Evasão na EAD: Como combater

6 fatores que aumentam a evasão na EAD e como combatê-los

Ensino a Distância tornou-se uma alternativa para muitos estudantes brasileiros que precisavam estudar e trabalhar. Entretanto, de acordo com o censo EAD realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, as instituições de ensino que ofereciam cursos completamente a distância observaram uma taxa de evasão na EAD de até 50%, e para os cursos semipresenciais apenas 25%.

Combatê-la é essencial para que a instituição de ensino prospere. Mas você sabe como fazer isso? Hoje, vamos mostrar seis fatores que aumentam a evasão na EAD e como resolver esse problema. Continue acompanhando!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

1. Falta de atendimento às expectativas dos alunos

É comum encontrar estudantes frustrados com a experiência vivenciada nos cursos online, que nem sempre conseguem cumprir o que prometeram aos alunos. Dessa maneira, a taxa de evasão de cursos completamente a distância é influenciada.

Leia também: Como melhorar o relacionamento das instituições de ensino superior com os nativos digitais

Para atender as expectativas dos alunos é imprescindível que a instituição de ensino mantenha uma comunicação eficiente e clara com o corpo discente. É possível disponibilizar informações úteis sobre os conteúdos abordados nos cursos online, além de falar sobre os métodos de ensino e os critérios utilizados para avaliação.

1. Falta de apoio e interação institucional

Alguns cursos a distância não proporcionam a autonomia necessária para os alunos conduzirem o próprioprocesso de aprendizado. Isso cria a dependência pelos professores e pela IES, além de contribuir para desistência por parte dos alunos.

Para aumentar o apoio e proporcionar a autonomia ideal, é recomendada a criação de um fórum como canal de comunicação entre os professores e alunos, além de um espaço para tirar dúvidas e discussões.

Leia também: 5 maneiras de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional

Também é possível otimizar a comunicação por meio de vídeos dinâmicos, que devem ser bem gravados e munidos de recursos tecnológicos que contribuem para o aprendizado.

1. Falta de qualidade do curso online

Muitas instituições de ensino superior não conseguem realizar a adaptação de um curso presencial para o ambiente virtual de forma eficiente. Esse é um fator que influencia e contribui diretamente na evasão na EAD, pois afeta diretamente o nível de satisfação dos alunos.