Gestão do ensino superior: 7 dicas para ter sucesso na sua IES

Gestão do ensino superior: 7 dicas para ter sucesso na sua IES

Com o passar do tempo, o comportamento do aluno, a estrutura curricular e a forma de ministrar as aulas mudaram bastante, principalmente devido às novas tecnologias.

As constantes inovações das IES, por meio das diversas ferramentas digitais disponíveis, podem auxiliar na gestão do ensino, tornando-se um papel importante nesse processo.

Hoje ainda encontramos instituições que negligenciam essas questões, fazendo uma gestão do ensino superior equivocada, que provoca problemas que poderiam ser evitados com um gerenciamento eficiente, como relacionamento ruim com os alunos, baixa renovação de matrícula e dificuldade de manter estrutura e funcionários.

Confira este artigo para conhecer 7 dicas fundamentais para aumentar a qualidade na gestão da sua IES.

O que é e como funciona a gestão do ensino superior?

A gestão do ensino superior envolve atividades como organização do setor financeiro, da folha de pagamento, dos contratos de trabalho e operações administrativas em geral que fazem parte desse processo.

Existem também demandas organizacionais acadêmicas, como:

  • elaboração e atualização da grade curricular
  • controle de horário de entrada e saída
  • controle de evasão
  • registros de presenças
  • gestão de bibliotecas
  • suporte e orientação ao alunado
  • suporte, atualização e orientação dos docentes
  • outras ações didático-pedagógicas

Dessa maneira, a gestão do ensino superior tem como função principal organizar, administrar e executar as ações acima listadas para tornar a IES uma referência no mercado.

Qual é a importância de uma boa gestão do ensino superior?

Para que as IES tenham alto desempenho nas suas atividades diárias, qualidade de ensino e se tornem referência no mercado, os processos administrativos devem ser devidamente estabelecidos.

Isso resulta em uma entrega satisfatória ao mercado e a toda comunidade acadêmica, o que faz com que a sua IES seja bem avaliada pelos órgãos responsáveis devido ao seu controle e aprimoramento.

Um exemplo da importância de uma boa gestão é o que acontece na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) por intermédio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

Essa avaliação busca otimizar ou reformar, quando necessário, os processos relativos às partes física, pedagógica e administrativa da IES com base na análise de critérios específicos.

Para avaliar as IES, o MEC considera três eixos principais: a instituição, os cursos e o desempenho dos estudantes.

Uma gestão eficiente garante um alto desempenho na avaliação. Para isso, a IES deve promover ações para:

  • garantir o aprendizado de qualidade
  • formar profissionais com as competências para o novo mercado de trabalho
  • tornar o ambiente de ensino mais agradável e dinâmico 
  • economizar tempo e dinheiro
  • garantir bom índice de aprovação

A gestão do ensino superior se mostra relevante, não só para obter um bom índice de aprovação pelos órgãos responsáveis, como também para conquistar reconhecimento, autoridade e visibilidade para alunos, professores e o mercado educacional.

Como aumentar a produtividade durante a gestão?

Para que a sua IES aumente a produtividade com qualidade e desempenho inovador, é necessário desenvolver um planejamento estratégico.

É necessário aprimorar a execução da gestão com medidas baseadas em indicadores de análise e controle.

Os gestores da IES devem acompanhar e estar a par de todos os processos internos.

Essa ação fará com que você tenha dados suficientes para tomar decisões em busca da resolução de problemas e aperfeiçoamento de processos.

Além disso, tem se tornado cada vez mais necessário contar com o uso de novas tecnologias, tanto para as demandas administrativas, quanto para as demandas pedagógicas.

7 dicas para realizar uma boa gestão do ensino superior

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão, selecionamos 7 dicas úteis para aplicar na sua IES.

Para isso, também é importante montar uma equipe para elaborar estratégias e acompanhar processos de forma assertiva.

  • Planejamento

A fim de garantir um planejamento eficiente, deve-se considerar metas de curto, médio e longo prazos. Essas previsões determinam fatores importantes de natureza pedagógica e administrativa.

Devem ser elaborados planos de ação que abrangem desde a organização e divisão de tarefas administrativas, à redução de custos na contratação e investimento em ferramentas, a partir da análise dos resultados.

Devem ser considerados os objetivos da instituição e os critérios de avaliação dos órgãos responsáveis.

  • Organização financeira

É fundamental controlar e analisar os gastos, tendo ciência do quanto é investido em cada setor da sua IES e qual a margem real de lucro gerada com cada investimento.

