educação médica continuada

5 desafios para a educação médica continuada e como superá-los

A sociedade passa por profundas transformações constantemente e, na área da saúde, não é diferente. A educação médica continuada se mostra cada vez mais importante, pois é responsável pela atualização necessária ao desenvolvimento das atividades na área da Medicina.

Tanto médicos, quanto demais profissionais envolvidos prática assistencial precisam estar atualizados em relação às novas evidências em saúde, procedimentos, protocolos e diagnósticos para oferecerem os tratamentos mais efetivos e seguros aos pacientes.

No entanto, diversos são os desafios que envolvem a educação médica. Os avanços científicos e tecnológicos surgem com uma velocidade exponencial e, por isso, é difícil serem acompanhados por todos, ainda mais devido à rotina incessante na qual os profissionais estão inseridos.

Leia também: Como o catálogo online de livros de medicina otimiza a formação e prática em saúde

A educação médica continuada como tendência

A educação médica continuada deve agregar conhecimento científico à prática clínica. Dessa forma, será possível aplicar as evidências científicas à prática diária dos profissionais que atuam em diversas instituições de saúde e consultórios, intensificando a qualidade da formação profissional em saúde.

Uma das formas utilizadas pelos profissionais para se manterem informados sobre as novidades na área médica é a participação em congressos e seminários, mas diversos fatores impedem esta busca por atualização constante.

Para atenuar esta situação, uma alternativa é investir em novas abordagens de capacitação para aproximar o profissional do conteúdo mais relevante e atualizado, oferecendo facilidade e praticidade de acesso a diversos materiais de referência em saúde como diretrizes, periódicos e livros digitais.

Afinal, oferecer informações por meio de dispositivos móveis conectados à internet é uma tendência que agilizar e muito a vida dos profissionais. Além disso, ter o conteúdo relevante na palma da mão permite que ele seja aplicado em situações do cotidiano, como a análise de um caso clínico ou a confirmação de um diagnóstico.

Os desafios da educação médica continuada

É importante saber que cerca de 50% do conhecimento médico, especialmente o relacionado diretamente a tratamentos, torna-se obsoleto apenas quatro anos após a graduação do profissional de saúde.

Ou seja, a educação médica continuada é imprescindível para que o profissional de saúde não fique ultrapassado em sua atividade. Há 5 principais desafios que levam a este cenário e que precisam ser superados:

Atualização: os médicos precisam passar pelo desenvolvimento profissional contínuo para encontrar as respostas para as necessidades dos pacientes.

Rotina: a jornada de trabalho exaustiva atrapalha a busca por aperfeiçoamento. Mas é preciso encontrar um espaço na agenda para aprender novas técnicas e práticas mais eficientes.

Autoaprendizagem: buscar aprender por conta própria é mais um desafio a ser superado. Para isso, a tecnologia é uma grande aliada.

Tecnologia: o uso de dispositivos móveis garantem a facilidade, praticidade e conveniência necessárias para que o aprendizado seja realizado da melhor forma.

Engajamento: é necessário incentivar profissionais da saúde com atividades didáticas e práticas que agreguem valor ao trabalho de maneira rápida e eficiente.

Leia também: Aprendizagem no ensino superior: conheça as principais tendências da medicina

Livros virtuais como fonte de atualização

A educação médica continuada conta com a biblioteca digital como uma aliada. Isso porque os ebooks ajudam no fortalecimento de habilidades e competências dos médicos e residentes, pois trazem conteúdos atualizados e confiáveis.

Com milhares de obras sobre várias áreas da saúde, o Catálogo de Medicina e Saúde tem como diferencial oferecer os principais livros de cada especialidade.

Uma das principais vantagens dos catálogos segmentados está no valor do investimento. Como a educação médica continuada requer valores altos em cursos e atividades, o catálogo tem um preço acessível, além de muitas outras facilidades.

Saiba mais: Conheça os principais livros de medicina e saúde

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Criado para incentivar a educação continuada de alunos, pesquisadores, profissionais e professores, o Clube Minha Biblioteca oferece assinatura pessoal do catálogo de saúde com mais de 3 mil títulos técnicos, acadêmicos e científicos.

Aproveite ao máximo a melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam o acesso, a leitura e o aprendizado através de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Acesse o site do Clube Minha Biblioteca para saber mais sobre nossos planos e aproveitar o desconto de 25% na assinatura anual.