competências em educação a distância

Conheça as principais competências em educação a distância

Com o crescimento da modalidade EAD no ensino superior, se torna fundamental conhecer as competências em educação a distância. Assim, é possível otimizar as práticas educacionais dos gestores, melhorar a qualidade do ensino e facilitar o aprendizado dos alunos.

Segundo o Censo da Educação Superior, as vagas no ensino superior a distância superaram as oportunidades em cursos presenciais pela primeira vez na história. No ano passado, foram oferecidas 7.170.567 vagas remotas, contra 6.358.534 presenciais.

Todo este processo é facilitado pela presença das Tecnologias da Informação e Comunicação. As chamadas TICs já fazem parte do dia a dia das instituições e são as responsáveis por transformar o ensino como havíamos conhecido.

Porém, não basta só investir em soluções tecnológicas para o aprendizado, como a inteligência artificial. Tais ferramentas são importantes, mas dependem de outros fatores. Afinal, as instituições de ensino, os gestores e os professores devem estar cada vez mais conectados com o que acontece fora das salas de aula.

Assim, é possível colocar o aluno no centro das atenções para a construção de um processo de aprendizado eficiente e focado no desenvolvimento de competências. Como fazer isso na educação a distância? Veja a seguir!

Como funciona o ensino por competências?

Ao escolher pelo ensino por competências ao invés do tradicional por disciplinas, a instituição favorece a conexão entre todas as áreas do saber. Com isso, o que antes era um ensino fracionado e desconexo, agora passa a aprimorar o desempenho do aluno.

Neste sentido, as competências em educação a distância buscam promover a capacidade do estudante em interpretar problemas e encontrar soluções.

A ideia é formar indivíduos para atuar em um mercado de trabalho complexo, competitivo e em constante desenvolvimento.

Leia também: 4 tendências para a educação a distância no Brasil

Quais são as competências em educação a distância?

Neste cenário, tanto alunos, professores e tutores como gestores precisam entender quais são as competências em educação a distância para saber como lidar com elas em seu cotidiano.

As principais competências em relação ao ensino a distância estão ligadas a quatro domínios. Confira:

Tecnológico – os alunos e professores precisam conhecer os recursos tecnológicos para terem controle do uso dos equipamentos e sistemas para os estudos EAD. Sem este conhecimento prévio, não será possível iniciar o processo de aprendizagem.

Sociocultural – compreender o contexto no qual o aluno está inserido também é fundamental para que os professores possam entender o que é possível extrair do estudante. Ou seja, é possível adequar o ensino de acordo com as necessidades das turmas.

Cognitivo – esta competência está ligada à capacidade de aprendizagem, coordenação de ações e organização de conteúdos por parte do aluno. Engloba características dos estudantes, como curiosidade, autonomia, reflexão e crítica.

Gestão – a gestão educacional exige competências em níveis administrativo, financeiro e acadêmico. Isso vale tanto na elaboração do plano pedagógico como na condução da própria instituição de ensino superior.

Habilidades socioemocionais – envolve interação, cooperação, valorização, persistência e disciplina. Todos estas competências devem ser incentivadas por professores e gestores no dia a dia por meio de atividades lúdicas e inclusivas.

Leia tambémHabilidades do século 21: entenda as competências socioemocionais dos universitários

A tecnologia como interface

Para que as competências em educação a distância façam sentido e gerem resultados, é preciso que haja uma base tecnológica.

Ferramentas como a biblioteca digital, por exemplo, facilitam o estudo a distância e são instrumentos que agregam valor à educação.

Usar a tecnologia para aproximar alunos, professores e instituições de ensino é cada vez mais comum em um mundo ultraconectado.

Você conhece a Minha Biblioteca?

Com mais de 7 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca é uma biblioteca virtual que reúne um acervo com obras de diversas áreas do conhecimento.

Algumas das funcionalidades da plataforma disponível aos alunos e professores são a busca por palavra-chave, realce de cor, marcadores de páginas, anotações e modo revisão.

A Minha Biblioteca pode ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo conectado, além de ter integração com diversas plataformas de ensino e o gerenciador do acervo através dos registros MARC 21.

Se você ainda não conhece a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e veja quais são os benefícios para a sua instituição de ensino.