Descubra como funciona e como implementar o vestibular online na instituição de ensino

Educação e tecnologia: descubra como funciona o vestibular online

A pandemia do novo coronavírus transformou a realidade de toda a sociedade e as instituições de ensino superior também foram fortemente impactadas. Neste contexto, educação e tecnologia se tornaram ainda mais aliadas.

A necessidade de se evitar aglomerações, devido à disseminação do vírus, fez com que algumas alternativas já existentes se tornassem procedimentos consolidados na prática. Entre eles, o vestibular online.

Fonte de captação de novos alunos para as instituições de ensino, o processo seletivo via prova de avaliação precisou se adaptar à nova realidade, na qual o isolamento social é imprescindível.

Educação e tecnologia como aliadas das instituições de ensino

Neste cenário, mais do que nunca, a tecnologia despontou como facilitadora dos processos. Reitores e gestores educacionais precisaram otimizar todas as atividades e, para isso, a tecnologia foi a ferramenta ideal para adequação aos novos tempos.

Além de pensar na educação a distância como um todo, coube aos responsáveis pelas instituições de ensino adaptarem processos muito importantes e, para isso, a tecnologia se mostrou fundamental. Entre as ações que precisaram se adequar, as principais foram:

Planejamento de aula remoto;

Capacitação dos professores;

– Práticas para atrair e prender a atenção dos estudantes;

– Uso de tecnologias para o EAD, como bibliotecas digitais;

– Soluções para a avaliação online.

Além destes, pensar em como aplicar o vestibular online é fundamental para a manutenção e sustentabilidade da instituição de ensino.

Saiba como funciona o vestibular online

O primeiro passo é compreender que o isolamento social pede mudanças na forma de aplicar a prova. Agora, é preciso contar com educação e tecnologia lado a lado para resolver a questão.

Há inúmeras formas de se realizar o vestibular online. A mais clássica envolve o seguinte procedimento:

Após selecionar a instituição de ensino que deseja estudar, o vestibulando entra em contato e recebe um link para realização do exame e da redação.

Os temas da redação são previamente selecionados pela instituição. Os assuntos são randomizados diariamente e, assim, o candidato pode escolher entre dois temas variados para realizar a prova.

A partir do momento que se inicia o vestibular, o tempo de realização passa a contar. Após finalizar o processo, o candidato envia para avaliação dos resultados.

O modelo de prova varia para cada instituição. Em algumas, é necessário apenas a realização da redação. Em outras, é preciso seguir algumas regras, como:

• Ao iniciar a prova, não haverá como pausar ou retomar a mesma;
  • Caso alguma aba do navegador seja alternada, a prova é fechada e será necessário reiniciá-la;
  • Não é permitido copiar e colar;
  • O exame pode ser realizado de qualquer dispositivo com acesso à internet;
  • As questões da prova podem variar;
  • Algumas instituições consideram o tempo máximo de realização da prova em 60 minutos.

Benefícios do vestibular online

A união de educação e tecnologia é primordial para a implementação do vestibular online. Por ser simples e fácil para a instituição de ensino, o processo traz inúmeros benefícios como:

Local da prova: o candidato pode escolher qualquer lugar para realizar a prova, desde que haja um dispositivo com internet à disposição.

Diminuição de custos: a opção pelo vestibular online faz com que a instituição de ensino não precise reservar verbas para impressão de material e despesas com equipe de aplicação.

Interesse do aluno: ao escolher uma instituição de ensino e entrar em contato para fazer o vestibular online, o estudante já pesquisou sobre o curso e tem maiores chances de realizar a matrícula.

Educação e tecnologia: ferramentas que auxiliam o processo de aprendizado

Além do vestibular online, há diversas ferramentas que foram desenvolvidas para ajudar no processo de ensino-aprendizagem.

Entre elas, está a biblioteca digital que oferece milhares de obras para consulta de alunos, professores, pesquisadores e interessados em ampliar os conhecimentos.

A biblioteca online reúne obras de vários campos de estudo em uma única ferramenta. Basta ter acesso à internet para usufruir das vantagens da plataforma.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que apoia professores, estudantes, bibliotecários e gestores acadêmicos nos processos de aprendizagem e tecnologia das instituições de ensino superior.

Por meio da plataforma, é possível ter acesso a milhares de obras de autores renomados, essenciais na formação dos estudantes de todas as disciplinas e cursos acadêmicos.

A Minha Biblioteca oferece assinatura de catálogos segmentados em diferentes áreas do conhecimento, como Jurídico, Saúde, Medicina, Exatas, Pedagogia, Sociais Aplicadas e Letras & Artes.

São milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, que atendem à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação.

Além da interface de navegação intuitiva, facilidade e praticidade de acesso, a Minha Biblioteca oferece diversas ferramentas para otimizar o aprendizado dos estudantes, como pesquisa por palavra-chave, leitor em voz alta, realces e anotações nos textos.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato para conhecer todas as vantagens.