tecnologia na educação

Conheça os principais desafios para implementar tecnologia na educação superior

Boa parte dos alunos que chegam ao ensino superior é composta por jovens. No cenário atual e com o mundo cada vez mais digitalizado, a tecnologia na educação é mais do que um diferencial. Ela se torna uma verdadeira necessidade.

Assim como todas as novidades, a tecnologia na educação traz consigo diversas dificuldades. E alguns desafios precisam ser encarados pelas instituições para melhorar a qualidade do ensino e facilitar o acesso dos alunos à informação.

Neste texto, você verá os principais desafios de quem busca implementar a tecnologia na educação e como a sua instituição de ensino pode sair na frente dos concorrentes.

O mundo em transformação

A recente popularização da tecnologia vem transformando todos os setores da sociedade. Com a educação, não é diferente. O mundo conectado por meio de aparelhos eletrônicos está modificando as relações como conhecíamos antes.

Ao chegarem ao ensino superior, os chamados nativos digitais – jovens que usam de maneira intuitiva as novas ferramentas de comunicação – precisam de estímulos para se engajar nos estudos e aprender.

Cabe à instituição proporcionar os métodos e tecnologias necessários para garantir o ensino e os estímulos adequados a estes jovens. Assim, é possível gerar e manter interesse dos estudantes.

Neste cenário, também há uma transformação no papel do professor dentro da sala de aula. Agora, o docente precisa trabalhar propostas inovadoras com aulas mais atrativas para os alunos.

Desta forma, o aprendizado se torna muito mais fluido e prazeroso, fazendo com que os alunos sejam mais aplicados e engajados.

Leia também: 5 dicas para incluir sua instituição de ensino superior na Era Digital

Os principais desafios de adotar a tecnologia na educação

As novas tecnologias devem ser encaradas como aliadas da educação. Para isso, é preciso conhecer e enfrentar os principais desafios em busca da implementação das ferramentas nas IES.

Veja abaixo quais são e como superar estes desafios:

1. Engajamento dos alunos

O principal receio por parte de alguns grupos de educadores em relação à tecnologia na educação é a perda de foco.

No entanto, se usada com equilíbrio e conscientização dos alunos, as ferramentas tecnológicas têm muito o que acrescentar. O uso do celular em sala de aula pode ser benéfico tanto para professores quanto para alunos.

2. Adaptação dos professores

Os docentes precisam entender que deixaram de ter o domínio exclusivo do conhecimento. Agora, as informações estão disponíveis em todos os lugares.

Cabe aos educadores se tornarem intermediadores entre o conteúdo e os alunos. É preciso agir como um mentor que facilita a aprendizagem e mostra qual o caminho a ser percorrido.

3. Atualização constante

Uma das premissas da tecnologia na educação é o rápido desenvolvimento das ferramentas. A transformação é intensa e veloz.

Logo, a atualização constante é extremamente importante, pois proporciona eficiência ao modelo de aprendizagem. Com isso, o aluno sempre tem em mãos o que há de mais moderno sobre qualquer tecnologia e assunto.

4. Interdisciplinaridade

Um mundo cada vez mais conectado requer o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. É com base nesta troca de informações que se constrói um aprendizado completo.

5. Plataformas adequadas

Diversos modelos podem ser usados em sala de aula para aproximar ainda mais o aluno do conteúdo apresentado.

Nos últimos anos, lousas digitais, realidade aumentadagamificaçãointeligência artificial e outras ferramentas, como as bibliotecas virtuais, têm ganhado espaço nas instituições de ensino.

Com a missão de aproximar o aluno da realidade vivida no dia a dia, estas plataformas se mostram como grandes incentivadoras do processo de aprendizagem.

Conheça a Minha Biblioteca

Com mais de 7 mil títulos acadêmicos disponíveis em um catálogo multidisciplinar, a Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que oferece diversas vantagens para alunos, professores e instituições de ensino.

Os alunos podem acessar o conteúdo a qualquer hora e lugar, basta ter um equipamento eletrônico com acesso à internet.

Já os professores contam com a ferramenta para elaborar planos de aula e oferecer aos alunos materiais com credibilidade e disponibilidade a qualquer momento.

Por sua vez, a instituição de ensino estimula os estudantes na busca pelo conhecimento, aumenta a qualidade do ensino, reduz custos e ainda melhora a retenção de alunos.

Se a sua instituição de ensino ainda não conta com a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e veja como é fácil contar com o apoio da tecnologia na educação.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!