educação a distância no Brasil

3 principais desafios da educação a distância no Brasil

educação a distância no Brasil ainda tem muito o que evoluir. O crescimento exponencial da tecnologia nos últimos anos aliado à popularização da internet contribuiu para o aumento no número de pessoas que fazem cursos a distância no país.

Dados do mais recente Censo da Educação Superior, de 2018, mostram que foram oferecidas mais de 7 milhões de vagas na modalidade a distância, superando a oferta nos cursos presenciais.

Ao proporcionar praticidade e facilidade aos alunos, a educação a distância no Brasil se tornou uma opção para quem tem pouco tempo livre e dificuldades para conciliar a agenda de atividades com um curso presencial.

Apesar do crescimento vivenciado nos últimos anos, a educação a distância no Brasil enfrenta grandes desafios. Seja por parte das instituições de ensino, dos professores ou dos alunos.

Leia tambémComo implementar um núcleo de EAD em sua instituição de ensino superior

A importância da instituição de ensino no processo de aprendizagem

Antes de focarmos nos principais desafios da educação a distância no Brasil, é preciso avaliar o papel da instituição de ensino neste contexto.

Afinal, cabe à IES oferecer um ensino focado na qualidade. Ou seja, o fato do curso ser a distância não significa que seja menos importante que o presencial. Pelo contrário.

As ações desenvolvidas pela instituição devem prezar pela qualidade do ensino prestado aos alunos com a mesma intensidade dos cursos presenciais.

Leia tambémConheça os principais marcos regulatórios da educação a distância no Brasil

Quais os desafios da educação a distância no Brasil?

A educação a distância no Brasil despontou como uma opção viável e democrática de graduação para uma parcela da população que não tinha acesso ao ensino superior. Seja por estar longe do campus universitário ou por falta de renda para arcar com os custos.

No entanto, apesar do crescimento ano após ano da educação a distância, a modalidade enfrenta diversos desafios.

Veja abaixo os principais:

Desigualdade na EAD: a falta de consistência em padrões para regulamentar a educação a distância no Brasil ainda é uma realidade.

Os órgãos governamentais responsáveis pela avaliação da qualidade da educação virtual não têm um padrão definido. E esta situação leva à falta de credibilidade do sistema por parte da população.

Percepção social: mesmo com muitos cursos EAD oferecendo alto nível de qualidade, ainda há uma resistência em relação ao conteúdo que é transmitido via online.

Algumas pessoas veem a educação a distância no Brasil com receio e acreditam que não há qualidade no ensino.

Portanto, o principal desafio está na conscientização da população sobre os benefícios que a educação a distância no Brasil traz para todos.

Capacitação docente – por ser um fenômeno ainda recente, a educação a distância exige competências e recursos tecnológicos específicos.

Por isso, os professores precisam estar atentos às mudanças e sempre atualizados para oferecer aos alunos metodologias eficientes que respondam às demandas do mercado de trabalho.