7 tendências sociais na educação de jovens e adultos

7 tendências sociais que estão mudando a educação de jovens e adultos

educação de jovens e adultos, principalmente no ensino superior, tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, pelas mudanças e novas tendências sociais.

Alguns dos fatores que fazem parte deste processo contínuo de mudança são questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. Trata-se de aspectos que influenciam a aprendizagem e, consequentemente, a educação de jovens e adultos.

Confira agora sete tendências sociais que devem ser acompanhadas!

Leia também5 fatores que vão impactar a educação do futuro

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

1) Crescimento da imigração

Dados da Agência da ONU para refugiados (ACNUR) mostram que 68,5 milhões de pessoas estavam deslocadas no mundo em 2017.

Estas pessoas deixaram seus países e suas vidas para trás em busca de oportunidades. E esta mobilidade traz consigo a diversidade cultural, a energia e a ambição dos recém-chegados. No entanto, há inúmeros desafios, principalmente para a educação de jovens e adultos.

É preciso pensar em como acolher estas pessoas no ambiente escolar e universitário. Por isso, algumas perguntas ficam no ar. Por exemplo: de que forma as instituições de ensino superior poderão dar apoio aos estudantes que chegam de outros países? Essa questão vale tanto para a adaptação quanto para o idioma.

Quesitos como identidade e integração também precisam ser trabalhados com todos os membros da comunidade acadêmica. O que vai ajudar a tornar o ambiente mais receptivo e na democratização do ensino.

2) Financiamento educacional

A maneira como a educação de jovens e adultos será financiada é uma das principais questões dos sistemas educacionais em um futuro próximo.

Repentinas crises econômicas e recessões são cada vez mais comuns. Por isso, é preciso entender como os alunos e instituições de ensino encontrarão formas para subsidiarem a permanência dos estudantes em sala de aula e evitar a evasão.

Leia também3 formas de melhorar a gestão financeira na educação

3) Ideias diferentes

Com a transformação digital, aumenta a presença da tecnologia na educação. Isso proporciona inúmeras vantagens e benefícios. No entanto, há outros desafios a serem enfrentados.

A personalização de notícias e informações por algoritmos faz com que as pessoas só tenham acesso a opiniões semelhantes. Estas “bolhas” podem ser prejudiciais, pois não estimulam o pensamento crítico.

Cabe às instituições de ensino superior trabalharem para promover o debate e incentivar a troca de ideias diferentes e construtivas.

4) O fim do emprego para toda a vida

Um dos processos de transformação enfrentados pela sociedade está relacionado ao mercado de trabalho. Dois fatores são cruciais aqui:

• Crescimento da expectativa de vida;
  • Fim da previsibilidade nos empregos, como tínhamos no século passado.

Mas o que isso tem a ver com o processo educacional e a aprendizagem? É simples! A educação de jovens e adultos precisa estar focada em treinamento e capacitação constante.

Afinal, as pessoas buscam novas competências e conhecimentos para desempenhar atividades que proporcionem bom retorno financeiro.

5) Ensino de valores

Muitas vezes, é designado para a instituição de ensino apresentar valores aos alunos. Mas, em um mundo polarizado, quais os valores que devem ser transmitidos?

A evolução dos meios digitais permitiu que todos tenham voz, mas nem sempre as informações divulgadas são confiáveis. E, em muitos casos, as pessoas não querem ouvir o outro lado.

A educação de jovens e adultos encontra então mais uma dificuldade social: como diferenciar opiniões de informações objetivas? É em busca desta resposta que alunos e professores devem trabalhar.

6) Conexão em tempo integral

A internet já faz parte da vida de milhões de jovens e adultos em todo o mundo. Porém, é cada vez maior a necessidade de estar conectado. Isso faz com que os chamados nativos digitais se sintam mal, quando não estão com os smartphones na mão.

Este cenário de conexão em tempo integral proporciona inúmeros desafios, como por exemplo, o isolamento dos jovens. Mas também é preciso ver os benefícios gerados como o acesso a plataformas de estudos e outros meios de aprendizagem.