instituição de ensino superior

Como implementar um núcleo de EAD em sua instituição de ensino superior

Os dados mais recentes do Censo da Educação Superior mostram que, em 2018, o ensino a distância já oferece mais vagas do que a modalidade presencial. Neste cenário, a instituição de ensino superior que deseja implementar o EAD precisa ficar atenta a algumas regras específicas como a criação de núcleos.

Os núcleos de EAD são os responsáveis pelas decisões estratégicas do programa educacional. Isso engloba desde a abertura de novos cursos ou definição de planos para expansão até questões operacionais, como contratação de professores, preparação do material didático e suporte aos estudantes.

Neste texto, você saberá mais sobre os núcleos de EAD e como fazer para implementá-los na sua instituição de ensino superior.

Leia tambémConheça as principais competências em educação a distância

Cenário do ensino a distância no Brasil

Além do aumento nas oportunidades da modalidade EAD, o novo marco regulatório do ensino superior autorizou até 40% das disciplinas a distância para cursos presenciais.

O que pode ser considerado um fator importante para que a instituição de ensino superior opte por implementar um núcleo de EAD.

Estes aspectos aliados ao avanço da tecnologia, ao crescimento do acesso à internet e à maior flexibilidade proporcionada pelo EAD ajudaram a impulsionar a educação a distância.

Como funcionam os núcleos de EAD?

O núcleo de EAD pode ser considerado o centro nervoso da educação a distância na instituição de ensino superior. Ele é o responsável por concentrar todas as atividades da operação que vão desde as centrais de atendimento, passando pelo suporte tecnológico até o departamento financeiro.

Vale salientar que o núcleo de EAD é um órgão de apoio acadêmico, administrativo e tecnológico para o desenvolvimento das atividades da modalidade.

Neste sentido, a equipe que compõe o núcleo deve ser multidisciplinar e capaz de desenvolver uma série de tarefas, como:

• Produzir conteúdo;
  • Capacitar professores;
  • Treinar os alunos;
  • Aprimorar as metodologias;
  • Customizar o ambiente de aprendizagem para facilitar a relação entre alunos e professores.