acesse nossa página ou tutorial de uso!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!