planejamento de aula

5 passos para montar um planejamento de aula para ensino online

O planejamento de aula é um recurso indispensável para todos os professores. Se ele já era importante para o bom desempenho das atividades presenciais, com a popularização do ensino online tornou-se ainda mais relevante.

A pandemia do novo coronavírus fez com que as instituições de ensino e principalmente os professores se adaptassem à educação a distância.

Por isso, o planejamento de aula pensado para as atividades presenciais precisou passar por alterações para fazer sentido neste novo contexto.

O que é o planejamento de aula e para que serve?

O planejamento de aula é um documento no qual está registrado tudo o que se pretende fazer durante a aula.

Desde o tema inicial até o que se espera do aluno ao final das atividades, o planejamento de aula funciona como um roteiro que deve ser seguido para alcançar os objetivos traçados inicialmente.

Todos os professores precisam contar com um planejamento de aula e no ensino online há alguns pontos que se diferenciam do plano de aula para atividades presenciais.

O planejamento de aula eficiente está diretamente ligado à otimização do aprendizado dos estudantes, pois é por meio dele que os alunos conseguem compreender ou não o conteúdo apresentado.

Conheça as principais diferenças entre educação a distância e ensino remoto emergencial

Como montar um planejamento de aula eficiente?

Antes de falar do planejamento de aula, é preciso lembrar que segundo o censo do Ministério da Educação (MEC), o número de alunos matriculados em educação a distância no Brasil já ultrapassa a marca de 3,8 milhões.

Existem inúmeras maneiras de fazer um planejamento de aula eficiente. Separamos abaixo 5 tópicos que vão ajudar os professores nesta missão de elaborar um plano de aula visando as atividades virtuais.

• Identificação: o primeiro passo é definir quais são os objetivos e o tema da aula. Os objetivos podem buscar conhecimento dos alunos ou ajudar no desenvolvimento de habilidades e mudanças de comportamentos ou atitudes.

• Conteúdo: o que será apresentado aos alunos é muito importante. Mais do que a matéria em si com os conceitos, é preciso levar exemplos e informações que estejam próximos dos alunos para que eles consigam compreender melhor o tema.

• Metodologia: os formatos utilizados em aula, os recursos didáticos e a estratégia das aulas devem ser pensados para chamar a atenção dos alunos. Saber o que utilizar e como apresentar isso é um dos pontos mais importantes do planejamento de aula, ainda mais no ambiente virtual.

• Organização: a forma como a aula será organizada deve estar clara no planejamento de aula. O professor precisa saber como conduzir o tema e apresentar as informações de forma clara e coerente.

• Avaliação: o planejamento de aula precisa trazer a maneira como será avaliada a construção do conhecimento. O professor precisa identificar se o conteúdo foi absorvido. Em caso negativo, é necessário fazer um reforço.

Outro ponto de extrema importância e que precisa estar bem definido no planejamento de aula é a interação. Principalmente no ensino online, o professor precisa deixar claro onde ele espera que os alunos realizem seus comentários, para assim incentivar o engajamento dos estudantes.

Ferramentas que auxiliam o planejamento de aula

Existem diversas plataformas virtuais que ajudam os professores na elaboração do planejamento de aula, entre elas, o destaque está na biblioteca digital.

Criada para oferecer acesso a conteúdos de qualidade, a Minha Biblioteca, por exemplo, possui um rico acervo de obras digitais que pode ser acessado em qualquer hora e local.

Os livros digitais facilitam o trabalho dos professores na elaboração do planejamento de aula e na indicação de bibliografia aos estudantes, pois trazem informações relevantes, atualizadas e de fontes confiáveis.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca oferece diversos benefícios para alunos, professores e instituições de ensino. Intuitiva e de fácil navegação, a plataforma disponibiliza recursos como:

– Realce de cor no texto;

– Pesquisa por palavra-chave;

– Leitor em voz alta;

– Cartões de anotações.

Baixe agora nosso ebook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!