Especial dia do bibliotecário

Especial Dia do Bibliotecário

Facilitadores do conhecimento.  Mediadores da Aprendizagem.  Disseminadores da Informação. Curadores de Inteligência. São muitas as nomenclaturas para estes profissionais que estão em constante transformação: Bibliotecários e Bibliotecárias.

Com tantas habilidades, é até um equívoco achar que esta categoria está capacitada apenas para desempenhar suas atividades nos limites de uma biblioteca. “Esta é uma profissão com inúmeras frentes de atuação e isso é realmente transformador e fantástico”, enfatiza Verônica Angeloni, bibliotecária da Minha Biblioteca.

Esta diversidade de funções é avaliada de forma positiva por Verônica, em um escopo de trabalho amplo, em equipe e longe daquela imagem do bibliotecário isolado entre as prateleiras de dezenas de livros, mesmo porque, as bibliotecas virtuais expandiram esse mercado. “Atualmente vemos profissionais em diversas frentes: em bibliotecas virtuais e híbridas (gerenciando acervos físicos e digitais), consultorias de documentação e informação, em centros de memória, empresas de compliance e investigação e em curadoria de dados, realizando pesquisas das mais diversas naturezas e propósitos”, conclui.

Dentro das IES (Instituições de Educação Superior), os bibliotecários também foram desafiados a ampliar seu compromisso com a informação disseminada pelas novas tecnologias, assumindo uma posição de protagonistas, empenhados em transmitir conhecimento, mesmo em situações extremas, como no isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Essa capacidade de atualização tornou estes especialistas ainda mais valiosos e reconhecidos nas universidades.

Para nós, da Minha Biblioteca, são atores e parceiros indispensáveis, dentro

e fora do universo acadêmico. Por isso, decidimos homenageá-los este mês, quando se celebra, em 12 de março, o Dia do Bibliotecário.

Destacamos algumas frases, publicadas em entrevistas para o Blog da Minha Biblioteca, que corroboram a narrativa de inovação da categoria. Confira!

Dia do bibliotecário

“O bibliotecário tem a função de disseminar a informação aos docentes e NDE (Núcleo Docente Estruturante), com os lançamentos e novas edições, para garantir que todos estejam atualizados, junto ao processo de ementas e indicações bibliográficas, além de apresentar o diferencial de sua biblioteca (acervo, serviços, infraestrutura etc.). Essas tarefas devem ser realizadas por meio de capacitações ou canais de comunicação”.    Leia o artigo na íntegra aqui.

Dia do bibliotecário

“Aproveitar o espaço das mídias sociais para a mediação da informação e o relacionamento é fundamental. É preciso ter um olhar atento e refletir sobre como podemos atender à nossa comunidade e estimular uma postura participativa, a fim de elevar a percepção de que o bibliotecário atua de fato como um curador e mediador indispensável da informação – e não como um profissional obsoleto”.  Leia o artigo na íntegra aqui.

Dia do bibliotecário

Acredito que a tecnologia é fundamental quando auxilia para encurtar o tempo na localização das informações. E, cada vez mais, crescerá a opção pelos conteúdos digitais. De algum modo, ainda existe um certo tabu em relação ao uso do acervo virtual, porém percebo que a resistência fica menor, quando os usuários descobrem os inúmeros benefícios desse recurso”.  Leia o artigo na íntegra aqui.

Dia do bibliotecário

“É preciso entender e estarmos abertos aos novos formatos de ensino e às atuais ferramentas que facilitam o aprendizado, para propor melhorias contínuas e ajudar os estudantes e os docentes, sobre a melhor forma de utilizá-las”. Leia o artigo na íntegra aqui.

Dia do bibliotecário

“Os bibliotecários que já gerenciavam atividades relacionadas à construção de conhecimento, agora precisam potencializar essas habilidades para atender perfis diferentes de estudantes, em diversos formatos de ensino – híbrido, remoto e EAD. É obrigatório entender as necessidades desses públicos e a forma como interagem com as plataformas digitais, conforme a virtualização do ensino”.   Leia o artigo na íntegra aqui.

Dia do bibliotecário

“Em determinadas áreas é difícil atualizar o acervo físico, em função do grande volume de lançamentos de novas obras. Além disso, você rompe barreiras com a acessibilidade. Um mesmo livro, mesma edição, pode ser acessada por diversas pessoas, ao mesmo tempo, de forma ilimitada. Os agentes da educação precisam se atualizar e entender que as tecnologias da informação impactam positivamente nosso trabalho e isso repercute em toda a instituição”. Leia o artigo na íntegra aqui.

Dia do bibliotecário

“Somos gestores dos conteúdos de milhares de títulos e fazemos a conexão com toda a comunidade acadêmica: discentes e docentes. Além do desenvolvimento de coleções estar em consonância com as políticas da instituição, é preciso cuidado com a capacitação dos usuários quanto à busca, recuperação e uso da informação. Ainda faz parte do escopo deste trabalho, a divulgação, o monitoramento de acesso remoto aos acervos, produtos e serviços para polos de ensino à distância e de pesquisa, e o desenvolvimento de política de proteção das coleções e dados digitais. São bases de um dia a dia sem rotina e cheio de desafios”.  Leia o artigo na íntegra aqui.

Conheça a Minha Biblioteca

Quer saber mais sobre os catálogos, recursos e benefícios da maior e mais completa biblioteca digital de livros acadêmicos para sua IES? Entre em contato conosco e solicite uma proposta.