Biblioteca digital: tudo o que você precisa saber

Enquanto as bibliotecas físicas, neste período de isolamento e distanciamento social, estão sentindo falta do barulho dos estudantes, a biblioteca digital está se tornando cada vez mais uma ferramenta online essencial para apoiar o aprendizado de  estudantes em busca de conteúdos acadêmicos atualizados e de qualidade. 

Isso fica claro olhando o levantamento feito IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que evidenciou o quanto o mercado de livros impressos caiu nos últimos 12 anos, tendo encolhido 25% de 2006 a 2018

O fato é que, com tantas vantagens, é realmente difícil que essas  bibliotecas digitais não se popularizem mais e mais com o tempo.

Por isso, trouxemos um artigo completo para você saber tudo sobre a biblioteca digital!

Biblioteca digital x virtual: entenda diferenças

Os termos podem até parecer sinônimos, mas não são iguais. 

A biblioteca digital existe fisicamente e disponibiliza seu arsenal de livros e documentos próprios, mas de forma digitalizada. 

Por exemplo, a Minha Biblioteca é formada por mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais

Já a biblioteca virtual, além de não existir no meio físico, possui seu acervo de obras a partir do serviço de acesso a outras bibliotecas. 

De qualquer forma, ambas possuem o mesmo objetivo: conceder um acesso online mais fácil e rápido à leitura. 

Quais são as facilidades de uma biblioteca digital para leitores?

Não é à toa que as bibliotecas digitais se popularizaram tanto, afinal, elas possuem ótimas vantagens.

Confira algumas abaixo:

Democratização da leitura 

Se olharmos para os dados da pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro indicando que 44% da população não lê e 30% nunca sequer comprou um livro na vida, podemos até concluir que a leitura não é o hábito favorito dos brasileiros. 

Todavia, quando também olhamos para o levantamento de que existe uma biblioteca pública para cada 34 mil habitantes no Brasil — de acordo com a Library Map of The World — também percebemos que existem razões para o dado anterior. 

Como nem todos possuem acesso aos livros, o dado realmente não é de se espantar. Isso sem falar na grande parcela da população que não é alfabetizada.

Nesse contexto, a biblioteca digital é uma boa forma de democratizar a leitura, afinal, ela faz com que uma pessoa com um dispositivo móvel conectado à internet tenha à sua disponibilidade uma quantidade quase ilimitada de livros. 

Portanto, essa é, de longe, a maior vantagem. 

Baixo investimento 

Construir uma biblioteca e ainda adquirir uma boa quantidade de livros de referência para preencher as prateleiras não é barato. 

Por mais que muitos dos livros sejam doados, a biblioteca física possui diversos outros custos, como: manutenção, energia, funcionário, limpeza e entre tantos outros. 

Esse é um dos motivos que levam as instituições a considerar uma biblioteca digital uma solução bem mais econômica e vantajosa do que construir e manter um acervo físico.

Quantidade muito maior de obras

Toda biblioteca física, por maior que seja, possui um limite na quantidade de livros que ela consegue comportar. 

Por isso, nem sempre há a quantidade de obras suficientes para todos os alunos. Já na biblioteca digital, não há limites de acesso para os estudantes.

Por que contratar uma biblioteca digital?

Primeiro, dentre os diversos motivos que levam uma instituição a investir em uma biblioteca digital, podemos citar um em especial: o diferencial. 

Hoje, há milhares de instituições de ensino disponíveis no mercado e, sem dúvida, ter uma biblioteca digital disponível para toda a comunidade acadêmica, em qualquer dia, horário ou local é um diferencial. 

Há ainda a vantagem de preservar os materiais importantes de possíveis perdas ou roubos, como as pesquisas, publicações, artigos acadêmicos.,. 

Acervo digital e exigências do MEC para o ensino superior

Em 2018, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria para regularizar a digitalização e gestão dos documentos das faculdades e universidades. 

Portanto, toda instituição de ensino superior, independente se é pública ou privada, deve digitalizar seu acervo acadêmico.

O acervo engloba todos os materiais informacionais importantes para a formação e também atualizações de pesquisas e estudos de diversas áreas do conhecimento. 

