Livros digitais no ensino superior

Livros digitais: como eles otimizam a aprendizagem no ensino superior

Uma formação acadêmica adequada requer uma rica fundamentação teórica, baseada na leitura de obras técnicas e científicas. Neste sentido, os livros digitais são uma ótima ferramenta para a aprendizagem.

Isso porque as obras estão no ambiente virtual tão comum para os jovens atuais. E, ao mesmo tempo, fornecem o conhecimento de livros físicos. Então, incentivar a leitura de livros digitais é uma ótima forma de melhorar o aprendizado.

Ler tambémEntenda por que uma biblioteca digital ajuda na qualidade do ensino

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

De que forma os livros digitais impactam na qualidade do ensino?

Imagine que um aluno universitário precisar ler uma série de livros específicos para sua área de formação durante o ano. Porém, as obras têm um alto custo ou o material em bibliotecas físicas está alugado.

Agora, pense nesse mesmo aluno com um grande acervo livros digitais ao alcance de um clique e disponível em qualquer lugar ou horário. Certamente, aqueles com acesso rápido e fácil têm mais chances de adquirirem o conhecimento necessário, concorda?

Somente por aí, já dá para entender a importância de oferecer esse tipo de ambiente para a aprendizagem. Inclusive, a disponibilidade de acervos digitais é um dos diferenciais mais procurados pelos estudantes atuais. Uma vez que eles têm familiaridade com o ambiente virtual e buscam praticidade.

Portanto, disponibilizar uma biblioteca online com livros digitais pode ser importante para manter o aluno na instituição de ensino e evitar a evasão.

Como os professores podem estimular a aprendizagem por meio dos livros digitais?

Há diversas maneiras de os professores universitários incentivarem o aprendizado de seus alunos. Tanto dentro de sala de aula como também fora dela por meio dos livros digitais. Entre as formas de estimular a aprendizagem, estão:

• Unir as leituras físicas com as pesquisas online

Em sala, o professor pode usar conteúdos de leitura físicos e revezar com a pesquisa em plataformas de livros digitais em tempo real. Por exemplo, quando abordar determinado tema, solicite que os alunos encontrem obras que podem contribuir com o conhecimento naquele momento.

Ler tambémBiblioteca Virtual auxilia em pesquisas acadêmicas

• Ensinar a assimilar conteúdos

São vários os fatores que influenciam na fixação dos conteúdos. Entre eles, estão técnicas que podem ser utilizadas durante a leitura para uma melhor assimilação.

Nesse sentido, o professor pode se beneficiar de funcionalidades de uma plataforma digital de livros. Por exemplo: grifar ou destacar partes de uma obra para que os estudantes aprendam a ter mais facilidade na hora dos estudos.

• Recomendar livros digitais também!

A simples recomendação de livros digitais para pesquisas ou estudos já é uma ferramenta de otimização de aprendizagem. Isso porque, como se sabe, os jovens estão cada vez mais conectados e passam uma grande parte do tempo na internet.

Então, vale a pena “unir o útil ao agradável”. Ou seja, se os estudos puderem ser realizados em um ambiente familiar, aumenta a probabilidade dos estudantes ficarem mais entusiasmados pela leitura. Isso, consequentemente, contribui para melhorar o conhecimento.

Ler também: Os livros e as tecnologias digitais: como incentivar a leitura na Era Digital?

• Contar com uma plataforma digital de livros

Plataforma online de livros, a Minha Biblioteca conta com um acervo de mais de 8 mil obras técnicas e científicas, que são voltadas para todas as áreas de formação.

Dispor de uma ferramenta como essa otimiza a aprendizagem em sala de aula e também fora dela. O que garante que os alunos estão bem amparados teoricamente e de que a instituição e seus profissionais estão fazendo o seu papel para disseminar o conhecimento.

Por meio da biblioteca online, todos os estudantes contam com acesso rápido, fácil e simultâneo de livros, a partir de qualquer dispositivo conectado com a internet. Isso evita as filas de espera e também facilita a discussão de obras durante as aulas, por exemplo. Tudo para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Quer testar a Minha Biblioteca e conhecer todas as suas funcionalidades? Entre em contato e solicite um trial!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!