ensino superior no brasil

Entenda o mapa do ensino superior no Brasil e como atrair os jovens à graduação

Como está o ensino superior no Brasil? Elaborado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior), o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019 traz dados relevantes sobre o setor e mostra que ainda há muito o que ser feito pela graduação no país.

Se considerada a população brasileira de 18 a 24 anos, apenas 17,8% estão matriculados em um curso de nível superior. Este número é considerado baixo, inclusive na comparação com países com o mesmo patamar de desenvolvimento do Brasil.

Além disso, o Mapa do Ensino Superior no Brasil aponta uma diferença entre os perfis dos alunos de cursos presenciais e a distância. Com isso, verifica-se que a EAD contribui para a disseminação do conhecimento, mas não é a única solução para o problema da formação universitária no país.

Veja abaixo mais informações sobre o panorama atual da graduação no Brasil!

Leia também: Educação no Brasil: conheça os principais desafios para os próximos anos

Faixa etária dos alunos no ensino superior

Como mencionado, mais de 80% da população brasileira desta faixa etária está fora das instituições de ensino superior. Mesmo assim, são os jovens de 19 a 24 anos que predominam nos cursos presenciais, com 58,5% de presença na rede pública e 52,6% na rede particular.

Já, nos cursos a distância, a distribuição entre faixas etárias é mais igualitária com:

• 21,9% de 19 a 24 anos;
  • 20,5% de 25 a 29;
  • 19,4% de 30 a 34, se levarmos em consideração a rede privada.

Estes dados comprovam que o ensino superior a distância é procurado por pessoas já inseridas no mercado de trabalho e que buscam melhorar o nível educacional.

Mas, ainda assim, fica o questionamento:

O que afasta os jovens do ensino superior no Brasil? E o que é preciso ser feito para reverter esta situação?

Leia tambémAnalfabetismo funcional: como melhorar índices de alfabetização com as bibliotecas

Os principais desafios do ensino superior no Brasil

A crise econômica vivenciada no país, os altos índices de desemprego, a falta de crédito estudantil e o medo da inadimplência podem ser fatores que explicam a baixa adesão dos jovens ao ensino superior no Brasil.

Além da questão econômica, há outros fatores. A ausência de políticas públicas de inserção do jovem no ensino superior também pode explicar este baixo número.

Vale lembrar que a popularização de programas como o Prouni e o novo Fies fizeram crescer o número de pessoas no ensino superior, inclusive muitos jovens.

A busca por cursos técnicos de formação profissional também é outro fator que impacta na procura dos jovens pelo ensino superior no Brasil. Por falta de motivação e por necessidade de entrar no mercado rapidamente, muitos optam apenas por realizar o ensino técnico.