educação e novas tecnologias

Educação e novas tecnologias: como machine learning e IA otimizam o ensino superior

machine learning e a inteligência artificial tem revolucionado diversas áreas, inclusive o ensino. A junção da educação e novas tecnologias deu nascimento a soluções que ajudam a mudar positivamente o modo como o ensino é aplicado e a gestão educacional.

Neste texto, você conhecerá algumas das práticas já existentes e que podem aparecer em um futuro muito próximo para auxiliar professores, alunos e instituições de ensino quando o assunto é aprendizado.

Leia também: 4 tendências de transformação digital na educação

Integração de educação e novas tecnologias: visão computacional

Com as tecnologias de machine learning e inteligência artificial, é possível avaliar a taxa de presença de cada aluno automaticamente.

Assim, os docentes e gestores educacionais conseguem encontrar com maior facilidade quem são os estudantes com um número maior de faltas. Como consequência, os responsáveis podem tomar as medidas necessárias para entender os motivos e tentar solucionar esse problema.

Ainda é possível ir além. O sistema pode ser capaz de indicar qual a melhor sala para determinado aluno, a sua satisfação com o ambiente escolar e o tempo em que ele permaneceu concentrado na aula.

Com tais dados, os gestores podem evitar a evasão na instituição de ensino superior e aumentar a retenção dos alunos na sua universidade.

Potencialização dos recursos

E se as matérias pudessem ser lecionadas conforme a necessidade dos alunos? Com a união da educação e novas tecnologias, isso pode ser realidade. É possível realizar recomendações de cursos e disciplinas com base no perfil do estudante ou do assunto a ser tratado.

A educação tem cada vez mais avançado para se tornar personalizável e adaptável a cada estudante, permitindo com que ele mesmo faça sua própria trilha de aprendizado, como nos cursos de educação a distância.

Sistema de recomendação

Por falar em personalização dos estudos, novas tecnologias podem realizar recomendações sobre o futuro de cada aluno, mostrando qual a carreira e a turma mais indicadas para o seu estilo e sua capacidade de aprendizado.

Isso ajudará o estudante a ter um maior autoconhecimento e utilizá-no na prática para absorver melhor o conteúdo e focar em uma carreira para qual realmente tenha aptidão e chances de sucesso.