Motivação para professores

Como aumentar a motivação para professores do ensino superior

Como trabalhar e aumentar a motivação para professores é uma das principais preocupações dos gestores e responsáveis pelas instituições de ensino superior no Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que, no país, havia quase 350 mil professores no ensino superior em 2017. Mas este contingente enfrenta diversos desafios no dia a dia.

Desde a falta de estrutura básica nas salas de aula até o pouco incentivo à capacitação e formação contínua. Por isso, é necessário que os reitores tomem ações para elevar a motivação para professores.

Afinal, ensinar não é apenas o ato de ir para a sala de aula e transmitir o conhecimento. É preciso bastante dedicação e esforço para seguir esta carreira. No entanto, muitas vezes, o docente não é reconhecido como merece. E não há uma motivação para professores da maneira como deve ser feito.

Leia também: Como instituições de ensino, professores e alunos podem se beneficiar com a transformação digital

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Como elevar a motivação para professores na sua instituição de ensino

Para ajudar os reitores e gestores neste desafio constante, listamos 7 dicas valiosas para colocar em prática na sua instituição de ensino o quanto antes. Confira abaixo:

1) Estrutura na sala de aula

O professor precisa ensinar em um ambiente agradável, com espaço confortável. Se há algum problema estrutural, o foco do professor pode se perder. Por isso, é necessário investir em manutenção e conservação das instalações.

Isso, inclusive, proporciona boas condições para os alunos, ajudando a reter os estudantes na sua instituição de ensino.

2) Tecnologia

O mundo está em processo de transformação digital. O que impacta a educação e o modelo de ensino-aprendizagem também. Para manter a motivação para professores, é preciso investir em tecnologia.

Atualmente, o celular já é um aliado em sala de aula e proporcionar um bom sinal de internet com wi-fi livre é um dos caminhos para facilitar o trabalho do professor.

Oferecer o suporte técnico básico, como recursos audiovisuais, é o mínimo esperado de uma instituição. Com essa estrutura, é possível apresentar um conteúdo interativo aos alunos, despertando interesse dos estudantes.

3) Transparência na gestão

Todas as pessoas buscam trabalhar em um lugar com boa atmosfera. Por isso, o diálogo entre administração e corpo docente é fundamental para que a motivação para professores siga em alta.

A conversa franca e aberta sobre possibilidades e eventuais erros é o melhor caminho para todos. Estabelecer metas e prazos de entregas ajuda a alinhar expectativas tanto da instituição quanto dos docentes.

O feedback sobre as atividades realizadas também é uma ferramenta importante no desenvolvimento da relação entre administração e professores. Essa gestão próxima ajuda a aumentar o empenho dos docentes em oferecer o melhor ensino para os alunos, além de desenvolver novos eventos, feiras e atividades.

4) Capacitação

A revolução digital e o progresso tecnológico são os verdadeiros desafios da educação moderna. Estas inovações pedem um constante aperfeiçoamento do professor no ensino superior.

Atualmente, todos têm acesso à informação em tempo real na palma da mão. Este processo faz com que os alunos cheguem à sala de aula com perguntas mais profundas e difíceis de serem respondidas.

Por esta razão, é extremamente importante incentivar a capacitação profissional e a formação contínua dos docentes. O que ajuda a manter a motivação para professores.

Neste cenário, cabe à instituição de ensino promover cursos, eventos e palestras de aperfeiçoamento profissional. Também vale a pena fazer parcerias com outras instituições que possam colaborar com a qualificação do professor.