Biblioteca virtual para empresas: como ajudamos você na formação da sua equipe

A internet passa a falsa sensação de ter todos os conteúdos disponíveis. Na prática, em caso de dúvidas, basta ir aos mecanismos de buscas, fazer uma pergunta e encontrar a resposta.

No entanto, no ambiente corporativo e na construção de uma carreira sólida no trabalho, os colaboradores não podem seguir esse caminho de respostas rasas ou sem procedências. A apuração e o conhecimento aprofundado são essenciais para tirar teorias do papel e colocá-las em prática nos processos internos.

Por isso, quem é gestor de empresas tem um papel fundamental no incentivo ao aperfeiçoamento constante dos colaboradores. Os acervos virtuais chegaram para revolucionar as trilhas de aprendizagem no ambiente corporativo.

Quer entender melhor como investir na formação dos seus funcionários com uma biblioteca digital? Neste artigo, a Minha Biblioteca explica como esse serviço funciona e quais são as vantagens de contratá-lo para o seu negócio.

Por que minha empresa precisa de uma biblioteca?

A biblioteca é um espaço dedicado à leitura e ao aprendizado. Em sua versão digital, as vantagens são ainda maiores: flexibilidade para acessar quando e onde quiser, adaptabilidade entre estudos e trabalho, acesso ilimitado de conteúdo e personalização da aprendizagem.

Dessa forma, a empresa que tem a própria biblioteca digital oferece oportunidades para que os colaboradores possam se manter atualizados em suas áreas de forma prática e acessível. Esse estímulo é essencial para promover a melhoria da prestação de serviços e manter a mão de obra sempre preparada para os desafios do mercado.

Sendo assim, ter uma biblioteca para empresas é um investimento em curto e longo prazos que traz bons resultados, tanto para o funcionário quanto para o futuro da empresa.

Benefícios da biblioteca digital para empresas

  • Promove confiança na prestação de serviços;
  • Motiva os colaboradores;
  • Estimula a busca por conhecimento e aprendizado;
  • Gera maior produtividade;
  • Ressalta o diferencial competitivo do negócio;
  • Promove o desenvolvimento de novas habilidades;
  • Promove maior capacitação entre profissionais;
  • Incentiva o hábito de leitura;
  • Estimula a atualização do currículo.

Como implementar uma biblioteca corporativa?

Muitos gestores acreditam que ter uma biblioteca corporativa demanda muito trabalho, contratações extras e investimentos exorbitantes. No entanto, o cenário não é esse.

Para ter uma biblioteca virtual para empresas, é preciso pensar em pontos como: recursos oferecidos à empresa, opções de catálogos, políticas de atualização e recursos de acessibilidade.

Sendo assim, a melhor forma de ter esse acervo é contratando uma plataforma completa.

Nesse caso, sua empresa garante todos esses serviços já inclusos, com suporte técnico, atualizações e curadoria educacional à sua disposição. Fica a cargo da empresa apenas promover o engajamento dos funcionários.

Pontos relevantes na contratação da biblioteca digital

O catálogo tem grande importância na hora de contratar uma biblioteca digital. Isso porque de nada adianta a empresa contratada oferecer um acervo com diversos livros jurídicos se o seu negócio atua na área médica.

A Minha Biblioteca, por exemplo, disponibiliza e-books técnicos, científicos e acadêmicos, com acervos segmentados:

Ou seja, você pode assinar o catálogo de acordo com os ramos da sua empresa.

Já em relação às políticas de atualização, vale a pena considerar que as obras devem ser atualizadas com frequência. Com um mercado competitivo, os seus colaboradores precisam de saberes contextualizados ao mundo corporativo atual.

No caso da Minha Biblioteca, o serviço de biblioteca digital para empresas oferece um acervo completo, com os principais selos e editoras do Brasil, e atualização constante.

