Evite a evasão na sua IES com tecnologia

Evasão no ensino superior: como a inteligência artificial ajuda a evitá-la

Uma das consequências da transformação digital vivenciada nos últimos anos foi o crescimento da inteligência artificial e o fortalecimento da análise preditiva. Mas, como estes recursos, até então ligados à indústria da tecnologia, podem ajudar o setor educacional e evitar a evasão no ensino superior?

Antes de chegar a esta resposta, é preciso entender estes conceitos e de que forma eles podem auxiliar a área de educação.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Principais tecnologias com potencial de mudar a educação

A seguir, veja uma explicação sobre as inovações tecnológicas que já impactam todos os setores da sociedade, incluindo a educação.

Leia também: Como o ensino superior ajuda na transformação promovida pela educação 4.0

  • Inteligência Artificial

É um ramo da ciência da computação que busca elaborar técnicas e dispositivos capazes de simular a capacidade humana de raciocinar, perceber e até tomar decisões e resolver problemas.

  • Big Data

O Big Data reúne uma imensa quantidade de dados e informações que estão disponíveis na rede e precisam ser identificados e tratados.

  • Análise Preditiva

Com base nos dados disponíveis por meio do Big Data, é possível fazer análises, desenvolver ações e tomar decisões. Estas informações ajudam a traçar tendências comportamentais, que podem afetar o planejamento estratégico da sua instituição e melhorar a qualidade do ensino aos alunos.

Motivos para a evasão no ensino superior

Além de conhecer as tecnologias que podem trazer bons resultados para a educação, é importante também saber a situação da evasão no ensino superior.

Considerada o grande problema das instituições na atualidade, a evasão no ensino superior acontece devido a alguns fatores. Veja os 5 mais comuns:

  1. Ensino básico defasado: com um ensino médio inadequado, muitos alunos não chegam preparados e têm dificuldades de adaptação no ensino superior;
  2. Problemas pessoais: alguns alunos não conseguem conciliar o trabalho com a formação acadêmica e não veem perspectiva e benefícios reais do curso. Por isso, acabam deixando a graduação;
  3. Método de ensino: a falta de inovações na transmissão do conhecimento faz com que os alunos não tenham motivação o suficiente, fiquem descontentes com o aprendizado e desistam do curso;
  4. Financiamento: sem condições financeiras para pagar as mensalidades, os estudantes se tornam inadimplentes e não conseguem seguir nos cursos;
  5. Falta de identidade: por não se sentirem parte da instituição, os alunos não se identificam com as disciplinas e optam por deixar os estudos.

Leia tambémComo evitar a evasão no ensino superior na visão do aluno

Como usar a tecnologia para combater a evasão no ensino superior

Sabendo as principais causas de evasão no ensino superior, a primeira ação a ser tomada pelos reitores é mapear e identificar estes problemas dentro da sua instituição.

Com as informações necessárias, é possível usar a análise preditiva aliada à inteligência artificial para estudar esses comportamentos. Assim, podem ser desenvolvidas estratégias para evitar a evasão no ensino superior.

Entre os dados coletados, há 2 tipos principais a serem analisados:

  • Dados de mercado: permitem que sejam analisados os comportamentos mercadológicos. Ou seja, é possível prever as tendências do mercado em um futuro próximo.
  • Dados internos: é importante captar informações sobre alunos faltantes e com mensalidades atrasadas. Além de dados externos como promoções dos concorrentes. Então, é preciso analisá-los de forma conjunta.

Com isso, é possível melhorar o controle de aprendizagem, introduzir novas tecnologias em sala de aula, usar livros digitais e adotar estratégias de gamificação. Tudo com o auxílio da inteligência artificial.

A tecnologia fornece sistemas de aconselhamento universitário, como o Genie, e ferramentas de aprendizagem adaptativa e personalizada, como o Autotutor e o Watson.

Como a Minha Biblioteca ajuda a evitar a evasão no ensino superior

Outra ação que pode agregar valor para a sua instituição e ajudar a combater a evasão no ensino superior é utilizar a biblioteca digital.

Minha Biblioteca, por exemplo, é um recurso tecnológico que ajuda a democratizar a informação e a aumentar a qualidade do ensino superior.

Com mais de 7 mil títulos acadêmicos, a plataforma online oferece um grande acervo e ferramentas de estudo e pesquisa para os alunos. Basta ter um dispositivo eletrônico com acesso à internet que os livros estão à disposição. A biblioteca digital colabora com o processo de aprendizagem e a motivação dos estudantes para evitar a evasão.

Para conhecer como funciona a Minha Biblioteca, acesse o nosso site agora mesmo e solicite um trial.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!