3 mais importantes livros de virologia para estudantes de saúde e medicina - Disponível no Clube Minha Biblioteca

Conheça os 3 livros mais importantes sobre virologia

A virologia é o ramo da microbiologia que estuda os vírus e todas as suas características. Para os alunos dos cursos de medicina e saúde, ter acesso aos mais relevantes livros de virologia é fundamental para obter os conhecimentos necessários, garantir a melhor formação em saúde e se destacar na carreira.

A pesquisa e o estudo sobre virologia ganharam ainda mais importância nos últimos meses, após o decreto de pandemia mundial do novo coronavírus.

Neste sentido, a disciplina que analisa a evolução das doenças a partir dos vírus, mostrou-se ainda mais fundamental para compreender o que está acontecendo no mundo.

Leia também: Conheça 5 livros de microbiologia e saiba a sua importância

O que são os vírus?

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, eles necessitam da célula hospedeira para sua multiplicação. 

Por esta condição, ainda há muitas discussões na academia sobre a classificação dos vírus como seres vivos.

Tanto que os vírus seguem sem estar enquadrados em nenhuma classificação de reinos dos seres vivos.

Leia também: Saiba tudo sobre o livro Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica

A importância da virologia no dia a dia

A virologia é a disciplina que está diretamente relacionada à microbiologia e à imunologia. Foi por meio da evolução da biologia molecular que a virologia ganhou força como campo de estudo.

Assim, os livros de virologia são essenciais aos futuros profissionais da área de medicina e saúde, pois mostram também as ações benéficas que os vírus podem causar.

Antes ligados apenas a doenças, os vírus passaram a ser usados em tratamentos para curar os próprios males. 

A área de imunologia, por exemplo, utiliza vírus atenuados para desenvolver vacinas que atuam na prevenção de doenças. 

Conheça a carreira do virologista

O virologista é o responsável por salvar muitas vidas pelo mundo. Afinal, a evolução da biomedicina vem ajudando a elevar a estimativa de vida da população devido ao trabalho de profissionais, como os virologistas.

Conhecidos por atuar diretamente com pesquisas, os profissionais utilizam os livros de virologia para preparar, conduzir e supervisionar estudos com microrganismos.

Nas pesquisas, os virologistas observam como as bactérias se comportam e reagem após a aplicação de um vírus em diferentes níveis de umidade, temperaturas e condições do ar.

O trabalho também exige que os resultados das pesquisas sejam apresentados de forma clara e objetiva a toda a comunidade na qual ele está inserido, seja acadêmica ou empresarial.

Veja 3 dos principais livros de virologia

Inúmeros são os livros de virologia à disposição dos alunos e professores, mas separamos 3 das principais obras da área:

É fundamental que os estudantes tenham estes livros sempre à mão para garantir o conhecimento aprofundado sobre o assunto. 

Virologia Humana, 3ª edição, de Suely Santos

Com o recente avanço da biologia molecular, a estrutura e a propriedade dos vírus têm sido determinadas com maior precisão, levando, consequentemente, a um melhor conhecimento da patogenia e epidemiologia das infecções virais. 

Além disso, nos últimos anos, a nomenclatura e a classificação dos vírus têm sofrido diversas modificações, difíceis de serem acompanhadas por profissionais não-especialistas que atuam no ensino da microbiologia. 

Micologia e virologia, de Fernanda França

Os fungos e os vírus são agentes complexos, causando inúmeras doenças e infecções nos seres humanos. Por isso, são objeto de estudo de disciplinas consagradas como a micologia e a virologia, respectivamente. 

Virologia, de Stephen Korsman

Esta obra é uma introdução concisa e acessível à virologia médica, que incorpora princípios essenciais básicos, assim como uma revisão sistemática sobre os vírus e as doenças virais. O livro dá atenção especial ao desenvolvimento na terapia antiviral, que está se tornando cada vez mais efetiva na medicina moderna.

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Alunos, professores, pesquisadores e demais profissionais da área de Medicina e Saúde que ainda não conhecem o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca, precisam saber mais sobre os catálogos disponíveis para assinatura pessoal.

O Clube de Assinatura da Minha Biblioteca foi criado para oferecer acesso a conteúdos de qualidade, com o melhor custo-benefício, para quem está em busca de formação acadêmica e educação continuada.

O catálogo de Medicina e Saúde, por exemplo, tem mais de 3 mil títulos da área com nomes consagrados na literatura médica, com praticidade de navegação e conveniência de acesso, a qualquer hora e lugar, a partir de um dispositivo conectado à internet.

A interface intuitiva oferece a melhor experiência para os usuários, além dos recursos que otimizam o aprendizado e a leitura online, como avançado sistema de busca por palavra-chave, marcadores de páginas, anotações, realces, leitor em voz alta e outros.

Para saber mais sobre o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca, entre em contato conosco e veja mais vantagens.