O machine learning e a inteligência artificial tem revolucionado diversas áreas, inclusive o ensino. A junção da educação e novas tecnologias deu nascimento a soluções que ajudam a mudar positivamente o modo como o ensino é aplicado e a gestão educacional.
Neste texto, você conhecerá algumas das práticas já existentes e que podem aparecer em um futuro muito próximo para auxiliar professores, alunos e instituições de ensino quando o assunto é aprendizado.
Leia também: 4 tendências de transformação digital na educação
Integração de educação e novas tecnologias: visão computacional
Com as tecnologias de machine learning e inteligência artificial, é possível avaliar a taxa de presença de cada aluno automaticamente.
Assim, os docentes e gestores educacionais conseguem encontrar com maior facilidade quem são os estudantes com um número maior de faltas. Como consequência, os responsáveis podem tomar as medidas necessárias para entender os motivos e tentar solucionar esse problema.
Ainda é possível ir além. O sistema pode ser capaz de indicar qual a melhor sala para determinado aluno, a sua satisfação com o ambiente escolar e o tempo em que ele permaneceu concentrado na aula.
Com tais dados, os gestores podem evitar a evasão na instituição de ensino superior e aumentar a retenção dos alunos na sua universidade.
Potencialização dos recursos
E se as matérias pudessem ser lecionadas conforme a necessidade dos alunos? Com a união da educação e novas tecnologias, isso pode ser realidade. É possível realizar recomendações de cursos e disciplinas com base no perfil do estudante ou do assunto a ser tratado.
A educação tem cada vez mais avançado para se tornar personalizável e adaptável a cada estudante, permitindo com que ele mesmo faça sua própria trilha de aprendizado, como nos cursos de educação a distância.
Sistema de recomendação
Por falar em personalização dos estudos, novas tecnologias podem realizar recomendações sobre o futuro de cada aluno, mostrando qual a carreira e a turma mais indicadas para o seu estilo e sua capacidade de aprendizado.
Isso ajudará o estudante a ter um maior autoconhecimento e utilizá-no na prática para absorver melhor o conteúdo e focar em uma carreira para qual realmente tenha aptidão e chances de sucesso.
Leia também: Como manter a atenção dos alunos de graduação com tecnologias digitais
Previsibilidade na gestão financeira e acadêmica
Para ajudar no controle de gastos, as instituições de ensino poderão, por meio da junção da educação e novas tecnologias, quantificar os custos de cada disciplina e curso até o final do ano. Tudo isso facilita a gestão financeira da instituição.
Além disso, é possível descobrir quais cursos e certificações são mais procurados, proporcionando assim um investimento maior e mais efetivo nessas modalidades.
As novas tecnologias permitem também que os professores e a própria faculdade gerenciem melhor o seu ambiente acadêmico,. Dessa maneira, seus esforços, recursos e tempo não serão gastos em vão.
Como as bibliotecas virtuais podem ajudar?
Além de todos os tópicos acima relacionando educação e novas tecnologias, existe um recurso tecnológico bastante útil e que pode ser utilizado com muita facilidade atualmente: as bibliotecas digitais.
Com as plataformas virtuais como a Minha Biblioteca, o aluno terá a oportunidade de acessar inúmeros conteúdos de diversas áreas do conhecimento quando e onde quiser. Tudo isso graças à combinação de educação e novas tecnologias!
São mais de 7 mil títulos acadêmicos em um catálogo multidisciplinar, com acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Os alunos ainda contam com uma série de funcionalidades, como pesquisa por palavra-chave, anotações, marcação de página, realce de cor, modo revisão e muito mais.
Assim, é possível melhorar a qualidade do ensino, dar flexibilidade e autonomia para os alunos, aumentar o engajamento dos alunos e reduzir custos na instituição.
Com essas opções tecnológicas que visam otimizar o ensino superior, você já poderá planejar a como deixar a sua instituição de ensino mais moderna e atrativa para os estudantes das novas gerações.
Que tal já começar a investir em educação e novas tecnologias com a Minha Biblioteca? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua instituição de ensino!