Evasão no ensino superior na visão do aluno

Como evitar a evasão no ensino superior na visão do aluno

Um levantamento realizado pelo programa Quero Bolsa revelou que a crise econômica contribuiu para o aumento da evasão no ensino superior. Segundo a pesquisa feita em mais de 1.300 instituições de ensino superior e com dados do censo do Ministério da Educação, a evasão foi de 19% em 2011 para 23% em 2016.

O aumento da evasão no ensino superior naquele ano pode ser explicado pela crise econômica que afetou o Brasil, além da redução de contratos do Fies. Desde então, combater a evasão no ensino superior é um desafio para muitos reitores, tanto na modalidade presencial quanto no ensino a distância, especialmente em tempos de recessão. Se está difícil para as instituições, imagine para os alunos, que são forçados a trancar por período indeterminado e até a desistir dos cursos de graduação por infinitas razões – algumas delas serão tratadas neste artigo.

Por isso, elaboramos um guia para evitar a evasão no ensino superior, com foco na visão do aluno. Continue acompanhando!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Identifique os fatores que contribuem para a evasão

O primeiro passo para evitar a evasão no ensino superior na visão do aluno é identificar os fatores que contribuem para o abandono do curso. De acordo com a pesquisa, o poder aquisitivo é o principal fator que contribui para a evasão. Isso porque 50 mil estudantes de todos os perfis, ou seja, evadidos, cursando ou formados, apontaram que a falta de renda e/ou capacidade de continuar com o pagamento da mensalidade levaram à desistência do curso de graduação.

Compromissos pessoais e profissionais foram o segundo fator mais citado pelos estudantes, fato agravado pela pouca flexibilidade de muitos cursos presenciais. A falta de identificação com o curso é outro aspecto que contribui diretamente para a evasão no ensino superior.

Conheça o perfil dos alunos

Outra ação fundamental para promover a retenção de alunos e evitar a evasão no ensino superior na perspectiva dos discentes é conhecer o perfil de cada estudante. Para isso, as IES podem elaborar um questionário completo na hora da matrícula, questionando a idade, o sexo, preferências e expectativas de cada aluno.

Além disso, é muito importante manter um relacionamento próximo com os alunos, buscando sempre prestar assistência do início ao fim do curso. Desse modo, é possível combater a evasão no ensino superior com mais eficiência.

Como a Minha Biblioteca contribui para evitar a evasão no ensino superior?

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros formada pelas principais editoras de títulos acadêmicos do Brasil — Grupo A, Gen-Atlas, Manole e Saraiva —  e ainda conta com a editoras convidadas, que enriquece ainda mais a plataforma.

biblioteca online disponibiliza acesso aos melhores conteúdos técnicos e científicos por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet e diversas ferramentas como marca página, marcação nos textos, e muitos outros, contribuindo para a flexibilidade nos estudos.

Desse modo, os estudantes e professores têm acesso fácil e rápido a mais de 7 mil obras das principais áreas de conhecimento do ensino superior, otimizando a elaboração de plano de aula e os processos de aprendizagem, uma vez que facilita a discussão de obras selecionadas pelos professores.

Identificar os principais fatores que contribuem para evitar a evasão no ensino superior na visão do aluno é fundamental para colocar em prática a retenção dos estudantes. No entanto, contar com o auxílio da Minha Biblioteca pode ser um diferencial competitivo muito importante para sua IES.

Para conhecer um pouco mais sobre a Minha Biblioteca e suas vantagens, entre em contato com a nossa equipe para solicitar um trial de nossa biblioteca online!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!