Retenção de alunos

Saiba como trabalhar a retenção de alunos no ensino a distância

A educação a distância é uma modalidade em crescimento no Brasil. No entanto, como toda área educacional, enfrenta desafios que envolvem a retenção de alunos e o atendimento às necessidades do corpo discente, acostumado a relações mais próximas promovidas pelo ensino presencial.

Para enfrentar a evasão na EAD de maneira progressiva, as IES devem se modernizar e adotar novas estratégias para otimizar o processo de aprendizagem e promover ações que encurtem a comunicação com os alunos.

Existem várias razões que levam os alunos a abandonarem os cursos, mas também existem diversas ações e estratégias para combater a evasão. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre como trabalhar a retenção de alunos no ensino a distância, mostrando como colocar a retenção de alunos em prática. Continue acompanhando!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!

Entenda um pouco mais sobre a retenção de alunos

No segmento da educação, a evasão é caracterizada quando um aluno abandona o curso antes do final e não o conclui independente do motivo. No ensino a distância, a evasão é um desafio que deve ser encarado de perto pelo reitor da instituição de ensino superior.

A retenção de alunos caracteriza-se no conjunto de ações destinadas a manter os estudantes engajados com o curso desde o momento da matrícula até a conclusão. Ou seja, ações que otimizam o aspecto acadêmico e financeiro das IES.

Leia também: Como facilitar a captação de alunos e retenção ao longo da graduação

É importante entender que o público do ensino a distância possui um perfil, motivações e interesses diferentes do público do ensino presencial. Dessa maneira, para colocar a retenção de alunos em prática no EAD, é preciso entender o que esse público procura para atender suas expectativas e necessidades.

A seguir, acompanhe um breve resumo sobre as principais dimensões da evasão na EAD: acadêmica e financeira.

Dimensão acadêmica

O desempenho acadêmico do aluno pode ser um aspecto que incentiva a evasão do curso. Ou seja, fatores como notas baixas, realização de trabalhos e provas, presença e participação são indicativos do rendimento do aluno no curso.

Dimensão financeira

Essa é uma das dimensões mais relevantes para a modalidade de ensino a distância, uma vez que um dos principais diferenciais do EAD são os custos. No geral, o EAD é um curso mais barato quando comparado ao presencial, além de resultar na economia em materiais, matrícula, transporte etc. O importante é entender os aspectos financeiros que fazem o aluno abandonar o curso antes do final.

Compreenda o perfil dos seus alunos

O primeiro passo para colocar a retenção de alunos em prática no EAD é entender o perfil dos alunos que fazem e procuram os cursos. Para isso, o reitor deve identificar os desejos e motivações dos alunos.

Leia também: Motivação e aprendizagem – como professores universitários podem envolver os alunos

No geral, o público do ensino a distância está buscando aprender novas habilidades para realizar uma capacitação mais dinâmica, autônoma e principalmente financeiramente viável. O importante é garantir que as expectativas dos estudantes não sejam frustradas.

Ofereça uma plataforma tecnológica de qualidade

No ensino a distância, a plataforma de ensino é um aspecto fundamental. Mesmo com os avanços advindos da tecnologia, ainda é comum encontrar plataformas EAD que não são intuitivas, resultando em uma péssima experiência para os alunos.

Invista em uma plataforma que ofereça todas as funcionalidades necessárias para garantir o funcionamento do seu curso EAD e, com isso, melhore a retenção de alunos.

Construa um relacionamento próximo ao aluno

Outra ação muito efetiva quando o assunto é garantir a retenção de alunos é a elaboração de um relacionamento mais próximo com os alunos. Para isso, é fundamental oferecer uma interação eficiente com os professores e a instituição, suprindo a falta de um contato presencial.