Muito já se falou sobre o futuro da biblioteconomia e como as novas tecnologias impactam a profissão. Apesar da impressão inicial indicar o desaparecimento da carreira, as tendências mostram que a realidade é completamente outra.
Ao analisarmos o mercado atual, é possível afirmar que a biblioteconomia é uma profissão em alta. Com um bombardeio de informações vindo de todos os lados, é cada vez mais importante a presença de um profissional com capacidade de buscar e organizar estes dados.
Se antes a preocupação da classe era estar fadada ao sumiço, as novas tecnologias abriram novos espaços de atuação.
A importância das novas tecnologias na biblioteconomia atual
O papel do bibliotecário no mundo digital segue a mesma essência do tratamento dado aos documentos físicos. Com isso, o foco continua sendo o conteúdo e o usuário da informação.
Dessa forma, profissional deve manter conceitos como organização de acervos, disseminação de conhecimento e atendimento aos usuários. Mas também atuar em conjunto com fundamentos utilizados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Assim, os bibliotecários podem trabalhar em soluções tecnológicas para aperfeiçoar os processos em bibliotecas e outras empresas. Seja para desenvolver plataformas, fazer curadoria de conteúdo, ou ajudar a gerar valor a quem busca o conhecimento.
Leia também: Biblioteconomia no Brasil: conheça os principais avanços tecnológicos
Quais as competências do novo profissional da biblioteconomia?
Para aproveitar estes novos espaços no mercado de trabalho, o bibliotecário precisa entender as novas tecnologias e os avanços presentes no cotidiano. Para isso, é preciso desenvolver algumas competências que são de extrema importância para o futuro, como por exemplo:
1 – Gestão de banco de dados;
2 – Arquitetura da informação;
3 – Noções de informatização;
4 – Gestão de repositórios institucionais;
5 – Aptidão para validar fontes de informação;
6 – Identificação de notícias falsas e plágios em artigos acadêmicos;
7 – Soluções tecnológicas para aperfeiçoar os processos dentro da biblioteca.
Além disso, o profissional não pode abrir mão de conceitos essenciais ao desenvolvimento da profissão como:
8 – Atuação na organização de acervos;
9 – Administração de dados;
10 – Processamento e disseminação de informações dentro do ambiente de trabalho;
11 – Atendimento aos leitores;
12 – Conhecimento prévio em plataformas digitais.
Neste contexto, os bibliotecários devem se manter atualizados e realizar capacitações para apoiar o seu desenvolvimento profissional.
Bibliotecas digitais: o futuro da biblioteconomia
Outro ponto de atuação e de futuro para o bibliotecário é a biblioteca digital. Mas, para coordenar este projeto, é essencial para o profissional conhecer as novas tecnologias.
Até porque a plataforma online é tendência na área educacional e no ensino superior. Por meio da ferramenta, é possível disponibilizar livros para alunos e professores de forma rápida e intuitiva.
As bibliotecas digitais unem o conhecimento disponível nos acervos físicos à praticidade proporcionada pela web. Com o recurso, é possível acessar os conteúdos em qualquer dispositivo com acesso à internet em qualquer lugar e horário.
Como a Minha Biblioteca pode ajudá-lo?
A Minha Biblioteca é uma plataforma online com mais de 7 mil títulos acadêmicos em seu acervo. Com catálogo multidisciplinar, a plataforma oferece obras em várias áreas do conhecimento como: Saúde, Direito, Administração, Engenharia e outros.
Tem como destaque a praticidade de acesso aos conteúdos e a mesma lógica de organização encontrada nas bibliotecas físicas. Uma das principais funções do bibliotecário é analisar os livros digitais do acervo e verificar se atendem às bibliografias das disciplinas.
Se você ainda não conhece a nossa plataforma, entre em contato conosco e solicite uma proposta.