7 tendências sociais na educação de jovens e adultos

7 tendências sociais que estão mudando a educação de jovens e adultos

educação de jovens e adultos, principalmente no ensino superior, tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, pelas mudanças e novas tendências sociais.

Alguns dos fatores que fazem parte deste processo contínuo de mudança são questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. Trata-se de aspectos que influenciam a aprendizagem e, consequentemente, a educação de jovens e adultos.

Confira agora sete tendências sociais que devem ser acompanhadas!

Leia também5 fatores que vão impactar a educação do futuro

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

1) Crescimento da imigração

Dados da Agência da ONU para refugiados (ACNUR) mostram que 68,5 milhões de pessoas estavam deslocadas no mundo em 2017.

Estas pessoas deixaram seus países e suas vidas para trás em busca de oportunidades. E esta mobilidade traz consigo a diversidade cultural, a energia e a ambição dos recém-chegados. No entanto, há inúmeros desafios, principalmente para a educação de jovens e adultos.

É preciso pensar em como acolher estas pessoas no ambiente escolar e universitário. Por isso, algumas perguntas ficam no ar. Por exemplo: de que forma as instituições de ensino superior poderão dar apoio aos estudantes que chegam de outros países? Essa questão vale tanto para a adaptação quanto para o idioma.

Quesitos como identidade e integração também precisam ser trabalhados com todos os membros da comunidade acadêmica. O que vai ajudar a tornar o ambiente mais receptivo e na democratização do ensino.

2) Financiamento educacional

A maneira como a educação de jovens e adultos será financiada é uma das principais questões dos sistemas educacionais em um futuro próximo.

Repentinas crises econômicas e recessões são cada vez mais comuns. Por isso, é preciso entender como os alunos e instituições de ensino encontrarão formas para subsidiarem a permanência dos estudantes em sala de aula e evitar a evasão.

Leia também3 formas de melhorar a gestão financeira na educação

3) Ideias diferentes

Com a transformação digital, aumenta a presença da tecnologia na educação. Isso proporciona inúmeras vantagens e benefícios. No entanto, há outros desafios a serem enfrentados.

A personalização de notícias e informações por algoritmos faz com que as pessoas só tenham acesso a opiniões semelhantes. Estas “bolhas” podem ser prejudiciais, pois não estimulam o pensamento crítico.

Cabe às instituições de ensino superior trabalharem para promover o debate e incentivar a troca de ideias diferentes e construtivas.

4) O fim do emprego para toda a vida

Um dos processos de transformação enfrentados pela sociedade está relacionado ao mercado de trabalho. Dois fatores são cruciais aqui:

  • Crescimento da expectativa de vida;
  • Fim da previsibilidade nos empregos, como tínhamos no século passado.

Mas o que isso tem a ver com o processo educacional e a aprendizagem? É simples! A educação de jovens e adultos precisa estar focada em treinamento e capacitação constante.

Afinal, as pessoas buscam novas competências e conhecimentos para desempenhar atividades que proporcionem bom retorno financeiro.

5) Ensino de valores

Muitas vezes, é designado para a instituição de ensino apresentar valores aos alunos. Mas, em um mundo polarizado, quais os valores que devem ser transmitidos?

A evolução dos meios digitais permitiu que todos tenham voz, mas nem sempre as informações divulgadas são confiáveis. E, em muitos casos, as pessoas não querem ouvir o outro lado.

A educação de jovens e adultos encontra então mais uma dificuldade social: como diferenciar opiniões de informações objetivas? É em busca desta resposta que alunos e professores devem trabalhar.

6) Conexão em tempo integral

A internet já faz parte da vida de milhões de jovens e adultos em todo o mundo. Porém, é cada vez maior a necessidade de estar conectado. Isso faz com que os chamados nativos digitais se sintam mal, quando não estão com os smartphones na mão.

Este cenário de conexão em tempo integral proporciona inúmeros desafios, como por exemplo, o isolamento dos jovens. Mas também é preciso ver os benefícios gerados como o acesso a plataformas de estudos e outros meios de aprendizagem.

Leia tambémComo manter a atenção dos alunos de graduação com tecnologias digitais

7) Mudanças nos hábitos de leitura

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope, 56% da população brasileira poderia ser considerada leitora em 2015.

O mesmo levantamento apontou que 26% dos entrevistados já haviam lido os chamados livros digitais. Isso mostra uma nova tendência social, que ajuda a melhorar a educação de jovens e adultos também no ensino superior.

As facilidades proporcionadas pelos livros digitais fazem com que esta tendência cresça nos próximos anos. Acessível em dispositivos móveis, o livro digital conta com a facilidade de ser visualizado a qualquer hora e lugar.

Biblioteca Digital como aliada da instituição de ensino

Em um mundo com o tempo cada vez mais escasso, todas as oportunidades devem ser aproveitadas. Por isso, a biblioteca digital surge como uma aliada da instituição de ensino para proporcionar praticidade ao aluno e ajudar a melhorar o aprendizado.

Com um acervo com mais de 8 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca é uma plataforma online que disponibiliza as obras para pesquisa e consulta dos estudantes, além de auxiliar os professores a planejarem as aulas.

A sua instituição de ensino superior pode oferecer mais este benefício aos alunos. Assim como, é possível manter seu acervo atualizado e bem recheado com as melhores obras e autores do mercado.

Para conhecer mais sobre a ferramenta, entre em contato conosco e solicite um trial.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!