evasão no ensino superior

Como os cursos semipresenciais ajudam a reduzir a evasão no ensino superior

evasão no ensino superior é um dos temas que mais preocupam os responsáveis pelas instituições de ensino no Brasil. Dados do Censo da Educação Superior divulgados recentemente mostram que 56,8% dos universitários que começaram o curso em 2010 desistiram antes da conclusão.

O levantamento revela ainda que, nos últimos anos, em média, só um terço dos alunos terminaram o curso “na época certa”. Ou seja, no número de semestres previstos.

Diversos são os fatores que levam à evasão no ensino superior, como a crise econômica, a desmotivação para os estudos e a falta de perspectiva profissional. Neste contexto, os cursos semipresenciais despontam como uma alternativa para modificar a situação atual.

O que são cursos semipresenciais?

Os cursos semipresenciais podem ser considerados uma modalidade intermediária entre o presencial e o ensino a distância (EAD).

A ideia é unir o que há de positivo nos dois tipos de ensino:

• Proximidade entre alunos e professores e colegas de sala de aula

O modelo semipresencial exige um maior comparecimento do aluno ao polo ou campus da instituição de ensino. O que gera maior vínculo afetivo e relacionamento com os demais integrantes da vida acadêmica.

• Flexibilidade de horário e locais para estudo

Este tipo de ensino consegue proporcionar a otimização do tempo de estudo. Os conteúdos e as atividades do ambiente virtual de aprendizagem são encadeados de acordo com as aulas presenciais apresentadas pelos professores.

Com o vínculo entre aluno e docente e a facilidade de estudo, o curso semipresencial consegue engajar o estudante ao longo da trajetória na instituição. Assim, é possível mantê-lo até o fim do curso.

Leia tambémEntenda o mapa do ensino superior no Brasil e como atrair os jovens à graduação

Vantagens do curso semipresencial para diminuir a evasão no ensino superior

Com o modelo semipresencial, os gestores encontram vantagens importantes para aumentar a taxa de conclusão de curso. O que é fundamental para evitar a evasão no ensino superior. Veja os principais aspectos positivos:

Inclusão – o primeiro benefício é a inclusão proporcionada por esta modalidade de ensino. Afinal, as pessoas que moram longe de centros urbanos com campus de universidades, mas que possuem acesso à internet, têm a oportunidade de concluir a graduação.

Flexibilidade – com as aulas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, cabe ao aluno escolher o melhor horário para realizar as atividades e os exercícios propostos.

Autonomia – ao mesmo tempo em que requer disciplina, o ensino a distância concede autonomia. Esse modelo incentiva o estudo e a pesquisa de forma independente, fortalecendo o aprendizado e otimizando a comunicação.

Conteúdo – na modalidade semipresencial, os conteúdos apresentados são mais dinâmicos, interativos e aplicados no seu dia a dia. O que prende o interesse dos alunos.

Custo-benefício – estudar online reduz os custos com transporte, alimentação e materiais. A opção pela modalidade semipresencial ajuda também a reduzir a evasão no ensino superior, porque diminui os gastos no orçamento.