Blog

Evasão na EAD: Como combater

6 fatores que aumentam a evasão na EAD e como combatê-los

Ensino a Distância tornou-se uma alternativa para muitos estudantes brasileiros que precisavam estudar e trabalhar. Entretanto, de acordo com o censo EAD realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, as instituições de ensino que ofereciam cursos completamente a distância observaram uma taxa de evasão na EAD de até 50%, e para os cursos semipresenciais apenas 25%.

Combatê-la é essencial para que a instituição de ensino prospere. Mas você sabe como fazer isso? Hoje, vamos mostrar seis fatores que aumentam a evasão na EAD e como resolver esse problema. Continue acompanhando!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

  1. Falta de atendimento às expectativas dos alunos

É comum encontrar estudantes frustrados com a experiência vivenciada nos cursos online, que nem sempre conseguem cumprir o que prometeram aos alunos. Dessa maneira, a taxa de evasão de cursos completamente a distância é influenciada.

Leia também: Como melhorar o relacionamento das instituições de ensino superior com os nativos digitais

Para atender as expectativas dos alunos é imprescindível que a instituição de ensino mantenha uma comunicação eficiente e clara com o corpo discente. É possível disponibilizar informações úteis sobre os conteúdos abordados nos cursos online, além de falar sobre os métodos de ensino e os critérios utilizados para avaliação.

  1. Falta de apoio e interação institucional

Alguns cursos a distância não proporcionam a autonomia necessária para os alunos conduzirem o próprioprocesso de aprendizado. Isso cria a dependência pelos professores e pela IES, além de contribuir para desistência por parte dos alunos.

Para aumentar o apoio e proporcionar a autonomia ideal, é recomendada a criação de um fórum como canal de comunicação entre os professores e alunos, além de um espaço para tirar dúvidas e discussões.

Leia também: 5 maneiras de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional

Também é possível otimizar a comunicação por meio de vídeos dinâmicos, que devem ser bem gravados e munidos de recursos tecnológicos que contribuem para o aprendizado.

  1. Falta de qualidade do curso online

Muitas instituições de ensino superior não conseguem realizar a adaptação de um curso presencial para o ambiente virtual de forma eficiente. Esse é um fator que influencia e contribui diretamente na evasão na EAD, pois afeta diretamente o nível de satisfação dos alunos.

Leia também: 5 dicas para manter os alunos satisfeitos com sua instituição de ensino

Para garantir uma adaptação eficiente para os cursos, as instituições devem conhecer o público-alvo de cada modalidade. Desse modo, deverá adaptar linguagens, desenvolver métodos de ensino que facilitem o aprendizado e engaje os alunos, entre outras práticas.

Outra dica importante é buscar práticas que também geram resultados no ambiente virtual, como fazer a prospecção de alunos nas redes sociais, oferecer atendimento e suporte virtual ou disponibilizar obras acadêmicas em uma plataforma digital de livros.

  1. Dificuldade com a plataforma de ensino a distância

experiência dos alunos com os cursos de ensino a distância depende completamente da plataforma utilizada pela instituição de ensino. Dessa forma, disponibilizar uma plataforma complexa e pouco intuitiva favorece a evasão na EAD e afeta negativamente o desempenho dos estudantes.

Para evitar esse tipo de situação, é imprescindível que a IES invista em uma plataforma realmente útil para os seus alunos. Priorize sempre recursos fáceis de utilizar e ferramentas intuitivas, site leve e que carregue em qualquer dispositivo, entre outros cuidados que garantam a satisfação dos alunos e usuários.

  1. Problemas financeiros

O Brasil vem passando por momentos de crise e recessão, afetando também a capacidade dos alunos em continuar pagando as mensalidades dos cursos online. Para garantir a permanência dos estudantes, é possível elaborar descontos e planos de bolsas, além de conversas com os alunos para descobrir qual é a medida ou proposta mais indicada para cada caso.

  1. Baixo desempenho acadêmico

Muitos brasileiros sofreram com a baixa qualidade da educação básica no Brasil. Com isso, deficiências acadêmicas como o analfabetismo funcional e outros problemas no processo de aprendizado contribuem para a evasão na EAD.

Para garantir que as notas baixas não sejam o motivo da evasão, é muito importante disponibilizar os requisitos fundamentais para a realização do curso online. Além disso, aulas de reforço e materiais de apoio para os estudos são práticas eficientes para otimizar o desempenho dos estudantes.

Como a Minha Biblioteca ajuda a combater a evasão na EAD?

Minha Biblioteca é um consórcio entre as principais editoras de livros acadêmicos do Brasil, disponibilizando uma biblioteca digital com mais de 7 mil obras acadêmicas. A plataforma digital de livros fornece acesso completo para alunos e professores de qualquer lugar e dispositivo que tenha internet.

Dessa maneira, é possível otimizar a experiência dos cursos online podendo reduzir a evasão na EAD. Os professores podem utilizar os conteúdos para desenvolver novos planos de aulas, fortalecer a bibliografia básica e complementar, recomendar obras de acordo com o interesse do aluno, além de promover debate sobre os livros lidos. E os estudantes podem estudar e pesquisar com praticidade e mobilidade.

Para saber mais sobre a nossa plataforma e como ela pode ajudar a combater a evasão na EAD, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!