Motivação para professores

Como aumentar a motivação para professores do ensino superior

Como trabalhar e aumentar a motivação para professores é uma das principais preocupações dos gestores e responsáveis pelas instituições de ensino superior no Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que, no país, havia quase 350 mil professores no ensino superior em 2017. Mas este contingente enfrenta diversos desafios no dia a dia.

Desde a falta de estrutura básica nas salas de aula até o pouco incentivo à capacitação e formação contínua. Por isso, é necessário que os reitores tomem ações para elevar a motivação para professores.

Afinal, ensinar não é apenas o ato de ir para a sala de aula e transmitir o conhecimento. É preciso bastante dedicação e esforço para seguir esta carreira. No entanto, muitas vezes, o docente não é reconhecido como merece. E não há uma motivação para professores da maneira como deve ser feito.

Leia também: Como instituições de ensino, professores e alunos podem se beneficiar com a transformação digital

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Como elevar a motivação para professores na sua instituição de ensino

Para ajudar os reitores e gestores neste desafio constante, listamos 7 dicas valiosas para colocar em prática na sua instituição de ensino o quanto antes. Confira abaixo:

1) Estrutura na sala de aula

O professor precisa ensinar em um ambiente agradável, com espaço confortável. Se há algum problema estrutural, o foco do professor pode se perder. Por isso, é necessário investir em manutenção e conservação das instalações.

Isso, inclusive, proporciona boas condições para os alunos, ajudando a reter os estudantes na sua instituição de ensino.

2) Tecnologia

O mundo está em processo de transformação digital. O que impacta a educação e o modelo de ensino-aprendizagem também. Para manter a motivação para professores, é preciso investir em tecnologia.

Atualmente, o celular já é um aliado em sala de aula e proporcionar um bom sinal de internet com wi-fi livre é um dos caminhos para facilitar o trabalho do professor.

Oferecer o suporte técnico básico, como recursos audiovisuais, é o mínimo esperado de uma instituição. Com essa estrutura, é possível apresentar um conteúdo interativo aos alunos, despertando interesse dos estudantes.

3) Transparência na gestão

Todas as pessoas buscam trabalhar em um lugar com boa atmosfera. Por isso, o diálogo entre administração e corpo docente é fundamental para que a motivação para professores siga em alta.

A conversa franca e aberta sobre possibilidades e eventuais erros é o melhor caminho para todos. Estabelecer metas e prazos de entregas ajuda a alinhar expectativas tanto da instituição quanto dos docentes.

O feedback sobre as atividades realizadas também é uma ferramenta importante no desenvolvimento da relação entre administração e professores. Essa gestão próxima ajuda a aumentar o empenho dos docentes em oferecer o melhor ensino para os alunos, além de desenvolver novos eventos, feiras e atividades.

4) Capacitação

A revolução digital e o progresso tecnológico são os verdadeiros desafios da educação moderna. Estas inovações pedem um constante aperfeiçoamento do professor no ensino superior.

Atualmente, todos têm acesso à informação em tempo real na palma da mão. Este processo faz com que os alunos cheguem à sala de aula com perguntas mais profundas e difíceis de serem respondidas.

Por esta razão, é extremamente importante incentivar a capacitação profissional e a formação contínua dos docentes. O que ajuda a manter a motivação para professores.

Neste cenário, cabe à instituição de ensino promover cursos, eventos e palestras de aperfeiçoamento profissional. Também vale a pena fazer parcerias com outras instituições que possam colaborar com a qualificação do professor.

Leia também5 dicas para tornar sua instituição de ensino mais inovadora no mercado

5) Plano de Carreira

Funcionário motivado é um funcionário produtivo. Além de pagar salários condizentes com o mercado, a instituição de ensino deve oferecer um plano de carreira para alavancar a motivação para professores.

Com um organograma de cargos e salários bem definido, fica mais claro para o docente qual caminho ele pode seguir dentro da instituição. Com isso, o professor também pode pensar e planejar o futuro próximo.

6) Apoio pedagógico

Os professores enfrentam diversos desafios dentro de sala. Desde montar um plano de aula atrativo até entender as dificuldades dos alunos.

Até porque cada estudante tem uma particularidade e cabe à instituição de ensino contribuir para que o professor encontre a melhor maneira de lidar com este desafio.

A instituição também pode elaborar dinâmicas motivacionais. Assim, é possível mostrar como o docente deve abordar as realidades diferentes e dificuldades dos alunos dentro da sala de aula.

Leia também: Motivação e aprendizagem: como professores universitários podem envolver os alunos

7) Ferramentas educacionais

Outro importante elemento para fortalecer a motivação para professores é oferecer ferramentas educacionais, que ajudem no trabalho do dia a dia.

As bibliotecas digitais, como a Minha Biblioteca, por exemplo, são plataformas online que disponibilizam milhares de livros para acesso de estudantes e professores.

Prática e acessível, a Minha Biblioteca permite que os professores desenvolvam os planos de aula e indiquem os livros do acervo para os estudantes. Da mesma maneira, os alunos têm acesso às obras na palma da sua mão.

Conheça a Minha Biblioteca

Com mais de 8 mil títulos acadêmicos em seu acervo, a Minha Biblioteca é a ferramenta ideal para as instituições de ensino superior e para ajudar na motivação para professores.

Bem avaliada pelo Ministério da Educação, a plataforma oferece diversas vantagens para a instituição de ensino, bibliotecários, professores e alunos.

Adotando a biblioteca digital, a instituição consegue reduzir custos e, ainda assim, oferecer uma ampla variedade de títulos de autores renomados para os alunos.

Inclusive, não é preciso mais ter várias cópias do mesmo livro na biblioteca física. Uma vez que a plataforma disponibiliza acessos simultâneos. Ou seja, vários estudantes podem ler, consultar ou pesquisar a mesma obra ao mesmo tempo.

Conheça a Minha Biblioteca e veja todos os benefícios que ela pode trazer para a sua instituição de ensino. Entre em contato e peça um trial.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Leave a comment

6 + 7 =