Guia completo para sua IES oferecer um curso de contabilidade de sucesso

Guia completo para sua IES oferecer um curso de contabilidade de sucesso

O curso de contabilidade é o 5º mais procurado do país. Isso porque é uma formação capaz de preparar o profissional para trabalhar com vários saberes que são essenciais para os negócios.

Esse curso visa fornecer conhecimentos contábeis e financeiros, por isso, ele é muito concorrido, e uma IES que não investe nessa graduação pode ficar em desvantagem no mercado.

A seguir, confira alguns pontos relevantes para sua IES oferecer um curso de contabilidade que seja referência para toda a comunidade acadêmica.

Qual é o perfil dos alunos do curso de contabilidade?

Alunos interessados neste curso têm como características a facilidade com números, organização e desenvolvimento de análises.

Assim, os estudantes que desejam cursar contabilidade precisam desenvolver competências e habilidades que agreguem valor e qualidade à sua atuação no mercado de trabalho, a partir de um currículo atualizado em relação às tendências da área.

Desse modo, sua IES deve estar de acordo com os interesses do alunado e com a regulamentação do MEC.

Regulamentação do MEC para os cursos de contabilidade

A regulamentação do MEC é responsável por definir princípios, fundamentos, condições e procedimentos para os cursos de graduação.

Vejamos dois pontos relevantes para adequação da sua IES aos critérios estabelecidos pelos órgãos responsáveis.

Qual é a carga horária mínima exigida no curso?

De acordo com o MEC, a depender da IES, a carga horária da graduação em contabilidade pode ser de 2.400 a 7.200 horas.

Quais são os limites mínimo e máximo para a conclusão do curso de contabilidade?

Isso pode variar de acordo com cada IES. Entretanto, geralmente os estudantes podem concluir o curso entre 3 e 6 anos.

O que deve conter no Projeto Pedagógico do Curso de Contabilidade?

Esse documento deve ser constituído de mecanismos de aproveitamento de conhecimentos que incluem estudos da teoria e prática presenciais e/ou a distância, como monitorias e estágios, programas de iniciação científica, programas de extensão, estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins.

Além disso, os objetivos gerais desse documento devem estar contextualizados em relação às suas inserções institucionais, políticas, geográficas e sociais.

Curso de contabilidade: quais são as disciplinas obrigatórias?

As disciplinas obrigatórias do curso de contabilidade se dividem em matérias de formação geral e específica. As específicas são direcionadas ao aprofundamento nos diversos planos de carreira do contador.

Confira as disciplinas gerais que a sua IES deve oferecer para se adequar ao Projeto Pedagógico proposto pelo MEC:

  • Teorias da Contabilidade
  • Tecnologia da Informação
  • Administração
  • Finanças
  • Economia
  • Direito
  • Estatística
  • Contabilidade Gerencial
  • Gestão Tributária
  • Informações Financeiras e Patrimoniais
  • Auditoria e Controladoria

Como atrair estudantes para o curso de contabilidade?

A sua IES terá um desempenho maior na captação de alunos quando estiver alinhada aos interesses e necessidades mais importantes dentro do currículo para o perfil de aluno que procura o curso de contabilidade.

A seguir, veja como aprimorar a oferta do curso de contabilidade da sua IES.

Equilibre a ementa do curso entre teoria e prática

Isso pode ser feito não só apenas pelos estágios obrigatórios como também oferecendo outras possibilidades de colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala, como inserção de mais disciplinas práticas, workshops, imersões e visitas técnicas a empresas e escritórios.

Equilibrar teoria e prática na ementa do curso de contabilidade se destaca na captação de alunos, porque um dos maiores medos dos estudantes é não estar capacitado de acordo com os desafios e demandas do mercado de trabalho.

Ao oportunizar uma experiência de aprendizado inovadora aos estudantes, sua IES ganha credibilidade e autoridade, fazendo que seja a escolhida pelo perfil de aluno que busca esse curso.

