Tecnologias da Informação e Comunicação

5 maneiras de inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação (TICs)

Em uma realidade cada vez mais conectada, um dos maiores desafios de muitos reitores é encontrar maneiras de inovar o ensino superior por meio da tecnologia. Com a popularização da internet e desenvolvimento constante de hardwares e softwares, tornou-se possível inovar a graduação por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem ser utilizadas em diversos segmentos, como na indústria (automatização de processos), no comércio (publicidade e marketing digital) e na educação.

No artigo de hoje, listamos cinco maneiras de inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação (TICs). Continue lendo!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

1 – Estimule a utilização de conteúdo multimídias

Para começar a inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação é fundamental estimular a utilização de conteúdos multimídias. Ou seja, vídeos, gráficos, áudios etc.

Dessa maneira, é possível tornar as aulas mais atrativas para os estudantes, permitindo que os alunos solidifiquem os aprendizados desenvolvidos em sala de aula de maneira ágil e eficaz.

2 – Marque presença nas redes sociais

As redes sociais também se caracterizam em tecnologias de informação e comunicação, sendo ferramentas úteis para inovar o ensino superior. Com uma grande parcela dos alunos conectados por meio delas, é possível criar grupos para estudos, tirar dúvidas, organizar eventos e disponibilizar conteúdos úteis para os estudantes.

Leia também | 5 maneiras de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional

Existe uma grande variedade de opções, como Twitter, Instagram, Pinterest, entre outras. O importante é marcar presença nas redes mais utilizadas pelos alunos para otimizar a comunicação entre os docentes e discentes.

3 – Utilize um software de gestão educacional

Quando o assunto é inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação, um software de gestão educacional é uma ferramenta imprescindível. Pois, gerir uma instituição de ensino superior requer organização e controle, sendo a automação de processos ideal para aperfeiçoar esses dois aspectos no cotidiano dos reitores.

Dessa maneira, é possível acompanhar em tempo real e em apenas um único lugar todos os processos realizados na IES. Como por exemplo: a frequência dos estudantes, o controle do quadro de horários, provas, eventos, estoque de materiais, entre outros.

4 – Implemente o mobile learning

Os dispositivos móveis, tais como notebooks, tablets e smartphones, estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Esses dispositivos já não são mais vistos como ferramentas exclusivas para o lazer e, atualmente, são essenciais para muitos profissionais.