retenção de alunos

6 estratégias para melhorar a retenção de alunos no EAD

O momento atual de crescimento da educação a distância no ensino superior traz consigo diversas dificuldades. Um dos desafios mais relevantes para os gestores das instituições é a questão da evasão escolar e a importância de ações para retenção de alunos.

No entanto, para os gestores educacionais saberem como melhorar estes aspectos, é essencial entender o que faz os estudantes deixarem a graduação. Veja mais a seguir!

Leia também: Inovação tecnológica na educação: 6 passos para impulsionar na sua IES

Desafios para adaptação dos estudantes ao EAD

O contexto do EAD ainda gera dificuldades na adaptação dos estudantes nos cursos online e a distância. Afinal, muitos não se acostumam com o uso de tecnologias ou sentem dificuldades para manter a atenção e o engajamento nas aulas digitais.

Apesar disso, o ensino a distância já vinha em franca expansão no Brasil. Em 2018, pela primeira vez, o número de vagas oferecidas em cursos de graduação EAD superou a modalidade presencial, com 7,1 milhões de vagas para o EAD, contra 6,3 milhões, segundo dados do MEC.

Mas, com a pandemia do coronavírus e a suspensão do ensino presencial, a educação a distância se tornou essencial para dar prosseguimento aos cursos. De acordo com a Unesco, mais de 1,3 bilhão (80%) de estudantes no mundo estão afastados das salas de aula por tempo indeterminado.

Com este cenário, a demanda no Brasil por aplicativos de educação cresceu cerca de 130%, somente em março, para que as instituições pudessem oferecer aos estudantes uma forma de migrar o ensino presencial para o online.

Ao mesmo tempo, os problemas de adaptação ao ritmo do EAD se acentuaram e criaram mais obstáculos para a retenção de alunos, já que os estudantes:

• Não gostam deste método para aprender e preferem aulas presenciais;
  • Não têm tecnologia para acessar a plataforma de ensino.

Dados da pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) enfatizam este aspecto. Conforme o levantamento, embora 67% dos alunos considerem a experiência do EAD positiva, 73% manteriam a decisão por aulas presenciais. Só 3% disseram que migrariam para o EAD em definitivo.

Saiba mais: Como promover o ensino a distância com o auxílio de tecnologias educacionais

O aspecto financeiro na retenção de alunos

Obviamente, a questão financeira é um aspecto importante para a manutenção dos estudantes ao longo da formação acadêmica. Para 61% dos entrevistados pela Quero Educação, o valor da mensalidade é fundamental.

Se em tempos normais os preços já são um motivador para a evasão escolar, atualmente, com o coronavírus, tal aspecto se intensificou, uma vez que a crise impactou diretamente as finanças e o emprego dos estudantes ou dos responsáveis pelo pagamento da matrícula.

Segundo o Semesp, a taxa de inadimplência no ensino superior privado teve um aumento de 72,4% em abril, em relação o mesmo período de 2019. No caso do EAD, o índice cresceu 50%, sem contar que o número de alunos que desistiram ou trancaram matrículas em abril subiu 32,5% entre 2019 e 2020.

Mesmo com este cenário de dúvidas e incertezas, entre os alunos matriculados em universidades privadas, 52% querem continuar estudando independentemente do cenário, de acordo com o estudo da Abmes. Outros 42% desejam continuar, mas admitem o risco de desistirem.

Como superar os obstáculos e melhorar a retenção de alunos no EAD

Para garantir a permanência dos estudantes até a conclusão do curso, é preciso que os gestores educacionais se empenhem em driblar as adversidades listadas anteriormente.

Afinal, a retenção de alunos demanda novas ações e estratégias para fidelizar o estudante e evitar a evasão. Veja boas práticas e técnicas para atingir estes objetivos!