Com esse tipo de tecnologia na educação, a parte burocrática de documentação passa a ter mais segurança, tanto para a instituição, como para professores e alunos. Essa tecnologia facilita a organização e acesso aos documentos dos alunos de forma digital, como também acelera o processo de expedição do diploma digital.

A plataforma da Secretaria Acadêmica Digital (SeAD) permite, por exemplo, um processo de matrícula mais ágil, dispensando a necessidade da presença do aluno na instituição.

Dessa forma, os processos educacionais podem ser melhorados e a experiência de alunos e professores também é beneficiada.

20 bibliotecas digitais com arquivos gratuitos

Os sites trazem todos os tipos de obras, desde teses científicas até livros de ficção em diversos idiomas. 

 

Para você conhecer um pouco, trouxemos essa lista em ordem alfabética. Para acessar a biblioteca desejada basta clicar sobre o nome. Aproveite!

 

  1. Acervo Digital de Cordéis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida – UEPB: Confira mais de 8 mil obras e cordéis.
  2. Arquivo Público do Estado de São Paulo: Encontre revistas, jornais e periódicos.
  3. Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005) – FEUSP: Confira diversos materiais e conteúdos didáticos da educação brasileira.
  4. Bibliomania: Encontre livros e estudos grátis.
  5. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: O site da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) contém livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos livres para o download gratuito.
  6. Biblioteca da Universidade Nacional de Córdoba: A biblioteca oferece grande diversidade de disciplinas, entre elas, uma cátedra interdisciplinar voltada ao estudo da obra do escritor José Saramago.
  7. Biblioteca da Universidade Nacional de La Plata: Oferece documentos gerados por alunos e professores, como teses e dissertações, seminários, apresentações e congressos.
  8. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD): Reúne centenas de teses e dissertações de universidades de todo o país. É uma ferramenta útil para quem está fazendo a sua monografia e precisa de fontes acadêmicas.
  9. Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ: O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.
  10. Biblioteca Digital da UNESP: Grande acervo de obras de artes, gravuras e desenhos, além de trabalhos acadêmicos.
  11. Biblioteca Digital da Unicamp: Conta com dissertações, teses, pesquisas em andamento, revistas eletrônicas, etc., todos feitos pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.
  12. Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoamericano: Conta com conteúdos das bibliotecas nacionais do Brasil, Chile, Portugal e outros países iberoamericanos.
  13. Biblioteca Digital do Museu Nacional: Disponibiliza o acervo de obras raras nas áreas de ciências naturais e antropologia.
  14. Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal: Para os estudantes e profissionais da área de Direito, esta é uma ótima fonte de pesquisa para documentos, livros, artigos e outros arquivos de interesse para a área.
  15. Biblioteca Digital e Sonora: Com acesso gratuito, mas exclusivo para pessoas com deficiência visual, reúne diversos materiais no formato digital para facilitar o acesso dessas pessoas aos conteúdos.
  16. Biblioteca Digital IBM: Encontre diversos conteúdos digitalizados.
  17. Biblioteca Digital Paulo Freire: Disponibiliza para download gratuito das obras do pedagogo e filósofo Paulo Freire.
  18. Biblioteca Mundial Digital: Reúne documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo.
  19. Biblioteca Nacional da Colômbia: Encontre obras para ler online e em versões para celulares e tablets.
  20. Biblioteca Nacional Digital Brasil: Com mais de 700 mil arquivos, conta com artigos, trabalhos acadêmicos, livros, obras de arte, gravuras, fotografias e outros documentos para download grátis.

Conheça a Minha Biblioteca e os benefícios para as instituições de ensino

E então? Que tal investir em uma biblioteca digital na sua instituição? Podemos te ajudar com isso! 

A plataforma Minha Biblioteca garante acesso fácil e rápido a milhares de títulos de referência, em português, publicados por 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais. 

O catálogo multidisciplinar atende os requisitos do MEC para compor a bibliografia básica e complementar de mais de 400 cursos oferecidos no modelo de híbrido, presencial e EAD.

Hoje, a Minha Biblioteca está presente em mais de 800 instituições com mais de 4 milhões de usuários ativos na plataforma!

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e descubra todos os benefícios da plataforma.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog