Como manter a atenção dos alunos?

Como manter a atenção dos alunos de graduação com tecnologias digitais

Como manter a atenção dos alunos de graduação? Atualmente, com a onipresença das tecnologias no cotidiano da maioria das pessoas, gerou a necessidade de se repensar todo o sistema educacional.

No que se refere ao ensino superior, especificamente, as tradicionais metodologias e formatos de ensino foram reinventados, dando espaço à inovação e à tecnologia.

A boa notícia é que as ferramentas tecnológicas, quando bem utilizadas, podem ajudar (e muito) na aprendizagem e a manter a atenção dos alunos. Continue acompanhando este post e descubra como!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Use a internet de forma criativa

A internet oferece uma gama de canais muito diversificados que podem colaborar para a transmissão de conhecimento e fomento à intelectualidade dos alunos. Os conteúdos audiovisuais (como vídeos e videoaulas), imagens, podcasts, entre outros, são ferramentas que ajudam a combater a preguiça e a falta de foco e atenção entre os alunos.

Por isso, utilize a internet como uma aliada da educação, buscando alternativas criativas que tornem as aulas mais interativas. Isso despertará o interesse dos alunos e facilitará o aprendizado e a manutenção do foco.

Use smartphones para manter a atenção dos alunos

Tratar os smartphones e dispositivos móveis como vilões não é uma tática que costuma funcionar entre graduandos. Na verdade, a tática deve ser outra: se aliar a eles. Como estamos falando da educação na graduação e pessoas já inseridas no mundo adulto, é preciso tratá-las como iguais.

Mas o que isso quer dizer? Como manter a atenção dos alunos? Simples: em vez de proibir, a instituição de ensino superior deve se aliar a essas tecnologias de modo a fomentar a interlocução e a participação durante as aulas. Os aplicativos de comunicação, por exemplo, podem ajudar a agitar fóruns de discussões, o suporte a dúvidas dos alunos, pesquisas para exercícios e atividades em sala de aula e oferecimento de soluções como bibliotecas online e acesso ao histórico de faltas e de notas.

Aposte em uma biblioteca virtual

Qualquer boa formação deve ser complementada pela leitura e aprendizado de bibliografias relacionadas ao que é apresentado em sala de aula. Logo, a biblioteca é um espaço muito importante para graduandos.

E a boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, o formato digital dos livros solucionou problemas como a necessidade as filas de espera e a necessidade de locomoção para o empréstimo e devolução dos livros.

Como a manter a atenção dos alunos com a Minha Biblioteca

As bibliotecas online, como é o caso da Minha Biblioteca, materializam as necessidades dos novos modelos de ensino, uma vez que transmitem conhecimento com versatilidade e agilidade.

O aluno pode estudar enquanto está no caminho para aula ou em qualquer hora e lugar por meio de um smartphone. Além disso, ele tem a opção de fazer anotações enquanto lê e fazer uma busca rápida por palavras-chave – facilitando suas pesquisas acadêmicas.

As instituiçõesde ensino também são beneficiadas, pois conseguem manter seu acervo atualizado e bem recheado com as melhores obras e autores do mercado.

Então, viu como manter a atenção dos alunos com as tecnologias digitais não é tão complicado assim? Para saber mais sobre o Minha Biblioteca e sobre os recursos que oferecemos para a sua instituição de ensino, entre em contato com a nossa equipe!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.