livros digitais de medicina

Livros digitais de medicina: como preparar os médicos do futuro

A educação médica continuada é fundamental para capacitar os estudantes universitários, residentes e jovens médicos de forma constante. Assim, eles permanecem informados sobre as novas práticas, diagnósticos, tratamentos e tecnologias em saúde. Neste sentido, os livros digitais de medicina podem contribuir para a atualização contínua dos profissionais.

Afinal, os novos títulos da área de saúde e medicina apresentam as principais novidades da rotina e dos cuidados médicos e tudo de maneira online. O que garante fácil acesso e pesquisa para os profissionais que estão sempre correndo e com o tempo apertado entre atendimentos, consultas e procedimentos.

Quer saber mais sobre as mudanças e tendências para a saúde do futuro e como os livros digitais de medicina podem ajudar? Continue a leitura a seguir!

Leia também: Formação em saúde: como se preparar para a residência médica

Principais transformações na prática médica

Com o surgimento acelerado de novas tecnologias e evidências científicas em saúde, além do perfil de pacientes mais exigentes, os estudantes e profissionais da saúde e medicina precisam ser capazes de fornecer um atendimento cada vez mais atualizado

Portanto, esses jovens alunos e médicos devem associar soluções inovadoras, com conteúdos confiáveis e de credibilidade, entregando a excelência no diagnóstico, prevenção e tratamento dos pacientes. 

Para ajudar na preparação desses médicos do futuro conforme o novo mercado de trabalho se aproxima, listamos as principais tendências para a atuação médica. 

1. Inteligência artificial

A tecnologia de inteligência artificial já começou a ser empregada na área de saúde, principalmente para diagnóstico. Com a identificação de padrões em dados e a construção de modelos analíticos, juntamente com o histórico do paciente, a solução tem maior precisão no diagnóstico de doenças.

Assim, a atuação do médico precisa ser adaptada para desenvolver habilidades, como escuta ativa, criatividade e inteligência emocional, já que tais competências não podem ser substituídas pela tecnologia.

Saiba mais: Aprendizagem no ensino superior: conheça as principais tendências da medicina

2. Pensamento ágil

O pensamento ágil é um método que veio da indústria de tecnologia da informação com a ideia de testar, apreender e adaptar rapidamente. Na área da saúde, essa prática pode ser aplicada em novas técnicas cirúrgicas ou equipamentos que otimizem custos, evitem desperdícios, gerem maior eficiência e diminuam o tempo de atuação do profissional.

3. Conexão emocional

Como falamos anteriormente, as tecnologias vão ajudar no futuro da saúde como parte do processo de cuidado assistencial. Neste contexto, os profissionais vão precisar se conectar com os pacientes, lidando com suas expectativas, emoções, realidade social e gerando uma melhor experiência.

4. Empoderamento do paciente

Os pacientes estão mais exigentes e isso se deve principalmente ao acesso que possuem às informações e ao conhecimento médico. Então, uma tendência para a medicina do futuro é que eles saibam cada vez mais sobre doenças, tratamentos e queiram tirar dúvidas e discutir possibilidades. 

Por isso, os estudantes e profissionais devem se adequar à essa realidade, se preparando para dar orientações e explicações sobre os cuidados necessários. O que é ainda mais necessário nesse momento de fake news em todos os setores da sociedade.

5. Digitalização

A transformação digital chegou para ficar em todos os setores. Na saúde, não é diferente. Assim, os prontuários, receitas e demais documentos físicos passaram a ser rapidamente substituídos por versões online. Os universitários, residentes e demais interessados devem estar aptos a lidar com esses processos digitais.

6. Uso de dados

Por fim, não podemos esquecer os dados. A análise de grandes quantidades de informações é essencial para estudo de doenças e tratamento de pacientes, identificando todos os aspectos relativos a uma enfermidade por exemplo. Ou seja, é mais um elemento da atuação médica que os profissionais do futuro devem se preparar.

Leia também: 5 desafios para a educação médica continuada e como superá-los

Como preparar os profissionais de saúde e para as mudanças

Diversas são as transformações que já estão em andamento e outras que estão por vir na área da saúde. Logo, é fundamental garantir a educação médica continuada e as informações necessárias para a atuação dos estudantes e jovens profissionais.

Com o desenvolvimento de habilidades na humanização do atendimento e na construção do conhecimento baseado em evidências, é possível atender a todos esses requisitos. Dessa forma, os livros digitais de medicina podem ajudar a preparar os médicos do futuro.

Quais as vantagens dos livros digitais de medicina?

Quer saber como os livros digitais de medicina podem ajudar na formação dos estudantes e capacitação dos profissionais da área médica e de saúde? Veja os principais benefícios:

  • Conteúdos online essenciais para a formação de qualidade e boas práticas profissionais;
  • Consulta a obras atualizadas e revisadas por pares, com acesso disponível por meio de qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Obras de autores renomados na literatura médica com informações confiáveis em texto completo;
  • Praticidade de acesso, com todo o conteúdo na palma da mão, sem necessidade de carregar livros pesados;
  • Ferramenta de pesquisa com motor de busca avançado através de palavra-chave, trecho ou autor.

Leitura recomendada: Conheça os principais livros de medicina e saúde

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Para ter todas essas facilidades na sua rotina de estudos acadêmicos e atualização profissional, conte com o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca. A plataforma oferece assinatura pessoal do catálogo de saúde com mais de 3 mil títulos técnicos, acadêmicos e científicos de todas as especialidades médicas e cirúrgicas.

Aproveite ao máximo a melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam o acesso, a leitura e o aprendizado através de qualquer dispositivo conectado à Internet. 

Acesse o site Clube Minha Biblioteca para saber mais sobre nossos planos e aproveitar o desconto de 25% na assinatura anual.

Baixe agora nosso ebook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!