Estruture o currículo do curso de acordo com os critérios do MEC

Para atrair estudantes para o curso de contabilidade, é imprescindível estruturar o currículo de acordo com os critérios dos órgãos responsáveis por avaliar o desempenho das IES.

Isso acontece porque esses estudantes valorizam as IES que estão alinhadas e atendem completamente os critérios do MEC pois, com isso, a formação será mais valorizada no mercado de trabalho.

Invista em espaços físicos e online

Investir em um espaço físico de qualidade é um dos aspectos mais valorizados pelos estudantes interessados em cursos de ciências contábeis. Isso porque a propriedade teórica, o espaço de trabalho, a estrutura e as ferramentas disponíveis podem influenciar profundamente o aprendizado dos discentes.

Assim, você terá mais chances de atrair muitos estudantes, tanto porque sua instituição estará alinhada aos critérios do MEC, quanto porque terá mais condições de aliar teoria e prática nas aulas.

Já o investimento em um espaço online de qualidade mostra-se relevante por conta dos modelos de educação híbrido e a distância, que tem ocorrido nos últimos anos. Isso significa alcançar uma quantidade maior de estudantes oferecendo um curso com a mesma qualidade do presencial.

Acompanhe as necessidades do mercado de trabalho

No curso de contabilidade, o que mais tem valor quanto a esse quesito é a atualização constante das técnicas e o alinhamento às possibilidades de exercício da profissão.

Esse acompanhamento deve se refletir na estrutura curricular, nas metodologias utilizadas, nas referências escolhidas, nas técnicas ensinadas, absolutamente em toda a estrutura do curso.

Ofereça orientação profissional

Dentro da área de contabilidade é possível construir diversas carreiras: auditor, contador gerencial, fiscal etc.

Isso significa dizer que quem é formado nesse segmento pode atuar como profissional liberal, em escritórios de contabilidade, em companhias de auditoria, em departamento financeiro ou tributário das organizações de qualquer setor, etc.

Dessa forma, auxiliar o estudante a descobrir qual é a carreira ideal para ele é também função da IES, além de ser um diferencial para as instituições.

Assim, ao longo do curso, sua IES deve fornecer orientações profissionais para seu alunado. Tal metodologia se configura como um aspecto importante na decisão dos estudantes ao escolher uma IES para se profissionalizar.

 

Por que investir em um acervo digital para o curso de contabilidade?

A adoção de uma biblioteca digital é imprescindível para apoiar a bibliografia indicada nos cursos de graduação, pois a demanda por melhor gestão e qualidade na educação superior vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos.

A experiência se mostra de forma satisfatória e produtiva, acompanhando o uso da internet e de ferramentas digitais em diferentes áreas da sociedade.

A adoção de uma biblioteca digital apresenta algumas vantagens para os cursos de graduação em contabilidade, como:

  • facilidade em consultar, pesquisar e mensurar o acesso do alunado às bibliografias
  • otimização do processo de manutenção e atualização das obras, textos e artigos disponíveis na biblioteca, já que será online
  • reaproveitamento do espaço físico da sua IES para exploração de novos recursos de aprendizagem
  • incentivo à preservação do meio ambiente pela redução do acúmulo de papéis
  • redução de custos para manter o espaço físico destinado à biblioteca e a renovação das obras físicas, podendo direcionar o investimento para o aprimoramento do quadro de funcionários em geral

Conheça a Minha Biblioteca

Agora que você chegou até aqui, já sabe quais são as vantagens que as instituições de educação superior, estudantes, professores, bibliotecários, gestores acadêmicos e pesquisadores obtêm ao fazer uso da Minha Biblioteca como principal ferramenta de estudo, consulta, pesquisa e atualização profissional.

Quer saber mais sobre os catálogos, recursos e benefícios que a Minha Biblioteca oferece para sua instituição e comunidade acadêmica? 

Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Este artigo foi útil para você? Então, confira mais 3 artigos em nosso blog: