Gestão financeira na Educação

3 formas de melhorar a gestão financeira na educação

Manter a gestão financeira na educação é tão importante quanto o acompanhamento do desempenho dos alunos. Isso porque, uma instituição de ensino não funciona adequadamente sem recursos financeiros.

Atualmente, essa preocupação se faz ainda mais necessária, considerando a alta taxa de evasão dos alunos no ensino superior. No Brasil, a média de evasão entre as instituições de ensino superior públicas e privadas é de 21% ao ano.

Tendo em vista que o número de alunos cursando a graduação atualmente é de cerca de 7 milhões de estudantes, isso significa que, apenas na Educação Superior, 1,4 milhão de alunos abandonam o curso anualmente e uma das principais causas é a inadimplência.

Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), houve aumento de 22% na quantidade de estudantes com mensalidades em atraso em todo o país, no comparativo do primeiro semestre de 2014 com o mesmo período de 2015.

Os dados reforçam a importância de realizar um efetivo controle das despesas da sua instituição de ensino e utilizar estratégias que auxiliem a retenção de alunos.

Descubra, a seguir, algumas dicas preciosas para melhorar a gestão financeira na educação!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

3 dicas que vão otimizar a gestão financeira na educação

Uma boa gestão financeira exige controle total sobre os indicadores financeiros da instituição, incluindo taxa de inadimplência e de evasão, descontos, bolsas concedidas, custos de serviços etc.

Para isso, algumas ações são fundamentais:

1. Integre a gestão financeira com a educacional

A integração de toda a gestão da instituição de ensino é fundamental para o controle efetivo das finanças. Com essas informações alinhadas, é possível acompanhar as taxas de inadimplência, implantar ferramentas de negociações e realizar um processo de cobrança otimizado, de acordo com a estratégia de cada instituição.

2. Acompanhe o histórico dos alunos

A gestão financeira na educação também exige um acompanhamento constante do histórico financeiro do aluno, incluindo fluxo de pagamentos, financiamentos e situação das bolsas estudantis, com o objetivo de identificar problemas e antecipar soluções.

3. Defina prioridades

Em qualquer negócio, inclusive no ramo de educação, há certos custos que são mais relevantes que outros, principalmente os que envolvem a manutenção e adequação do funcionamento da instituição.

A visão macro do negócio facilita a tomada de decisão, além de facilitar a definição do orçamento da instituição de ensino e como ele será distribuído, de acordo com as prioridades definidas.

A gestão financeira na educação é, sem dúvidas, uma tarefa complexa e desafiadora. No entanto, possui um papel essencial nos resultados da instituição. A boa notícia é que existem recursos tecnológicos que facilitam a economia de recursos e a retenção dos alunos.

Investir em tecnologia auxilia a redução de custos

uso da tecnologia na educação ajudam a reduzir importantes custos nas universidades, além de reduzir as taxas de a evasão de alunos. É o caso de plataformas digitais como a Minha Biblioteca, um consórcio formado pelas quatros principais editoras de livros acadêmicos do país (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva).

A plataforma possibilita acesso aos melhores conteúdos técnicos e científicos, por meio de dispositivos com acesso à internet como smartphones, tablets e desktops.

Com a biblioteca digital, seus alunos terão acesso rápido e intuitivo a mais de 8 mil títulos das principais áreas de conhecimento, contribuindo diretamente com a otimização dos processos de aprendizagem. Entre em contato conosco e solicite um trial da plataforma!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.