Esse controle evita surpresas com problemas financeiros que resultem no mau funcionamento de algum dos setores da sua instituição.

É necessário criar ações que previnam e lidem de forma apaziguadora com inadimplentes, visto que essa é uma realidade recorrente dentro do contexto universitário.

Isso fará com que um dos maiores problemas desta área não prejudique o desempenho da sua IES.

  • Canais de atendimento ao estudante

A boa comunicação com o alunado é fundamental para construir uma reputação sólida no mercado, captar novos alunos, tornar-se uma instituição de referência e ser bem avaliada pelo MEC.

Isso acontece porque para que o estudante se dedique à realização do Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes) ele precisa estar satisfeito com a IES onde estudou.

Uma comunicação clara e objetiva que de fato resolva os problemas e dificuldades dos estudantes e os oriente com eficiência é fundamental para construir relações de confiança.

  • Formação continuada dos docentes

Estimular e viabilizar a formação continuada dos docentes dentro da IES é uma das estratégias de gestão do ensino superior que tem trazido resultados relevantes.

Tal ação possibilita que seu quadro de docentes esteja capacitado a ministrar e planejar aulas perante as diversas metodologias e plataformas de ensino e aprendizagem.

A formação continuada de professores é um diferencial para uma boa gestão do ensino, pois demonstra compromisso com a construção sólida do conhecimento e necessidade de se atualizar sempre.

Esse fator fornece um ótimo engajamento do alunado e mais integridade para a IES.

  • Atualização curricular

Atualizar o currículo dos cursos valoriza sua instituição no mercado. Quanto mais atualizado, adequado às habilidades e competências e necessidades regionais os currículos estiverem, mais próximos da realidade do mercado de trabalho estarão.

Vale ressaltar que a atualização curricular deve ser feita rotineiramente pelos docentes, com validação do NDE (Núcleo Docente Estruturante) e apoio dos profissionais de biblioteca. 

  • Incorporação de metodologias ativas

Entendem-se como metodologias ativas de aprendizagem uma nova forma de pensar o ensino, em que o aluno se torna o protagonista na construção do conhecimento.

A incorporação dessas metodologias é fundamental para quebrar a hierarquização que o ensino tradicional impôs à relação professor-aluno, fazendo com que o estudante protagonize de forma autêntica o seu aprendizado.

  • Investimento em ferramentas tecnológicas

A internet e as plataformas digitais têm tomado uma proporção imensa no mundo e otimizado processos nas organizações.

Ferramentas como salas de aula virtuais, videoaulas, materiais online e bibliotecas digitais mostram-se como iniciativas essenciais.

É necessário também investir na otimização dos processos administrativos por meio da adesão às ferramentas tecnológicas que tornam sua realização mais dinâmica e rápida.

Como uma biblioteca digital pode ajudar na gestão do ensino superior?

Contratar uma biblioteca digital é imprescindível para a qualidade da gestão do ensino superior, pois as demandas da educação superior vêm aumentando de forma expressiva nos últimos anos. Confira as principais vantagens:

  • praticidade em consultar e mensurar o acesso do alunado às bibliografias
  • otimização do processo de atualização do acervo virtual de obras, textos e artigos disponíveis na biblioteca digital
  • redirecionamento do espaço físico da sua IES para exploração de novos recursos de aprendizagem
  • incentivo à preservação do meio ambiente pela redução do acúmulo de papéis
  • redução de custos para manter o espaço físico destinado à biblioteca e a renovação das obras físicas

Uma gestão à frente do seu tempo faz uso da biblioteca digital com prioridade para ampliar com solidez sua atuação no mercado e alinhar a sua missão às tendências atuais.

Conheça a Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de ebooks acadêmicos, técnicos e científicos publicados pelas principais editoras do mercado, e oferece a melhor solução tecnológica para todos os usuários da sua IES.

Além da mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona diversos outros benefícios e facilidades para o estudo, como:

  • Realce de cor
  • Anotações
  • Pesquisas por palavra-chave e outros tipos
  • Marca-página
  • Recursos de acessibilidade

Contando com a disponibilidade de milhares de títulos acadêmicos e científicos a qualquer hora, a plataforma inovadora e eficiente vem ajudando a formação de mais de 4 milhões de  usuários em mais de 800 instituições parceiras em todo o país.

Entre em contato conosco para conhecer todos os benefícios e nossos catálogos.

Gostou deste conteúdo? Então, confira outros artigos em nosso blog: