educação no brasil

Educação no Brasil: conheça os principais desafios para os próximos anos

O tema educação no Brasil está atrelado a grandes desafios. Inúmeros são os problemas enfrentados por professores e alunos em sala de aula. E, no ensino superior, não é diferente.

Os dados do último Censo da Educação Superior, divulgado no ano passado e com base em números de 2017, revelaram que o Brasil tinha 8,3 milhões de alunos em cursos de nível superior.

Segundo outra pesquisa realizada pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com diploma universitário aumentou de 4,4% da população, em 2000, para 7,9%, em 2010.

Estes dados comprovam que ainda há muito o que ser feito pela educação no Brasil para melhorar o ensino e torná-lo mais abrangente.

Leia tambémAnalfabetismo funcional: como melhorar índices de alfabetização com as bibliotecas

Quem cuida da educação no Brasil?

Antes de falarmos sobre os desafios na educação no Brasil e no ensino superior, é preciso entender a função do Conselho Nacional de Educação. Trata-se do órgão de assessoramento do Ministério da Educação (MEC).

O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais para assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

Cabe então ao CNE formular e avaliar a política nacional de educação. Além de zelar pela qualidade do ensino, pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação no Brasil.

Neste contexto, o Conselho Nacional de Educação elencou alguns dos principais desafios da educação no Brasil.

Leia tambémEducação de jovens e adultos: como incentivar o pensamento crítico

Quais os principais desafios da educação no Brasil?

Para atingir melhores índices educacionais, é preciso superar uma série de obstáculos. Confira os principais desafios da educação no Brasil:

Governança: neste caso, é necessária a profissionalização da gestão para buscar o melhor uso dos recursos disponíveis;

Desburocratização: com o intuito de garantir maior segurança jurídica e autonomia aos gestores, o desafio é revisar e atualizar a legislação para adequá-la à nova realidade social;

Diversidade: é fundamental considerar aspectos multidimensionais na avaliação. Além disso, deve-se respeitar as muitas diferenças regionais que existem no Brasil

Formação: é imprescindível que haja uma reformulação nas licenciaturas. O novo momento da sociedade pede adequação dos currículos de acordo com práticas de aprendizagem mais modernas.

Inovação: estimular e fomentar novas ideias é sempre o recomendado. O ideal é buscar trabalhar em rede e cooperar com outros setores.