Evasão na EAD

Evasão na EAD: conheça os principais indicativos

A evasão de alunos é um dos problemas mais recorrentes no setor da educação, especialmente em instituições de ensino superior que não investem em ações que promovem a retenção de alunos. Entretanto, no ensino a distância a situação é um pouco mais crítica: devido à falta de contato pessoal,  o relacionamento com o aluno é comprometido, agravando a evasão na EAD. Além disso, fatores como o aspecto financeiro e o desempenho acadêmico também afetam a modalidade de ensino a distância.

No artigo de hoje, vamos apontar os principais indicativos a serem identificados para evitar que os alunos abandonem os cursos EAD antes de finalizá-los. Continue lendo!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!

Desempenho acadêmico

O desempenho acadêmico do aluno é um dos principais indicativos da evasão de cursos. As notas baixas são um dos sinais mais claros, mas também é importante observar a falta de participação em discussões no fórum, e-mails não respondidos, trabalhos não entregues e o não comparecimento em dias de provas (de acordo com as regras do MEC, na EAD, as provas são feitas presencialmente).

É fundamental acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, garantindo um suporte adequado por meio dos tópicos de discussão no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e-mails que estimulam os estudos, envio de materiais complementares que facilitam o entendimento do conteúdo das aulas e outras ações que ajudam a evitar a evasão na EAD.

Falta de pagamento

Geralmente, os cursos de ensino a distância são uma opção econômica quando comparado à modalidade presencial, especialmente no que diz respeito ao deslocamento, alimentação e mensalidades mais acessíveis.

Ainda assim, os alunos passam por dificuldades financeiras que comprometem o pagamento das mensalidades, levando à evasão na EAD. Por isso, o reitor deve possuir estratégias de negócio para garantir planos de bolsas e descontos para combater as desistências dos cursos.

Leia também: 5 fatores que impulsionam o crescimento da educação a distância (EAD) no Brasil

Após identificar os principais indicativos da evasão na EAD, é imprescindível acompanhar o comportamento dos alunos de perto. Para isso, é preciso identificar o público do ensino a distância, além de entender as dificuldades e motivações dos alunos.

Vale ressaltar que a modalidade de ensino a distância ainda é relativamente nova, por isso a EAD é um desafio para muitos estudantes. Ofereça uma plataforma de ensino de qualidade, garantindo todas as funcionalidades capazes de suprir as necessidades dos estudantes.

Como a Minha Biblioteca atua para prevenir a evasão na EAD?

Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatros principais editoras de livros acadêmicos do país (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva). A plataforma digital possibilita acesso aos melhores conteúdos técnicos e científicos, bastando apenas um dispositivo que tenha acesso à internet.

Com a biblioteca digital, seus alunos terão acesso rápido e intuitivo a mais de 7 mil títulos das principais áreas de conhecimento, contribuindo diretamente com a otimização dos processos de aprendizagem.

Conhecer os indicativos que levam à desistência dos cursos a distância e investir em ações de apoio ao aluno, combinadas com tecnologias que otimizam os estudos, são essenciais para combater a evasão na EAD. Entre em contato conosco e solicite um trial da plataforma!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.