Como a bibliotecária ajuda a estimular a leitura nas IES

Como a bibliotecária pode estimular a leitura no ensino superior

Muitos docentes trabalham diariamente para estimular a leitura como fonte de conhecimento. Sendo um aspecto fundamental para elaboração das habilidades socioemocionais das estudantes, é imprescindível que a instituição de ensino superior trabalhe em conjunto para ressaltar a importância do ato da leitura no cotidiano moderno.

Entretanto, com os avanços advindos da tecnologia, muitos alunos são bombardeados de informações a todo momento. Desse modo, podemos observar a dificuldade que muitos jovens universitários têm em se concentrar em uma leitura acadêmica.

Para fazer com que a leitura não seja apenas uma tarefa obrigatória e tediosa, o corpo docente deve trabalhar em conjunto. No artigo de hoje vamos falar sobre como a bibliotecária pode estimular a leitura no ensino superior. Continue acompanhando!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Mostre a aplicabilidade dos conteúdos

Promover a leitura entre os alunos da graduação não é uma tarefa fácil. Uma boa estratégia é desenvolver o engajamento dos estudantes, ressaltando o fato de que a leitura é um aspecto fundamental para concluir o ensino superior de maneira mais satisfatória.

Leia também:  Conheça as principais tendências tecnológicas da biblioteconomia

Dessa forma, a instituição de ensino superior precisa ressaltar as necessidades que os alunos têm de desenvolver a leitura. Para isso, a bibliotecária precisa demonstrar a aplicabilidade dos conteúdos aprendidos dentro da sala de aula. Você pode recomendar obras que demonstrem teorias acadêmicas ao longo do cotidiano, por exemplo.

Debates e rodas de leitura

Estimular visitas semanais à biblioteca pode ser uma estratégia útil, mas existem outras alternativas melhores. Como, por exemplo, a organização de debates e rodas de leituras para as obras acadêmicas de sucesso.

Desse modo, é fundamental trazer assuntos e temas importantes da modernidade, sendo possível combater também o analfabetismo funcional ao estimular a leitura no ensino superior.

Vale ressaltar a importância de conhecer o perfil dos universitários, pois desse modo a bibliotecária pode indicar livros de acordo com o interesse dos alunos.  Assim, os estudantes tornam-se mais familiarizados com o ato de leitura.

Faça da biblioteca um espaço agradável para todos

Além de ressaltar a importância da leitura e indicar livros, é fundamental que a relação entre os jovens universitários seja positiva. É comum encontrar estudantes que encaram a biblioteca como um ambiente “tedioso”.