Livros e tecnologia, juntos! Oportunidade de incentivar a leitura

Os livros e as tecnologias digitais: como incentivar a leitura na Era Digital?

Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente nas salas de aula, os livros e as tecnologias digitais ainda são vistos como opostos. Muitos apreciadores da leitura temem que a internet desencoraje o interesse pelos livros.

Não é novidade que os hábitos de leitura mudaram, principalmente, entre o público jovem, devido às transformações da Era Digital e a popularização dos smartphones. No entanto, é possível utilizar a tecnologia como uma aliada no incentivo à leitura.

É importante entender que o que mudou no hábito de leitura dos jovens não é o interesse por conhecimento e sim o interesse pela leitura formal, que os livros impressos oferecem. Em tempos de conectividade e automação, a liberdade multimídia é quem dita as regras.

Leia também: 5 maneiras de inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação (TICs)

Os pais, gestores educacionais, professores e a sociedade em geral precisam entender que a leitura não precisa ser incentivada apenas nos meios tradicionais. É possível utilizar a popularidade das redes sociais, blogs e conteúdos online para estimular o hábito da leitura.

Os livros digitais, por exemplo, oferecem uma nova experiência de aprendizado, com a possibilidade de consumir o mesmo conteúdo em diferentes mídias, como áudio, imagem e vídeo, possibilitando uma leitura mais fluída e dinâmica. Dessa forma, é possível aliar os livros e as tecnologias em prol do mesmo objetivo: estimular a leitura.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Os livros e as tecnologias digitais atuando em sinergia

Os eBooks ganharam muita popularidade nos últimos anos. As principais editoras do Brasil já investem nesse modelo, devido à alta rentabilidade que oferece, além de estar totalmente alinhado às novas tecnologias.

Nesse contexto, uma plataforma de livros online é uma saída para atrair os estudantes nativos digitais e incentivar a leitura no ensino superior, sem a necessidade de impactar o orçamento da instituição. A Minha Biblioteca, por exemplo, é uma excelente alternativa de tecnologia que democratiza o acesso à leitura.

Trata-se de uma biblioteca digital inovadora para acesso a livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade. São mais de 7 mil títulos das principais editoras acadêmicas do país e de diversas áreas do conhecimento, que podem ser acessados com facilidade por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

E o melhor: a plataforma possui diversas ferramentas para facilitar os estudos, como o acesso a leituras complementares, realce com opções de cores, campo para anotações, pesquisa por palavra-chave, acesso rápido ao sumário, estatísticas de uso e muito mais.

Agora que você já sabe a importância de aliar os livros e as tecnologias digitais na sua instituição de ensino, entre em contato conosco e solicite um trial da plataforma para conhecer mais vantagens do nosso acervo digital!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!