gestão de polo EAD

Gestão de polo EAD: 6 dicas para fazer com eficiência

Antes de falar da gestão de polo EAD, é preciso entender o que é o polo EAD e como esta estrutura precisa de uma gestão eficiente para garantir bons resultados para a instituição de ensino.

O polo EAD é uma unidade devidamente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo oferecer atividades presenciais relacionadas aos cursos oferecidos a distância.

O local é uma espécie de extensão da instituição de ensino, geralmente, longe da sede. Nele, é necessário que haja toda a infraestrutura física e tecnológica para que o estudante realize sua formação acadêmica.

Leia também: Conheça as principais diferenças entre educação a distância e ensino remoto emergencial

Como funciona um polo EAD?

O polo EAD é o ponto de contato entre o aluno dos cursos a distância e a instituição de ensino. Nele, é possível solucionar dúvidas e esclarecer eventuais problemas sobre metodologias e material didático.

No polo EAD, também é possível:

• Buscar informações sobre a plataforma de estudos, as avaliações online e presenciais;
  • Solicitar assinatura de termo de estágio;
  • Entregar relatório de estágio;
  • Liberar disciplinas online;
  • Retirar declaração de matrícula;
  • Solicitar o programa das disciplinas do curso;
  • Esclarecer dúvidas sobre boleto, bolsa de estudo, Prouni ou parcelamento;
  • Atualizar dados cadastrais;
  • Entregar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso);
  • Retirar histórico escolar, certificado de conclusão de curso ou diploma.

Saiba mais: Tecnologias educacionais: como evitar erros na migração para o EAD

Desafios para realizar a gestão de polo EAD

Para as instituições de ensino superior, o maior desafio está no fato de como gerir de maneira eficiente os polos de educação a distância, sendo que muitos ficam distantes da sede oficial.

Ainda há a questão da cultura organizacional que precisa ser trabalhada com todos os colaboradores, para que haja o sentimento de pertencimento à instituição.

Neste sentido, a plena gestão de polo EAD passa pela otimização dos recursos. É fundamental que haja uma unificação do sistema de gestão acadêmica, para que, tanto o polo, quanto a sede, tenham acesso às informações financeiras e pedagógicas em tempo real.

Dicas para a gestão de polo EAD com eficiência

Para que a gestão do polo EAD seja plenamente satisfatória para todos e a instituição de ensino superior tenha melhores resultados a cada semestre, é preciso seguir algumas dicas básicas. Veja abaixo:

Finanças:

Controlar o fluxo de recebíveis é essencial para a boa gestão do polo EAD. Para isso, a instituição de ensino precisa contar com um programa que faça este controle de forma automatizada, segura e prática.

Retenção dos alunos:

A evasão no ensino a distância é um dos maiores desafios para os gestores educacionais. Por ser um ponto de encontro com os alunos, o polo EAD serve como principal contato entre a instituição e os estudantes para a solução de eventuais problemas, facilitando assim a retenção.

Avaliação do MEC:

Para conseguir o credenciamento de um curso a distância junto ao MEC, a instituição de ensino precisa ter um polo físico dedicado ao ensino remoto.

Novos alunos:

O polo EAD também é responsável pela captação de novos alunos. Por ser o ponto de encontro da instituição de ensino, o local serve como referência para aqueles estudantes que buscam informações antes de entrar no ensino superior.

Gestão educacional:

A parte pedagógica como desenvolvimento de estruturas curriculares, metodologias e otimização do aprendizado também passa pelo polo EAD. Para que a gestão do polo EAD seja eficiente neste aspecto, é preciso que a rotina educacional seja clara e objetiva, com conteúdos programáticos e planos de ensino.

Tecnologia como aliada:

A educação conta com a tecnologia como forte aliada, principalmente na educação a distância. O uso de ferramentas educacionais como bibliotecas digitais tem facilitado o aprendizado de alunos e o trabalho dos professores.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que oferece um amplo acervo de ebooks para várias áreas do conhecimento.

Desde Saúde, Medicina, Exatas, Pedagogia, Letras & Artes, Sociais Aplicadas até Direito, as obras disponíveis estão ao alcance de alunos, professores, pesquisadores e demais interessados nos temas.

Entre as vantagens da plataforma, está a facilidade e conveniência de acesso às obras em qualquer horário e local – basta ter um dispositivo com acesso à internet.

Para a instituição de ensino, contar com a Minha Biblioteca traz benefícios como redução de custos com o acervo físico, oferecer acesso remoto a milhares de ebooks a todos os alunos e ainda apoiar os professores na elaboração dos planos de aula.

Para saber mais sobre a Minha Biblioteca, entre em contato conosco.