Além disso, os recursos disponíveis têm grande peso na hora de implementar uma biblioteca corporativa. Sem eles, a leitura pode não ser uma experiência agradável, especialmente para fins mais técnicos. Por isso, busque funções indispensáveis, como opções de destaque, legibilidade, pesquisas dentro das obras e opção de leitura em voz alta para atender as pessoas com deficiência visual.

Tudo isso deve ser analisado para garantir a qualidade do serviço que sua empresa está contratando e oferecer os melhores conteúdos para os estudos dos seus colaboradores.

Invista no potencial dos seus colaboradores com a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma que oferece biblioteca digital para empresas de pequeno, médio e grande portes.

Com planos personalizados de acordo com sua área de atuação, é possível escolher eixos indispensáveis e oferecer e-books frequentemente atualizados aos colaboradores. Os materiais têm funções que tornam a leitura fácil, intuitiva e útil na hora de buscar melhores resultados.

Confira como nossa biblioteca digital pode ajudar você a investir na sua empresa e no potencial dos seus colaboradores:

Incentivo à formação

Como gestor, disponibilizar uma biblioteca aos colaboradores é visto positivamente como um incentivo à formação contínua, isto é, a busca por novos cursos, especializações e outras formas de melhorar o currículo.

É uma forma de mostrar que você quer que o colaborador aprenda e que a empresa foca em formar profissionais qualificados para os novos desafios do mercado.

Aumento do acesso à informação

Não se engane: a internet não tem todas as respostas e, às vezes, a informação pode não estar correta.

O acervo corporativo da Minha Biblioteca aumenta o acesso à informação e torna muito mais fácil. O foco é investir em conhecimento técnico, científico e de qualidade para que seus colaboradores tenham base para fomentar opiniões e desenvolver ações internas com base sólida.

Colaboradores em constante capacitação

Sempre que uma atualização for necessária ou que uma nova técnica surgir, basta acessar a biblioteca digital para empresas e estudar sobre o tema.

Dessa forma, sua empresa oferece capacitação constante e liberdade no modelo de aprendizagem, visto que há pessoas que já obtiveram altos níveis de formação e necessitam apenas se manter atualizadas.

Portanto, ao ter profissionais habituados com a leitura e a procura por conhecimento, os saberes teóricos serão aplicados e farão a diferença nos processos internos e garantirão resultados positivos para a empresa.

Aumento da satisfação dos colaboradores

Todo benefício é sempre bem-vindo e aumenta a satisfação dos colaboradores. Não é diferente com a biblioteca digital, por meio da qual é possível se atualizar na área de formação.

Além disso, quando os funcionários percebem que a empresa se preocupa mais em formar profissionais qualificados do que em buscá-los prontos, a motivação aumenta. Dessa forma, acontece a retenção de talentos e o engajamento do servidor com sua empresa.

Oportunidade de estudo a qualquer hora e lugar

Com a biblioteca digital para empresas, seu funcionário poderá se dedicar aos estudos quando quiser e de onde estiver. Além disso, ele pode conciliar trabalho e estudos, promovendo um ritmo próprio para aprendizagem e melhor absorção de conhecimento.

Acervo completo e sempre atualizado

Atualmente, o acervo da Minha Biblioteca conta com mais de 11 mil e-books

A atualização constante dos títulos garante a contratação de um acervo digital que acompanha as tendências de todas as indústrias, independentemente da área de atuação de sua empresa.

Faça um trial gratuito em nossa plataforma e invista na sua equipe

A Minha Biblioteca convida você ao trial gratuito para entender e conhecer todas as muitas vantagens da biblioteca digital para empresas. Com um catálogo extenso, você tem selos editoriais e as principais editoras de livros acadêmicos do país a favor do seu negócio.

O trial garante login e senha para acessar a plataforma da Minha Biblioteca, tendo acesso às ferramentas e às funções que tornam a leitura única!

Para conhecer mais, clique aqui e solicite o seu trial gratuito!

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog: