Conheça os pilares da educação

Conheça os pilares da educação no contexto do ensino superior

Um dos maiores desafios para o ensino superior é a difusão de maneira consistente e eficiente da comunicação e principalmente da informação para as novas gerações. Para conseguir cumprir essa função, a educação pode basear-se nos pilares da educação, criados e estudados por Jacques Lucien Jean, economista e político francês.

Nesse contexto, compete aos bibliotecários e profissionais da educação evidenciar as ações que estimulam a busca pela informação em uma realidade na qual as pessoas são bombardeadas de conteúdo diariamente.

Quer conhecer os pilares da educação e saber como implementá-los em sua instituição de ensino superior? Continue acompanhando este post!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Quais são os pilares da educação?

Para nortear as ações e projetos das instituições de ensino superior, é possível basear-se nos conceitos criados pelo economista francês: aprender a conhecer (obter meios para compreensão); aprender a fazer (para atuar no meio em que convive); aprender a viver juntos (adquirir habilidades para trabalhar e efetuar atividades em conjunto com outras pessoas) e, o principal, aprender a ser (pilar que incorpora todos os outros).

Iremos falar um pouco mais sobre cada um deles a seguir:

Aprender a conhecer

Aprender a conhecer vai muito além da aquisição de um conjunto de conhecimentos codificados e decorados. O conceito está relacionado ao domínio completo das próprias ferramentas do conhecimento.

Para isso, é fundamental investir no ensinamento do aprendizado, ou seja, otimizar as capacidades de foco, memorização e dissertação dos alunos, sendo a prática da memória uma excelente alternativa para evitar a submersão pela enorme quantidade de informação difundida.

Vale ressaltar a importância de se combinar os métodos dedutivo e indutivo, que são considerados por muitos como antagônicos.

Aprender a fazer

Aprender a fazer não deve limitar-se a um conjunto de ações estreitamente relacionadas à formação profissional dos alunos. É preciso otimizar qualidades como: a capacidade de comunicar-se com clareza, o trabalho em conjunto com outras pessoas, além de conseguir lidar facilmente com os conflitos do dia a dia moderno.

Leia também: Habilidades do século 21 – entenda as competências socioemocionais dos universitários

Aprender a conviver

Com a submersão nas tecnologias que fazem parte do cotidiano de praticamente todas as pessoas, a aprendizagem relacionada ao convívio torna-se imprescindível. Esse é um pilar que deve ser construído desde o ensino fundamental, para evitar possíveis conflitos que podem evoluir negativamente na vida adulta. Entretanto, as instituições de ensino superior devem encontrar meios para otimizar a habilidade dos alunos em socializar-se com diferentes grupos.

É possível elaborar projetos inclusivos sobre a história das diversas religiões presentes no Brasil, por exemplo.

Aprender a ser

ensino superior deve capacitar não só para o mundo corporativo, mas também para o completo desenvolvimento do indivíduo, abordando aspectos como a responsabilidade pessoal de cada um na sociedade, sensibilidade perante as pessoas à sua volta, entre outros fatores fundamentais para um bom convívio em sociedade.

Por meio de leituras e debates é possível estimular o pensamento crítico de cada estudante, mas sem esquecer a necessidade de autonomia.

Como a Minha Biblioteca pode ajudar a aprimorar a educação no ensino superior?

Agora mais do que nunca, o ensino superior tem uma função imprescindível para a liberdade de pensamento e capacidade de discernimento. Para isso, é fundamental que educadores e alunos estejam capacitados adequadamente.

Por meio da plataforma inteiramente digital da Minha Biblioteca, as instituições de ensino podem disponibilizar o acesso rápido e fácil a uma infinidade de títulos acadêmicos das principais áreas de conhecimento, como jurídica, ciências sociais aplicadas, saúde e muitas outras.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a nossa plataforma digital de livros e como podemos ajudar a revolucionar a educação da sua instituição de ensino!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.