competências em educação a distância

Competências em educação a distância: como melhorar o aprendizado dos alunos

A questão das competências em educação a distância nunca estiveram tão em alta. O atual cenário de isolamento social – com o avanço da pandemia de Covid-19 – tem provocado profundas transformações na sociedade como um todo. E a educação não deixou de ser impactada.

A suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino mundo afora e a necessidade de uma rápida adaptação à educação a distância fez com que a busca por competências se tornasse o pilar para a otimização do ensino e aprendizado dos alunos.

Vale lembrar que a discussão sobre as competências em educação a distância não é recente. Pelo contrário. Cada vez mais falar sobre o tema tem se tornado urgente e necessário. Principalmente para os gestores das instituições de ensino.

A importância das competências em educação a distância

O modelo tradicional de aulas expositivas já não dialoga mais com o atual contexto dos alunos. Inseridos em um mundo tecnológico e virtual, os estudantes esperam que as instituições ofereçam condições para enfrentar as atuais demandas da sociedade.

O que se espera das instituições de ensino, principalmente, quanto às competências em educação a distância é o ensino conectado a todas as áreas do saber.

Ou seja, já não há mais espaço para matérias fragmentadas e avaliações únicas ao fim do semestre. A ideia agora é focar na teoria, unindo conhecimentos, motivações, valores, recursos, atitudes e habilidades para proporcionar ações mais eficazes.

Mais do que conteúdo da matriz curricular, o ensino das competências em educação a distância busca levar o estudante a desenvolver habilidades como pensar criticamente, trabalhar em equipe e despertar a curiosidade.

Leia também: Como prender a atenção dos alunos de graduação nas aulas a distância

Como desenvolver habilidades para facilitar o aprendizado dos alunos?

Tanto os alunos dos cursos presenciais, quanto os alunos dos cursos a distância precisam desenvolver habilidades que extrapolem o conteúdo das disciplinas. As principais habilidades são:

Habilidades práticas: a proatividade, a comunicação e a resolução de problemas são competências que devem fazer parte do modelo apresentado pelos professores em sala de aula. Ensinar como solucionar questões reais é uma das premissas da nova educação.

Cognitivas: a curiosidade, a autonomia, a reflexão e a crítica devem sempre ser estimuladas. A ideia aqui é fazer com que o aluno busque ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula para criar conexões que melhorem seu desempenho.

Técnicas: aumentar a capacidade para lidar com ciência, tecnologia, engenharia e matemática é essencial nos tempos atuais, nos quais é recomendável ter uma visão macro de todas as áreas.

Sociais: interação, cooperação e valorização são competências que não estão presentes nos livros e exercícios, mas devem ser exploradas pelos professores para criar os vínculos necessários, principalmente entre os alunos.

Emocionais: a capacidade de persistência e disciplina podem ser ensinadas por professores como algo a ser trabalhado e conquistado aos poucos. É preciso ser resiliente para se adaptar às mudanças.